FÓRUM 2 ANO 3 BIMESTRE 2015

Seja bem vindo as discussões do fórum!

ORIENTAÇÕES E REGRAS
Não esqueça a sua identificação com seu nome, número e série.
Fique atento com as datas e prazos para postagem.
Não deixe de interagir e comentar as respostas dos demais colegas.
Só será validado nota para o aluno que participou do fórum no mínimo três vezes, ou seja, uma postagem não gera nota, pois não houve participação e interação com os colegas.
Plagio será atribuído zero como nota.
Citar a fonte quando se basear no pensamento de outros.
Verificar após o envio o recado que sua mensagem foi postada e olhar se seu pensamento está junto com os outros, salve antes de postar.
Bom trabalho a todos!

Data de Início: 30/08/2015
Data de Encerramento: 16/09/2015





“Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humano, a autonomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação das massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização. Assim, o progresso ameaça anular o que se supõe ser o seu próprio objetivo: a ideia de homem”. (HORKHEIMER Max. Eclipse da razão.Trad. de Sebastião Uchôa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976. p. 6.)
Os filósofos Adorno e Horkheimer fazem uma crítica à massificação e a alienação da sociedade do consumo e ao avanço da tecnologia e do conhecimento técnico que acaba desumanizando os indivíduos. Vamos discutir nesse fórum sobre:
O que é a indústria cultural? Como ela tem afetado nossa vida?
Quais os malefícios que a tecnologia tem causado as pessoas? Ela está ao nosso serviço ou somos escravos dela? 
Essa tecnologia e tecnicidade não estão fazendo o ser humano se acomodar e perder a criatividade? Já que a máquina e o computador fazem por ele, abrindo mão dele pensar? O que você pensa a respeito disso? 
Faça críticas ao pensamento dos filósofos citados.
Mãos a Obra!

212 comentários:

  1. Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração. Essas indústrias culturais vão afetar na sua personalidade, pois ela que vai dizer o que esta bom para você vestir, as tendências de modas, o carro que esta bom para comprar, as musicas que você viu ouvir. A tecnologia tem causado vício nas pessoas. Nos seres humanos estamos nos tornando escravos da tecnologia, por ela dar tudo de mão beijada para nós. Sim, a tecnologia está fazendo o ser humano perder a criatividade, pois tudo que eles querem, eles pesquisam na Internet, e com isso copiam da mesma para sua vida. Os eletrônicos, tudo que envolve tecnologia está fazendo o ser humano deixar de pensar sim, pois tudo que queremos hoje na vida tem uma resposta na Internet, e as pessoas acabam deixar de pensar por isso.. Na minha opinião, eu acho que o ser humano com essa tecnologia toda esta perdendo coisas importantes da vida, a qual deveriam dar mais valor.

    Barbara Beletable, 2°S, número 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com o que foi escrito, mas, acho que foi uma visão um tanto drástica da situação. Sim, a maioria das pessoas são manipuladas facilmente pelos meios de comunicação e estão sempre beirando o consumismo por isso, mas por outro lado nós nascemos e vivemos na era da tecnologia e é sim difícil abrir mão de tudo que "temos de mão beijada". A cada segundo que passa tem algo novo que pode ser usado ao nosso favor, principalmente se for na nossa área de interesse. Anos atrás nós não tínhamos conhecimento nem de metade das coisas que de certa forma possuímos hoje, os avanços foram tremendos e toda a informação que temos hoje nos ajuda continuamente a ter ainda mais informação. Ter a informação a nossa mão não é algo ruim, não nos faz parar de pensar, muito pelo contrário, nos faz querer saber ainda mais. O real problema é quando essa informação é visada ao consumo de forma capitalista (que é o caso atual).

      Wendy Lin, 2P, número 37.

      Excluir
    2. A falta de estudo,a falta de investimento em educação isso acarreta em uma grande maioria alienado,e em uma hipocrizia sem controle,o governo por exemplo ... não investe como deveria em educação,isso acarreta em mais pessoas sem interesse pelo futuro do pais,acarreta em mais pessoas jogando seu voto no lixo,olhemos a situação de nosso pais,problemas economicos,imagine-se precisar de papel higienico em uma escola e não ter,imagine a situação de não ter um mizero copo pra beber agua ? Pois é nem agua não temos tambem,por conta da alienação por conta de o seu humano ter se acomodado a deixar com que a midia colocasse a ultima palavra,estamos vivendo em um pais com mais pessoas sem pensamentos proprios ou conclusões proprias ... tudo alvo da midia capitalista que só ve o lucro e não o beneficio dos demais ... FALTA BOM SENSO !

      Guilherme Augusto 2R N°14 (FROZEN)

      Excluir
    3. Com outras palavras, indústria cultural é uma criação de cultura, para que as pessoas acabem comprando mais e mais, não emporta o que.
      Em relação aos celulares, não interessa se o que mudou entre um modelo e outro é a cor ( rosa tipicamente ) e um aumento de 700 reais, os consumidores vão comprar. Em relação à música, não temos opções, são todas iguais, a mídia de uma forma implícita criou um estilo para as músicas, e o que é diferente acaba não dando muito certo. E item inúmeros exemplos. Tanto quanto livros, televisão, gás, cinema, etc.
      Na minha opinião indústria cultural tem TUDO a ver com globalização, pois envolve essa era de compras exageradas e desnecessárias, mídia influenciando em praticamente tudo e todos.

      Lorena marsola - N 27 2 N

      Excluir
    4. Concordo plenamente com Barbara, pois com a tecnologia as pessoas estão deixando de ter pontos críticas seja ele positivo ou negativo perante a cultura vista como cinema que da opção de assistir com óculos 3D ou exposições que coloca em alguns satis onde as pessoas acabam vendo e se acomodando assim perdendo a oportunidade de prestigear obras-primas ao vivo
      No caso do exemplo de filme em 3D o que prevalece é o consumismo dentro da indústria cultural.
      Guilherme Rodrigues,2°N,número 14

      Excluir
    5. (????????) A tecnologia ajuda a vida das pessoas, o que faz as pessoas perderem o sendo crítico é a alienação causada pela mídia do consumo. As exposições que são colocadas em sites na verdade é só para mais pessoas terem acesso, porque normalmente essas obras tem um custo e as exposições normalmente não são gratuitas. É questão de acesso, não de capital.
      Wendy Lin, 2P, numero 37.

      Excluir
  2. Industria cultural são chamadas as empresas e instituições que tem como objetivo produzir produtos, artigos e etc que visão fazer as pessoas consumir mais e mais. A tecnologia traz com sigo diversas facilidades, causando em diversas pessoas perda de criatividade e aumento preguiça, pois tem tudo de forma rápida e prática. Apesar de tudo penso que, a tecnologia traz facilidades positivas e evolutivas, pois se houver dedicação por parte das pessoas que usam a tecnologia é possível adquirir conhecimento e si melhorar. Utilizando os meios de comunicação para repassar o conhecimento, criar novas tecnologias, novas teorias e etc.

    Pedro H. M. da Silva, 2°O, N°26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você não acha que com essa tecnologia avançada, as pessoas estão deixando de comunica-las entre si, para ficar no celular, computador que seja, eu percebo que hoje em dia muitas pessoas estão "viciadas", toda hora, todo minuto estão ali, perdem até noites de sono para ficar no celular, você acha que isso é um benefício ?
      Bruna De Oliveira nº05 2ºO

      Excluir
    2. Não, isto continua sendo um maleficio, porem eu mencionei repassar o conhecimento e não simplesmente conversar pelo celular. As pessoas estão sim deixando de se comunicar pessoalmente e passando a se comunicar virtualmente, acho que isso será um vicio ainda maior com o passar do tempo.

      Pedro H. M. da Silva, 2°O, N°26

      Excluir
    3. No caso do pedro acima,eu concordo,é a mesma coisa que protestar via Facebook,será que vai ter algum impacto ?!

      Excluir
    4. No caso possa ser que ate que tenha um grande um impacto , podemos ver que muitas pessoas marcam de ir as passeatas via internet , então querendo ou nao causa um grande impacto .
      Gustavo 2ºQ

      Excluir
    5. Concordo com a visão do Pedro e do Gustavo. Pois o que torna os avanços tecnológicos maliginos ou beneficos é propriamente as pessoas. Pois se fosse usados de maneira organizada e coerente poderíamos tirar grandes proveitos ao invés do que ocorre atualmente que apenas utilizamos de maneira fútil, nos tornando dependentes de tais tecnologias .
      Dyana 2 ano 0 N 09

      Excluir
    6. Acho que a tecnologia trás para cada facilidade positiva e evolutivas dependendo do poder aquisitivo de cada um e de sua educação
      Guilherme Rodrigues 2°N,número 14

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Concordo, só acho que com tanto avanço da tecnologia, as pessoas estão perdendo a comunicação do dia a dia. Acho que muitas perdem a melhor do dia, Ficando o tempo todo em aparelhos, utilizando a internet etc... Kaique 2ºN Numero 22

      Excluir
  3. A indústria cultural é todo aparato de mídia, de arte, de moda e etc, que lançam tendências de comportamento, produzindo a chamada cultura das massas.Todo esse aparato tecnológico trouxe muitos benefícios para as pessoas. Com alguns toques no celular você pode conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.O contato visual, a conversa, o contato físico, muitas vezes é deixado de lado e acaba sendo trocado por uma conversa virtual, um jogo online ou então uma busca em um site de busca.

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que na sua casa a tecnologia foi um benefício ou Malefício ?
    Bruna De Oliveira nº05 2ºO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bruna, na minha casa foi tanto um benefício como um malefício, pois a tecnologia é essencial hoje em dia para a comunicação, porém muitas vezes eu quero fala algo com meus pais e eles meio que não me dão atenção pelo fato de estarem mexendo no celular, se bobear eles são mais dependentes dessas tecnologias do que eu.

      Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO

      Excluir
    3. Concordo com você Beatriz, as pessoas se tornaram dependentes da tecnologia. Mas acabe a nos sabermos usar da melhor forma e a nosso favor e não como um vicio.

      Pedro Henrique Martins da Silva N° 26 2°O

      Excluir
    4. Eu tambem concordo com a opiniao dos colegas a cima, A tecnologia nos tornou escravos dela, eliminando o prazer do estar junttos por uma distraçao virtual, no entanto graças a ela temos acesso a muita boas informaçoes, que acabam facilitando o cotidiano.
      Danilo Carvalho de Castro 2n N6

      Excluir
    5. Então na minha opinião foi um beneficio com certeza, por que sem a tecnologia de hoje não daria pra fazer todas as coisas que normalmente fazemos hoje em dia, como tv a cabo, esquentar alimentos no microondas e entre ouras coisas.

