Valores e Virtudes na Filosofia

                                                       

Desde seu nascimento, mesmo sem reconhecimento, a filosofia foi crucial para a evolução e revolução da sociedade em contextos sociais, culturais, econômicos e religiosos. Um exemplo que descreve esses relatos foi o período iluminista, marcado por grandes idealizadores como Jean Jacques Rousseau, que pregou a universalização do estudo, escola para todos e um mundo sem desigualdade social.

A filosofia tem a capacidade de nos parar em meio ao caos em que vivemos, para refletir sobre nossas atitudes e sociedade, e nos propor melhoras e agregar valores e virtudes para nossas vidas. Ela nos torna melhores cidadãos, abre nossos olhos para o horizonte para visualizar algo que passa discretamente por nós, estimula nosso senso crítico e inteligência, nos faz ver uma circunstância por perspectiva para que entendamos e resolvamos um problema de uma forma sabia e democrática.

Os filósofos têm a incumbência de analisar e entender a sociedade em amplo e vasto conhecimento, e expressar de uma maneira simples o que nós, cidadãos devemos saber, com tudo, eles vão além, e conseguem transformar o simples em inspiração e motivação para continuar as batalhas de cada dia. Transformando-nos entre a razão, compaixão, graça, sabedoria, paz. Encaminha-nos a luz do verdadeiro conhecimento e nos beneficiando.

A filosofia verdadeira é como "Mastercard" não tem preço, ela é como Aristóteles que escolheu não se corromper com a sociedade perdida a sua volta, pelo contrário, procurou trazer luz aos homens, e mesmo depois de tanto tempo, seu legado ainda é levado de geração em geração.











Douglas Passos 
Aluno do 3 ano do Ensino Médio da
Escola Nossa Senhora da Penha e
Estudante do curso de Edificações
pelo Instituto Federal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário