Dúvidas


Tem Alguma Dúvida? Esta seção é dedicada para perguntar e responder à vontade. Pergunte, responda!

24 comentários:

  1. Boa noite, você conseguiu ver o nosso trabalho, o Cd abriu no seu computador?
    Bárbara e lúcia 2ºN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meninas, tudo bem?
      Não consegui visualizar, não aparece nada gravado, entreguei para seu namorado Lúcia, ele disse que vai rever e gravar de novo e na terça me entrega. Abraços

      Excluir
  2. Professor , não estou conseguindo achar os argumentos dos religiosos, cientistas sobre a ciência o que eu faço ?

    Caio 1ºK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise no seu livro de Filosofia, tem muitas ideias sobre esse tema. Pode pesquisar a posição de grupos religiosos em relação a algumas descobertas científicas, temas polêmicos como aborto, clonagem, inseminação artificial, eutanásia, células tronco, dentre outros temas que envolve procedimento ético e científico.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode postar, esse é o espaço. Abração!!!!

      Excluir
    2. Marina Trindade Moura, 1°M!

      Excluir
  3. Ah sim agora entendi, muito obrigada por tirar a dúvida !
    Abraço(:

    ResponderExcluir
  4. Professor estou com um pouco de dificuldade em entender sobre o que conhecimento científico, as características, e etc. Pois é um tema muito complexo, será que isso irá ser explicado em sala de aula?!
    Marina Trindade, 1°M!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conexão Filosofia07 junho, 2012 12:23

      Sim, me lembre durante a aula que abordaremos o assunto, com o debate isso irá ser esclarecido.

      Excluir
    2. Conexão Filosofia07 junho, 2012 12:44

      O conhecimento científico é rigoroso, sistemático, trabalha com objetividade, análise de dados, experimentos, é um conhecimento racional, que visa a busca de respostas e de novas tecnologias que permita uma melhor comodidade da vida humana. A ciência possui um método, que é o caminho pelo qual os cientistas utilizam para chegar aos seus objetivos. A ciência ocorre através da discussão, das questões que se refere a vida humana. Prof Flavio

      Excluir
  5. Professor será que o senhor podia passar teu email, como o combinado de hoje?!
    Marina Trindade Moura, 1°M!

    ResponderExcluir
  6. Leticia Fiorentino02 Junho, 2012 00:11
    Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intúito de buscar uma solução para “o problema”. E é exatamente ai que entra o senso comum , as pessoas acham que política é chato , e deixam de dar importância a o assunto que mais faz parte de seu cotidiano , a importância do povo se interessar pela vida política é fundamental para o crescimento do nosso pais , principalmente para o jovem , que também tem papel fundamental na criação de uma sociedade melhor e mais justa ! Afinal temos que nos importar e cuidar de uma sociedade que nosso filho vai viver e crescer .
    Leticia Fiorentino n °25 3°J

    Responder

    Leticia Fiorentino02 Junho, 2012 00:18
    Concordo com a Leticia Cordeiro e o Iago Martins , Política hoje em dia serve para ganhar dinheiro fácil ,é somente prometer , enganar , iludir , e ROUBAR o povo ! que não reage pois é acomodado demais , quando isso irá mudar ? Quando vamos reivindicar nossos direitos ?

    Leticia Fiorentino n °25 3°J

    Professor acredito que o trabalho não foi reconhecido pelo senhor pelo fato de eu ter colado o numero ERRADO do chamada , o meu numero é 27 3°J LETICIA FIORENTINO DE CARVALHO , Grata

    ResponderExcluir
  7. Conexão Filosofia15 junho, 2012 10:43

    Leticia Fiorentino,esse foi o erro então o número, sua nota estava no número 25 do 3J, acabei de arrumar, a nota ficou em 7,5. Boa semana. Prof Flavio!

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Anderson Portugal, 3° H Noite do NSP.

    Gostaria de propor um debate, caso seja conveniente a todos participar sabiamente:

    O que você acham da religião? O que a religião significa para a sociedade e o que ela significa pessoalmente à você?

    Estou participando desta também, aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente sugestão, podemos desenvolver isso!

      Excluir
  9. Prof tem problema de no trabalho ter bibliografias do yahoo respostas?

    ResponderExcluir
  10. CONEXÃO FILOSOFIA01 setembro, 2013 13:37

    Busque outras fontes mais seguras.

    ResponderExcluir
  11. Galera, a apresentação do trabalho será em grupo, não precisa ser necessariamente um seminário, usem a criatividade e busquem desenvolver o tema permitindo a interação da sala. A parte teórica segue como de costume as normas da ABNT. Ela está disponível em nosso blog, qualquer dúvida apenas enviar pelo nosso blog, redes sociais do blog ou na escola. Abração a todos e bom estudo.

    ResponderExcluir
  12. Professor, fiz um breve resumo sobre a opinião de Jhon Locke e Karl Marx para o trabalho do debate. Estou achando meu trabalho muito pobre em relação ao conteúdo, pois me disseram que é só para falar sobre a opinião dos dois pensadores. Queria saber se o Sr. ou alguém para ajudar em meu trabalho. Pelo que li nos sites eu entendi isso;

    Karl Marx foi o primeiro estudioso a falar sobre a desigualdade social, a visão dele era mais economista do que sociólogo Para Karl Marx a desigualdade social surgiu no momento em que ouve a divisão social do trabalho, por isso a sociedade se divide a aqueles que possuem bens e aqueles que não possuem. A desigualdade existe por causa da acumulação de bens, e o caminho em que cada cidade segue. A desigualdade está presente por causa por causa do modo de produção capitalista que não é justo, não é igual. Isso faz com que a desigualdade se prolifere. Esse sistema injusto, onde a exploração de trabalho, a produção que só pensa em lucro através querendo aumentar seu capital, nos ajuda a entender um pouco por que essa desigualdade se estabelece.
    Karl Marx acredita que a pessoa pode fazer suas próprias escolhas pelas condições econômicas. O sujeito pode fracassar ou conseguir seu objetivo de capital desejado com seu próprio esforço, mas com o sistema socialista influencia muito ao rumo das pessoas, sendo assim exploradas, sem acesso ao estudo e vivendo na miséria.
    A pergunta é; será que existe alguma forma de acabar com a desigualdade social? O estado pode diminuir essa desigualdade social por meio da política. Trazer educação, cultura, lazer, saúde e uma boa moradia. Para isso o estado tem que cumprir o seu papel adequadamente, impostos que o cidadão paga tem que voltar para eles de forma digna e justa.


    Jhon Locke

    Locke queria uma sociedade política baseada em um pacto entre homens livres e iguais, todos tem o direito da vida, liberdade e propriedade. Por isso a função do estado é fazer com que a vida, a liberdade e a propriedade de cada um sejam respeitadas. Dessa forma, a burguesia que estava em seu auge entre os séculos XVII E XVIII, encontrou nessa teoria uma das bases para a legitimação de seu poder.
    Cada ser humano é responsável pelo seu fracasso ou sucesso, o outro não tem a culpa do seu presente, ou futuro. Todos tem o livre arbítrio, e todos nós podemos simplesmente fazer nossas decisões de ser bem sucedido em nossas vidas ou não, somos livres para lucrar, pois todos os homens são livres e iguais. O pobre não pode culpar ninguém por sua pobreza, pois ele é o culpado por não ter se dedicado a trabalhar ou estudar.


    Não estou achando muita coisa sobre o Locke. Se alguém puder me indicar algum site eu agradeço.

    Obrigado e Boa noite!

    Gustavo Marins do Nascimento 1º F




    ResponderExcluir
  13. CONEXÃO FILOSOFIA28 outubro, 2013 16:43

    Olá Gustavo, tudo bem?
    O que você postou no blog está muito bom, sintetiza bem as ideias de Locke. Vou te encaminhar um arquivo com as principais ideias de Locke, pode ajudar. Não precisa citar apenas Locke e Marx, pode colocar outros autores e argumentos que te ajude a debater. Qualquer dúvida conte comigo. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado professor! Ajudou bastante. Abraço ;D

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, pois já pesquisei muito e preciso da informação para um trabalho. O que preciso é da passagem original de Assim Falava Zaratustra de Nietzsche que se refere a citação do professor Clóvis de Barros que diz: "Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir."
    Preciso muito do original e em todo lugar que procuro só encontro esta passagem nas palavras do professor Clóvis.

    Obrigado.

    Júnior

    ResponderExcluir
  16. Professor(a),

    Boa noite,

    Poderia me dar uma dica de como elaborar uma pergunta relacionando as teoria/ideias de Descartes com situações e/ou casos do cotidiano?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Professor Bom dia,

    Gostaria de tirar uma dúvida, na segunda parte do julgamento de Sócrates, ele questiona Meleto sobre o fato de corrupção á juventude, Meleto então rebate as opiniões embaraçosamente. E logo em seguida ele propõe a pena de morte, então poderiamos dizer que o fato da incompreensão dos pensamentos de Sócrates o fez ser sentenciado á isto?

    Rafael Jarbas 3°H

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Jesse, namorado da stefany do 2°s, através dela fiquei sabendo desta página, saindo um pouco do tema filosofia e entrando na crise em que vivemos gostaria de saber sua opinião sobre a minha linha de raciocínio.
    Lula deu um "golpe" no Brasil em 2003 junto com José Dirceu, maior aliado deles era Othon Luiz, ex presidente da Eletrobras , considerado um dos maiores cientistas do Brasil e conhecido mundialmente pelo seus feitos e conquistas, e também ex engenheiro elétrico nuclear do exército brasileiro. Foi preso semana passada, ele tinha um reator inativo que custava 10 milhões por mês de manutenção e quem pagava isso o Brasil, Lula colocou ele na presidência da rede elétrica, depois ele colocou o filho a frente de suas ações. Para sair fora do esquema e se esconder colocou um boneca para ele comandar chamada de Dilma Rousseff. Agora a mídia não tem poder publicar notícias verdadeira e secretas por forças maiores o ocorrer represália, o mundo pode voltar a época antes de Tranquedo neves quem sabe "a cura" para corrupção, onde quem comandava era o exército, ele não podem jogar na mídia que um presidente roubou seu país e ficou de cara limpa, imagina na visão dos outros países e pior ainda com a economia super afetada. Pode haver diplomacia muito complexa por trás de tudo isso, o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo, que país não quer se apoderar disso por debaixo dos panos? Corrupção pode ser comparada a falta de educação?
    Essa foi meu raciocínio, gostaria de saber o que acha e se concorda ou não.

    ResponderExcluir