      Higor Brito de Castro nº 15 2º N

      Excluir
  5. Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. A tecnologia nos trouxe muitos benefícios, por exemplo, podemos tirar uma foto e postar para o mundo inteiro ver, podemos conversar com uma pessoa de qualquer lugar do mundo via FaceTime ou via Whatsapp, podemos até pagar contas com um aparelho eletrônico, mas devido a essa tecnologia deixamos de fazer muitas coisas no dia a dia, e isso acaba interferindo até em casa, vou citar a minha como exemplo, antes da tecnologia as pessoas jantavam juntos todos os dias, e etc... mas depois desses aparelhos é muito raro acontecer, cada um come no seu quarto e mexendo no celular, deixamos de conversar pessoalmente para conversar via celular.
    Bruna De Oliveira nº05 2ºO

    ResponderExcluir
  6. É fato que com a tecnologia trouxe muitos benefícios. Na medicina, na indústria, no comércio, enfim todos os setores sofreram algum tipo de transformação com a intenção de oferecer uma melhor qualidade de vida. As pessoas se afastaram, pois se comunicam mais através de redes sociais que pessoalmente, às vezes pode ser até um vizinho, que pessoalmente é: bom dia, boa tarde, etc... e quando conectados na internet, falam tudo o que poderia ser falado pessoalmente.Ao contrário do que pode parecer, a tecnologia não é a grande vilã da história, mas o uso que fazemos dela.

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Beatriz . Realmente a tecnologia não é a grande vilã da história e sim as pessoas que se tornaram dependentes dela . Acredito que a partir do momento de que deixamos de nos comunicar pessoalmente e passamos a dar prioridades a meios de tecnologia, nos tornamos não só dependente desse meio como também escravos dele. Pois a tecnologia foi criada propriamente para facilitar nossas vidas e não tornar " dona dela " como podemos ver em muitos casos em nosso dia a dia

      Excluir
    2. Dyana Viana 2 ano O N 09

      Excluir
  7. A tecnologia querendo ou não nos traz muito conhecimentos e esses conhecimentos nos beneficia , seja nos estudos ou até mesmo no nosso dia a dia. Nós sofremos constantes alterações para termos uma qualidade de vida melhor. Temos então um lado bom e temos um lado que prejudica , como por exemplo as pessoas estão ficando mais distantes umas das outras pois com a chegada das redes sociais , ficou ainda mais fácil se comunicar a distancia. Não podemos colocar a culpa toda na tecnologia , pois se soubermos usar ela a nosso favor , ela teria somente o lado positivo da historia.

    Caroline Neves de Brito nº08 2ªO

    ResponderExcluir
  8. Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração. Essas indústrias culturais vão afetar na sua personalidade, pois ela que vai dizer o que esta bom para você vestir, as tendências de modas, o carro que esta bom para comprar, as musicas que você viu ouvir. A tecnologia tem causado vício nas pessoas. Nos seres humanos estamos nos tornando escravos da tecnologia, por ela dar tudo de mão beijada para nós. Sim, a tecnologia está fazendo o ser humano perder a criatividade, pois tudo que eles querem, eles pesquisam na Internet, e com isso copiam da mesma para sua vida.

    Caroline Neves de Brito nº08 2ªO

    ResponderExcluir
  9. Estamos ficando mentalmente menos capacitados por culpa da nossa própria inteligência e isso aumenta na velocidade em que nos tornamos mais e mais dependentes desses pequenos cérebros artificiais(celulares,por exemplo). Deixando de exercitar o nosso cérebro, não estamos apenas diminuindo a nossa capacidade mental, como estamos colocando todo o nosso conhecimento e características pessoais nas mãos de uma máquina. Uma geração inteira de seres humanos com capacidade de raciocínio reduzida, lutando contra nossa própria inteligência, agora pertencente à nossa criação.

    Beatriz Feitosa Furtado nº36 2ºO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a qualquer momento temos acesso a informação, fazendo com que nos acomodemos. Cabe a nós mudar essa postura e utilizar a internet e tecnologia à nosso favor, assim como pessoas importantes, influentes e inteligentes que utilizam toda forma de tecnologia para auxiliar em seu processo criativo, ou seja, sendo criadores de conteúdo e não parasitas de informações.

      Excluir
    2. Gustavo Morais 2° P N° 11 Noite

      realmente estamos ficando sem capacidade de raciocinar.. temos que ser mais eficientes, temos que ter mais atitudes, estamos deixando essas maquinas tomar conta da nossa capacidade de raciocinar.. temos que separar tudo, por que cada coisa tem seu tempo.

      Excluir
  10. Amanda Cristina - Nº02 - 2ºN
    Industria cultural é o termo usado para utilizar a arte e a cultura visando o lucro e não o aprendizado. Como já citado no vídeo, a música do gás é um grande exemplo de industria cultural, pois utilizaram uma música clássica e famosa para lucrarem. Outro grande exemplo é a companhia Disney, que utiliza histórias que não são de sua autoria e que primariamente eram utilizadas para ensinar algo, e agora são usadas para lucro. Eles adaptam as historias para deixarem mais bonitas, afinal os contros de fadas dos irmãos grimm são muito assustadoras e não seriam atrativo para as crianças. A sociedade atual é muito consumista e nós estamos sujeitos a comprar todas as coisas que estão no auge, como por exemplo, uma blusa de frio do filme Frozen da Disney ou ao invés de simplesmente irmos ao mercado e comprar maça, preferimos pegar um pacote de maças da turma da Mônica, que é mais cara. Não escolhemos o que comprar, apenas absorvemos o que nos é dado. Não escolhemos ser influenciados pela industria cultural, mas podemos opinar se são boas maneiras ou más e de como levaremos isso para a nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que foi citado logo a cima, as pessoas atualmente não compram ou fazem algo por si só, tem que comprar pelo fato de gostar , como a maça da Turma da Monica , poderíamos muito bem comprar uma maça mais barato, do que comprar só pelo fato de ter a ilustração da Mônica na embalagem. As pessoas do nosso mundo atualmente tem que seguir pelo lado real, e não comprar pelo fato de ser um desenho ou algo do tipo .Juliana Aparecida- 2ªN - Nº20

