FÓRUM 1 ANO 3 BIMESTRE 2015

Seja bem vindo as discussões do fórum!

ORIENTAÇÕES E REGRAS
Não esqueça a sua identificação com seu nome, número e série.
Fique atento com as datas e prazos para postagem.
Não deixe de interagir e comentar as respostas dos demais colegas.
Só será validado nota para o aluno que participou do fórum no mínimo três vezes, ou seja, uma postagem não gera nota, pois não houve participação e interação com os colegas.
Plagio será atribuído zero como nota.
Citar a fonte quando se basear no pensamento de outros.
Verificar após o envio o recado que sua mensagem foi postada e olhar se seu pensamento está junto com os outros, salve antes de postar.
Bom trabalho a todos!

Data de Início: 30/08/2015
Data de Encerramento: 16/09/2015










Qual seria, então, a utilidade da Filosofia? Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão as ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se der a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para sermos conscientes de nós mesmos e de nossas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes” (CHAUI, 2011, p.26)

Analisando a afirmação acima, nossas experiências e estudos, vamos refletir e discutir entre os colegas. Qual seria a utilidade da filosofia para a nossa vida? Como a filosofia pode nos ajudar no conhecimento de si e dos outros? O que é a Filosofia? Faça comentários dos vídeos acima. Bom estudo e boas discussões!


17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ANA PAULA ORTIZ CREMONINI N: 48 1°O NOITE

    Vou começar dando o significado da Filosofia, Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

    A Filosofia também estuda o humor, Aristóteles escreveu vários livros que falavam sobre o humor,
    Todo Filosofo é considerado, um pensador sábio

    ResponderExcluir
  3. ANA PAULA ORTIZ CREMONINI N: 48 1°O NOITE COMENTARIO 02


    Existe Filosofia que lida com indagações, com questões de estética, discute gostos.

    A Filosofia sempre acredita que tem algo mais além, sempre existe mais um pouco, não é delírio é a capacidade de pensar, no fundo ela não é uma ciência, ela trabalha com arte estética, é a mãe da ciência, reflete tudo consigo mesmo.

    A diferença fundamental, é que alguns, são conscientes, de que é impossível não ter uma visão do mundo, e estudam mais profundo assuntos, todos nós somos obrigados a desenvolver, ainda que intuitivamente necessitamos da Filosofia, é impossível fugir da reflexão, O nosso mundo é governado por ideias.
    As pessoas querem algo que seja referencia, que seja mais aceito na sociedade, Filosofar nos permite conhecer, o nosso próprio sistema de valores, quanto mais estudamos mais pensamos, adquirimos mais capacidade critica, passamos a rejeitar conscientemente aquilo que não pe aconselhável. Isso significa que a filosofia nos dará mais defesa contra as manipulações .

    ResponderExcluir
  4. ANA PAULA ORTIZ CREMONINI N: 48 1°O NOITE COMENTARIO 03


    Uma coisa interessante na Filosofia é que ela nos leva a fazer perguntas que nos nunca se perguntamos, as respostas acabam sendo mais difíceis, tem que ser mais elaboradas.

    A Filosofia, nos serve para lembrar das coisas, em que mais devemos nos preocupar.

    A Filosofia é muito importante sim, no nosso dia-dia em tudo, quanto mais estudarmos e pensarmos, teremos mais criticas, e ideias para apresentar.

    ResponderExcluir
  5. MAYARA BONFIM DOS SANTOS N 27 1°O NOITE

    filosofia também é humor... Aristóteles escreveu livros de filosofia que falavam sobre humor, a filosofia também estuda o humor

    Filósofo pensador sábio
    Filosofia amigo da sabedoria grego
    Existe filosofia que lida com a indagações com questões de estética
    , discute gostos.

    ResponderExcluir
  6. MAYARA BONFIM DOS SANTOS N 27 1°O Noite

    A diferença fundamental é que alguns são conscientes de que é impossível não ter uma visão do mundo e estudam mais profundo assuntos...
    Todos são obrigados a desenvolver ainda que intuitivamente
    Necessitamos da filosofia é impossível fugir da reflexão
    O nosso mundo é governado por idéias
    As pessoas querem algo que seja referência, que seja mais aceito na sociedade,
    Filosofar nos permite que conhecemos o nosso próprio sistema de valores
    Quando estudamos mais pensamos mais, adquirimos mais capacidade crítica passamos a rejeitar conscientemente aquilo que não é aconselhável
    Isso significa que a filosofia nos dará mais defesa contras as manipulações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia foi criada para ajudar a vida e o trabalho da população .

      Raphael Gonacalves Tavera 2Q n•37

      Excluir
  7. MAYARA BONFIM DOS SANTOS N 27 1°O noite

    A filosofia sempre acredita que tem algo mais além. .. existe mais um pouco não é delírio é a capacidade de pensar... no fundo não é uma ciência, trabalha com arte estética é a mãe da ciência
    A política reflete tudo consigo mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Beatriz Dos Santos da Silva Nº47 1ºO noite

    Com a filosofia a humanidade evolui, através das ciências.
    A filosofia ensina a pensar, a questionar, a usar a lógica, a ser livre, conhecer, saber entre outras coisas. Filosofar é exercer a liberdade de pensar sem dogmas ou preconceitos. A filosofia nos ajuda a descobrir coisas, saber mais, conhecer mais sobre o que aprendemos e pensar em nosso futuro como vai ser e o que acontecera,
    O mundo seria bem melhor se todos fossem capazes disso, mas a preguiça mental impede e eles preferem professar uma religião ao filosofar.

    Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão.
    Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.

    ResponderExcluir
  9. a país esta da maneira que está por causa do que acontece no video
    as pessoas hj em dia se interessam mais pelo partido do que pelo candidato, e também muitas votam apenas por votar
    e nem se lembram em quem voltaram 1 ou 2 anos depois
    Gabriel Monteiro 2ªO numero :43

    ResponderExcluir
  10. Que a evolução é um grande avanço não tem como negar, mas hj em dia tem muitas pessoas que acabam fissuradas na internet, e acabam parando de socializar com as pessoas, até as mais proximas como a própria familia e isso vem sendo cada vez mais comum entre as familias
    Gabriel Monteiro 2ªO numero:43

    ResponderExcluir
  11. A FILOSOFIA evoluiu muito, e hj em dia nos ajuda muito quanto na escola quanto para grandes pensadores de hoje em dia
    Gabriel Monteiro 2ªO noite Numero 43

    ResponderExcluir
  12. a indústria cultural nada mais é do que as propagandas que aparecem e jornais , revistas e etc.... o ruim da Industrai cultural é a influência que elas passam a população. A tecnologia, foi criada para facilitar a vida e o trabalho da população . O ruim da tecnologia é a Infustria comercial



    Raphael Gonacalves Tavera 2Q n• 37

    ResponderExcluir
  13. Danilo Cavalcante Dutra N° 36 Turma 1 ano N NOITE.
    Então pergunta-se qual a importância da filosofia em nossas vidas?
    Na verdade a filosofia é a base e essência de todos os conhecimentos,pois sem a filosofia o homem aceitaria as perguntas e respostas como elas são,pra começarmos a entender a filosofia temos que abrir mão do nosso saber e ao mesmo tempo reaproveitar o que já sabemos só que temos que entender que o conhecimento que eu tenho sobre umassunto nem sempre vai ser a verdade absoluta é a filosofia que nos leva a questionar as coisas.

    ResponderExcluir
  14. A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA EM NOSSAS VIDAS.
    A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana.
    Uma das principais diferença do homem aos demais animais é a sua capacidade cognitiva de obter reconhecimento, repassar conhecimento, e questionar sobre o conhecimento,e isso faz com que todo o mundo em nossa volta esteja repleto de duvidas.

    ResponderExcluir