      Excluir
    2. Tambem concordo com a opiniao daa colegas! Um dos fatores que a tecnologia nos envolveu foi no consumismo! acho muito chateande ver um canal com conteudo infantil com inumeras propagandas de brinquedos e comidas de determinados personagens, atraindo desde de cedo as crianças a serem movidas pelo consumismo. Entao esse assunto vai mais longe ainda, pois ultilizam pequenos, que ainda nem respondem por seus atos a serem destraidos por toda essa programaçao.
      Danilo Carvalho de Castro 2 n N 6

      Excluir
    3. Indústria cultural é o termo usado para designar esse modo de fazer cultura, a partir da lógica da produção industrial. Isso mostra que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro. Para se obter lucro com o celular, por exemplo tem que fazer um celular que agrade metade da população, para obter o lucro, e nunca pode ser igual o outro sempre tem que fica variando nas coisa que tem no celular
      Alice Alves / N°01 / 2°N
      Período: tarde

      Excluir
  11. Amanda Cristina - 2ºN - Nº02
    A tecnologia foi inicialmente criada para nos ajudar no dia a dia, facilitando nossa vida com o fogão, luz elétrica e micro-ondas, entretanto com o passar dos anos, muitas coisas foram criadas e começamos a ficar dependentes desses utensílios, pois as circunstancias nos obrigaram a depender dos tais objetos. Atualmente, muitas pessoas não conseguem se ver livres de celulares, notebooks e tablets, e o mercado de trabalho tem exigido isso. Há varias empresas que já deixam WhatsApp disponível. Outro exemplo bem frequente na vida dos estudantes, é o grupo de WhatsApp, onde os alunos se informam de lições, trabalhos e acontecimentos. O próprio fórum é um exemplo da utilização de tecnologia em nossas vidas.
    Alguns idosos reclamam desse vicio que muitas pessoas tem no celular, em alguns casos, não acredito que seja vicio, e sim necessidade. Por aplicativos no celular, eu consigo aprender novos idiomas, conversar com varias pessoas e navegando na internet tenho acesso há inúmeras informações, mas é claro que muitos não utilizam os aparelhos de uma forma tão positiva.
    Andando de ônibus e metrô, podemos perceber que muitos indivíduos estão vidrados em seus smartphones, e isso também ocorre em festas familiares e jantares sociais, as pessoas deixam de se comunicarem entre si para acessarem redes sociais. Além disso, alguns eletrônicos podem causar até doenças, já temos vários casos registrados de queimaduras, choques e explosões por falta de cuidado de seus usuários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que foi dito pela minha colega de classe, Amanda. Facilitou muito a nossa vida hoje em dia, mas também não favoreceu completamente, hoje em dia deixamos de fazer coisas que fazíamos antes com mais facilidade, como ler um livro por exemplo... Mas mesmo assim continuo concordando com o que foi dito.
      Rafaella Feitoza / N°32 / 2°N / Período: Tarde

      Excluir
    2. Concordo com minhas colegas, a tecnologia faz bem para umas coisas gracias a ela tem muita coisa que ficou mais facil, como que a agora para estudar ta melhor, mais isso tabem acaba viciando e fazendo mal, a pessoaa a acaba se desligando do mundo
      Alice Alves 2°N/ N°01
      Periodo: tarde

      Excluir
    3. Concordo com minhas colegas, a tecnologia faz bem para umas coisas gracias a ela tem muita coisa que ficou mais facil, como que a agora para estudar ta melhor, mais isso tabem acaba viciando e fazendo mal, a pessoaa a acaba se desligando do mundo
      Alice Alves 2°N/ N°01
      Periodo: tarde

      Excluir
    4. Concordo plenamente com o pensamento dos meus colegas de classe. A Internet pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal,Ela é um excelente meio de pesquisas para aqueles sabem usar.
      Mas também pode ser uma arma naqueles com intenções erradas

      Vitor farias Oliveira 2°N/N°40

      Excluir
    5. Como a Amanda disse, hoje em dia, deixamos de ser " sociais " para ficarmos presos no celular. Quantos de nós enquanto estávamos focados em um livro, o celular vibra, e quando menos se percebe, você já ficou 20 minutos olhando para uma tela conversando com alguém, ou bisbilhotando a vida alheia ? No final, ficamos minutos e até horas, sem fazer nada produtivo, e o livro acaba ficando de lado.


      Lorena marsola - 2N - Tarde - N 27

      Excluir
    6. Concordo com a opinião de todos, O acesso da tecnologia hoje em dia está cada vez maior e com mais facilidade, trazendo benefícios e problemas. Como essa nova geração que já obtém uma grande porcentagem de miopia e outro problemas pelo excesso de uso da tecnologia.
      Kaique 2º N numero:22

      Excluir
  12. A Indústria Cultural é um sistema político e econômico que por meios de comunicação em massa (filmes, livros, músicas, etc) funciona como uma industria de produtos culturais visando apenas o consumo. Nós, em geral somos totalmente influenciados pela indústria cultural, pois temos a tendência de consumir tudo aquilo que é mostrado pelos meios de comunicação de massa, principalmente a TV aberta. O nosso principal "desafio" é saber filtrar isso, o necessário do simples desejo de ter mais. A Tecnologia é a maior responsável pelo crescimento das cidades, e dos avanço em pesquisas, o que é ótimo já que nos tras cada vez mais informação e assim mais conhecimento, mas também gera vários problemas, como as pessoas que são totalmente dependentes do celular, ou da televisão e vivem a vida de modo quase que vegetativo sem aproveitar quase nada. Claro que a tecnologia faz o ser humano se acomodar e perder a criatividade já que a máquina e o computador fazem tudo o que precisamos, mas para algumas pessoas, isso na verdade só dá mais liberdade e vontade de buscar mais e mais conhecimento. Pra mim, a comunicação em massa é importante para o desenvolvimento da sociedade, mas nas dosagens certas, sabendo filtrar as informações que são recebidas.

    Wendy Lin, 2P, número 37.

    ResponderExcluir
  13. Industria Cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura pensando no lucro que irá ganhar com isso.Sobre isso, penso que o principal termo cultural usado pelas industrias são a Televisão, que hoje em dia está sendo usada para ensinar e formas as pessoas,nela podemos observar diferentes jeitos e culturas expostas a qualquer horário e idade independente do que seja.Os conteúdos na televisão existentes possuem mensagens boas ou ruins, que fazem pessoas pensar ou agir com teu impulso. Assim como por exemplo passar uma propaganda de consumo de algo, a pessoa não pensa se precis ou não, apenas vai e fala " Eu preciso disso", pelo fato de parecer ser barato e necessário dentro da nossa própria casa !!
    Juliana Aparecida - 2ªN - Nº 20

    ResponderExcluir
  14. A tecnologia nos trouxe muitos benefícios e muitos malefícios.Assim como a frustração, que nos torna ainda mais dependentes de irritações, por precisarmos deixar de lado o aparelho e ficarmos concentrados que precisamos dele, para vermos oque está acontecendo. Outra coisa é a dificuldade de escrever corretamente, pelo fato de não estarmos pessoalmente, as pessoas substituem as palavras, tornando o aprendizado mais dificil , principalmente para as crianças mais novas. Por ultimo a falta de interação fisica, por estarmos com um aparelho , facilita a comunicação, e não precisando estar pessoalmente para conversar com as pessoas. As pessoas de hoje, são escravas, pois não é o aparelho que precisa de nós, somos nós que precisamos do aparelho para se comunicar ou mesmo entrar em redes sociais e ficar atualizados.
    Juliana Aparecida - 2ªN - Nº20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com seu modo de pensar, a internet, se bem utilizada, é uma ótima ferramenta para o ser humano, porém vemos alguns abusos nos usos de aparelhos celulares, computadores, tabletes, causam certa dependência, pessoas viciadas, que necessitam da internet para viver, deixando de lado os valores da família, por exemplo.
      Matheus Raí, n°:30 - 2°N

      Excluir
    2. Também concordo Juliana,pois o fato da nossa geração ter nascido já na era da tecnologia acaba afetando na nossa educação, estamos acostumados a escrever nas redes sociais usando gírias e acabamos por escrever desse jeito em provas,trabalhos,etc.
      E á o fato de alguns indivíduos ficarem viciados nisso, eles não conseguem viver a sua própria vida por serem escravos da tecnologia.
      Gabriela Souza n:10 -2:N

      Excluir
    3. Concordo com você em relação a má escrita que temos observado na sociedade atual. Como a tecnologia avança muito rapidamente, acaba influenciando na lingua. E é aí que surge o "VC" "BLZ" "TD BEM ?
      Isso de alguma forma, melhora, e facilita na escrita virtual, mas desvaloriza a escrita manual.

      Excluir
  15. Eu penso que se não corrermos atrás para não ficar dependente de tecnologia, ao invés de ficar acomodado e pensar que tudo tem que ser pesquisado na internet para poder ter uma resposta. Precisamos não ficar obsessivos por utilizar o celular, computador ou algo do tipo, para não ficarmos mais acomodados do que atualmente já somos, Iremos perder tudo de propicio a nosso bem , nossa vida.
    Juliana Aparecida - 2ªN - Nº20

    ResponderExcluir
  16. Indústria cultural é o termo usado para designar esse modo de fazer cultura, a partir da lógica da produção industrial. Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro. Para se obter lucro com o cinema, por exemplo, é preciso fazer um filme que agrade o maior número de pessoas. Dessa forma, criam-se alguns padrões, como o vilão e o mocinho, as histórias de amor, os finais felizes. No fundo, toda a produção artística fica padronizada e não há espaço para o novo.
    Entre meios, A tecnologia esta muito mais facil tornou-se O ser humano sem criatividade para construir algo novo,sempre buscam O pronto "O mais facil" isso prejudica muito nossa população...
    Parar e pensar em algo esta cada fez mais dificil tudo ja vem feito, temos que desenvolver,não ir em busca de algo pronto.
    Suellen Larissa 2°N n°34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Suellen, as pessoas hoje em dia não pensam em cada vez mais se desenvolver, através ou não da internet. Eles querem tudo de "Mão beijada", querem as coisas feitas , só para copiar e colar, ganhando em cima das custas das pessoas que usaram a criatividade , seu tempo etc. Agora eu te pergunto, esse lado ruim da Tecnologia não faz com que as pessoas se acomodem e fiquem sujeitos a pensar " A mais tarde vou lá, já que está tudo copiado, só vou copiar e vou ganhar nota"?
      Juliana Aparecida - 2ªN - Nº 20 - Tarde

      Excluir
    2. Claramente, hoje em dia as pessoas não buscam mais o lado criativo. Buscam "o mais facil".,precisamos de algo novo, novas ideias, algo simples e inovador.
      Mais tambem ja parou para pensar o quanto de pessoas usam o "copia e cola" muitas não são? Para melhoria, A educação pode ajudar e muito e além disso ela provoca uma enorme onda de aprendizagem.Buscando conhecimento, uma das coisa que o ser humano não tira de você.
      Suellen Larissa 2°N n°34

      Excluir
  17. A internet tem sim seus lado benefícios e malefícios mais ai vai da sua escolha a internet ela tem dois caminho um é o navegar aquele que vc entra nela sem rumo sem direção vc vai fuçar conhecer isso e aquilo e ali vai ficar por um tempo mais logo vai se mudar já pesquisar é diferente você entra com um rumo certo com uma curiosidade por exemplo: “ eu tenho interesse de saber mais quem foi Kevin Kelly.” Então eu entrei na internet com esse rumo saber quem é ele matar minha curiosidade e depois conversa com pessoa que não tem acesso ajudá-las a saber quem é também ou aprofundar esse assunto com o professor mesmo em sala de aula. Já as pessoas hoje em dia entra na internet maioria pra navegar perde uma noite de sono e ficar jogando conversa fora.
    RESUMO DA HISTÓRIA: NAVEGAR É O MESMO QUE ANDAR ATOA SEM RUMO, PESQUISAR É VOCE IR ALEM DOS SONHOS SE INFORMAR ADQUIRIR CONHECIMENTO, MUITAS PESSOAS NÃO SABEM DISSO. E A PARTE DA SOLIDÃO QUE É DITO NO CAFÉ FILOSÓFICO É MUITO INTERESANTE ISSO NÃO EXISTE MAIS SE A PESSOA ESTA SÓZINHA ELA PEGA O CELULAR DELA SE CONECTA COM OUTRA PESSOA E PRONTO NÃO ESTA MAIS SÓ :/ ESSA É A VIDA INFELIZMENTE DE MUITO CIDADÕES.


    KAIO ALVES DE SOUZA Nº16 2O E.E NOSSA SENHORA DA PENHA

    ResponderExcluir
  18. Aline Baltazar 2°P Noite

    O cinema, por exemplo, é uma dessas expressões. A gravação de determinada sequência de cenas pode ser copiada e o filme pode ser visto por diversas pessoas em diversos lugares do mundo. É certo que essa possibilidade de alcançar muitas pessoas é boa. Porém, alguns filósofos perceberam que havia algo não tão positivo nessa nova realidade. Os filósofos alemães, Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969), observando esse novo momento do fazer artístico, cunharam o termo indústria cultural. com isso podemos enxergar que nosso mundo anda evoluindo e regredindo.. temos que começar a pensar no nosso futuro, temos que começar a ENXERGAR que a internet e a indrustria cultural pode nos ajudar, assim como pode nos atrapalhar, se usar-mos de uma forma errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei interessante o comentário da Aline. Por que realmente temos que saber separar e enxergar as coisas, Temos que pensar no nosso futuro e umas das formas e sabendo usar essas coisas com inteligência e sabedoria..
      Gustavo Morais 2° P n°: 11

      Excluir
  19. A Indústria Cultural tem como objetivo fazer tornarmos alienados e dependentes, como diz no primeiro vídeo, ela induz a sociedade a ter um gosto padronizado e de baixa qualidade. Ela transforma as pessoas em consumidoras de mercadorias culturais, como por exemplo as pessoas mal sabem que a música do gás é uma sinfonia de Bettovem, ou seja uma grande obra transformada em um meio de consumo e podemos dizer que perdeu o seu valor. Outro exemplo é o cinema, que antigamente era um meio de passar conhecimento e demonstração de obras hoje em dia o foco é influênciar e fazer propaganda de produtos.

    Gabriela Rafael dos Santos 2R n12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais por outro lado a Internet passou a ser, nos últimos anos, mais que pura diversão ou fonte de informações. As empresas estão migrando para este novo meio de comunicação e pessoas que antes tinham medo de comprar na Internet, finalmente estão se rendendo à ela. Tudo que era empolgação já passou e agora que a poeira finalmente baixou estamos na fase de realmente aproveitar os benefícios que este novo meio de comunicação pode trazer para nosso dia-a-dia. Hoje em dia tudo pode ser encontrado na Internet, desde de grandes magazines que vendem de televisores, ipods, celulares, Iphone, cameras de vídeo e  cds até pequenas livrarias virtuais e editoras que comercializam livros de autores que antes da internet não viam possibilidades de ver seus trabalhos publicados, e agora os publicam da forma tradicional e também de forma eletrônica que são na verdade arquivos digitais que trazem todo o tipo de informação e tem o seu custo baixissimo quando comparado a uma publicação tradicional.
      Suellen Larissa 2°N n°34

      Excluir
    2. Concordo plenamente as pessoas preferem usar um tipo de linguagem mais facil e mais rapida como: vc,blz, td bem, ok e etc... Para se comunicar mais rapido
      Isso de certa forma foi muito bom para a sociedade de forma geral
      Vitor farias n°40 2°n

      Excluir
  20. Maithe Simões nº23 2ºO

    Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
    A produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo, o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente narcotizada.

    Maithe Simões nº23 2ºO

    ResponderExcluir

  21. A indústria cultural no Brasil no momento ainda nao esta sendo muito reconhecida eles pensam muito em lucro, ah e a principal rende deles é a TV.
    E no Brasil. O tema normalmente mais falado são temas estrangeiros.
    Talita Ramos n 38 2Q

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas , nem de longe seus produtos são artísticos.
    E embora a arte clássica , erudita , também pudesse ser distinta da popular e da comercial , sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente , mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada , reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural .
    Assim , segundo a visão desses autores , é praticamente impossível fugir desse modelo , mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural , que , ainda que sejam utilizadas pela indústria , promovessem o mínimo de conscientização possível .
    A tecnologia vem sim acabando com a criatividade do ser humano, sendo muito mais fácil dar a função de criação às máquinas. Sendo bem usada, a tecnologia pode ser um grande aliado do ser humano, basta ter discernimento para saber utilizar da melhor maneira possível.
    Matheus Raí, n°:30 - 2°N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Matheus! A tecnologia vem sim acabando/afetando a criatividade do seres humanos, pois sempre queremos aquilo que é mais fácil e rápido, como dizem: "Queremos tudo na mão". E sim, se será mais fácil dar à função de criação das máquinas, e se soubermos ter discernimento para utiliza-las, pode sim, ser uma boa!
      Rafaella Feitoza N°32 / 2°N / Período: Tarde

      Excluir
    2. Exatatamente isso, eu também concordo, por que os jovens estão muito mau acostumados.. Sem contar que isso afeta no comportamento de cada um deles.
      Gustavo Morais 2°P n° 11

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Concordo! a tecnologia foi inovada para a melhoria das coisas, tem pessoas que usa isso pra trabalho estudo etc. Depois que a tecnologia foi lançada melhorou muita coisa na nossa vida facilitou os estudos o jeito de trabalhar, muitas pessoas usa a tecnologia para trabalhar de longa distância. Depois que a tecnologia foi inovada melhorou o jeito do trabalho e com isso foi lançada maquinas que ajuda hoje em dia
      Como que com a tecnologia, está ajudando muito deficientes e possibilitando varias coisas

      Alice Alves / N°01 / 2°N
      Período: Tarde

      Excluir
    5. Sim, a cada dia que passa a tecnologia se renova mais e mais, hoje em dia qualquer um pode estar conectado,e ela não serve apenas para nós comunicarmos nas redes sociais mas também podemos fazer trabalhos, blogs sobre educação enfim ela serve para nós ajudar porque a verdade é que não conseguimos viver sem a Internet.
      Gabriela Souza n- 10 2:N

      Excluir
    6. Concordo com Alice quando diz que o estudo se tornou fácil em pesquisar porem as pessoas acabam cometendo plagio assim deixando de ter entendimento e interpretação
      Guilherme Rodrigues,2N número 14

      Excluir
    7. Concordo com o Matheus Rai,a tecnologia é sim boa para nós mas as vezes passamos muito tempo entretidos e queremos ir pelo lado que requer mais facilidade em certos aspectos.
      Emily Célia n°07/2°N

      Excluir
  24. A tecnologia, os avanços tecnológicos, e uma coisa que, faz parte querendo ou não de nosso cotidiano, todos nos contamos com isso, e difícil você sair de casa, e não ver ninguém com celular na rua, ou um tablete, algo virtual que entre na internet, crianças quem nem completaram 5, 6 anos de idade, já sabem mexer com celulares, tabletes, mais que os próprios pais. Hoje em dia não e nada como antigamente que os filhos se reuniam na sala de jantar com seus pais e irmãos, e jantavam, conversavam sobre seu dia e etc. Hoje e todo mundo fascinado neste mundo virtual, todos nos estamos ficando fascinados nisso, muitos de nos não usamos para coisas úteis em nosso cotidiano além de redes socias, isso já e virou uma febre em todo mundo.

    Thierry Araujo - 2° N - N° 36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo! Hoje em dia realmente está difícil ver alguem reunido normalmente sem estar mexendo no celular ou em alguma rede social, esta difícil ver uma familia ou ate mesmo amigos reunidos conversando normalmente sem o uso desses aparelhos tecnológicos, deveriam saber usar sem excesso, mas o vicio já tomou conta.. Em todo lugar que você vai, você encontra alguem conversando no celular, no telefone, alguém mexendo no computador, outras assistindo televisão, ninguém se preocupa mais com a vida fora da rede social . A tecnologia tem suas vantagens sim, mas todos pensam que ela só existe na internet .
      Clara Silva , n°05 - 2°N

      Excluir
    4. Concordo! Hoje em dia realmente está difícil ver alguem reunido normalmente sem estar mexendo no celular ou em alguma rede social, esta difícil ver uma familia ou ate mesmo amigos reunidos conversando normalmente sem o uso desses aparelhos tecnológicos, deveriam saber usar sem excesso, mas o vicio já tomou conta.. Em todo lugar que você vai, você encontra alguem conversando no celular, no telefone, alguém mexendo no computador, outras assistindo televisão, ninguém se preocupa mais com a vida fora da rede social . A tecnologia tem suas vantagens sim, mas todos pensam que ela só existe na internet .
      Clara Silva , n°05 - 2°N

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Concordo plenamente com esse pensamento, hoje em dia e muito difícil você achar uma pessoa que não tem um aparelho eletrônico em casa ou para o próprio uso, as próprias crianças bem novas mesmo ja crescem brincando e tablet ou algo do gênero, muitos os pais hoje dão de presentes para os filhos aparelhos eletrônicos por que o mundo de hoje esta assim.
      Sem falar dos adolescentes, poucos muitos poucos não tem um celular moderno para ficar mechendo na internet, muitos deles não consegue viver sem celular, video game e entre outras coisas.

      Higor Brito De Castro Nº 15 2ºN

      Excluir
  25.  Muitos hoje em dia acham que a tecnologia é apenas a internet, mas não, a tecnologia esta em tudo, trouxe muitos benefícios para o homem, a eletricidade, o telefone, benefícios na medicina, hoje seria quase impossível viver sem a tecnologia. A internet tem seus benefícios, um deles é ter contato com pessoas que estão distantes, podendo ate mesmo vê-las . Podemos também fazer pesquisas sobre quase todos os assuntos, recebemos noticias do que esta acontecendo no mundo inteiro . Tem pessoas que usam pra maldade,outras em excesso, e isso pode prejudicar o outro ou ate ele mesmo, mas isso é uma escolha, a tecnologia você usa como quiser. Eu sou a favor da tecnologia, sem ela a vida seria muito difícil, ate mesmo porque hoje tudo esta ligado a tecnologia, é só saber usar .
    Clara Silva, n° 05 2°N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você disse, as pessoas usa a Tecnologia para prejudicar as pessoas, concordo com isso, por que hoje em dia além de usar para se comunicar com outras pessoas distantemente, as pessoas usam a seu favor e usa para poder desfavorecer as outras pessoas, como bullying. O que mais vemos hoje em dia é esse assunto " Bullying na Internet". As pessoas tem que saber utilizar a seu favor.

      Excluir
    2. Obs: Juliana Aparecida - 2ªN - Nº 20

      Excluir
    3. Concordo com o pensamento da Clara, hoje seria muito difícil, viver sem a tecnologia, pois como iríamos se comunicar com as pessoas que moram distantes, ou até mesmo em outras cidades, hoje está tudo tão avançado que você até consegue ver a pessoa através de uma chamada de vídeo, no aparelho eletrônico, como por exemplo: celulares, tabletes, computadores e etc. Muitos ultrapassam dos limites, usam apenas para coisas fúteis, e não para coisas úteis que vão fazer você alguém diferente.

      Thierry Silva Araujo - 2º N - N° 36

      Excluir
    4. Sim, a tecnologia beneficiou muito a vida do ser humano hoje em dia, como a minha colega Clara citou ali em cima, sobre a melhoria da medicina. A tecnologia trouxe beneficio para a medicina sim, e está muito melhor do que antes, pois a tecnologia disponibilizou aparelhos mais rápidos, fáceis para o dia-a-dia. Como aparelhos de pressão/diabete e etc. E isso está bom, mas gostaria que melhorasse mais, lógico, mas isso não depende só de mim para acontecer!
      Rafaella Feitoza / N°32 / 2°N / Período: Tarde

      Excluir
  26. A indústria cultural é um termo que foi criado para nomear empresas, instituições e negócios que giram em torno da criação de algum tipo de produto que se adapta ao consumo em massa, tratando o consumidor como um objeto e não como uma pessoa.
    Theodor e Max diziam que a indústria cultural quer apagar a arte erudita e a arte popular, sendo que isso acontece já que o valor critico dessas artes é neutralizado, o que impossibilita a apreciação plena e a participação intelectual das pessoas.
    Ela afeta nossa vida de formas diversas, sendo uma delas com a alta tecnologia, que está alienando as pessoas cada dia mais, já que com alguns cliques no computador já se tem a resposta para qualquer pergunta e com os celulares cada vez mais evoluídos, ninguém precisa mais se deslocar para entregar ou receber algum recado ou até mesmo para conversar, já que agora com os aplicativos de mensagens instantâneas sair de casa se tornou algo completamente desnecessário.
    As pessoas estão deixando de lado valores importantes em prol da tecnologia e isso é algo perigoso, já que no futuro não sabemos se a tecnologia continuará a suprir as necessidades das pessoas.

    Vilson Junior, 2ºN, Nº38

    ResponderExcluir
  27. Industria cultural é o termo usado para mostrar o modo de fazer cultura, partindo do modo e lógica da produção industrial. Isso significa que, passaram a produzir as coisas visando o lucro. A indústria cultural está muito presente no dia a dia da população e tem uma grande influência sobre ela. A visão “ingênua” e de simplicidade da indústria cultural que produz os interesses do conjunto da sociedade. A tecnologia apesar do seu lado bom de tornar a vida do homem mais prática e fácil possui também malefícios, que é exatamente fazer com que o homem não seja capaz de fazer as coisas sozinho, sem a ajuda de outros aparelhos. Tornando se dependente da tecnologia. Na minha opinião isso afeta a criatividade sim, pelo fato de estar tudo pronto, e basta apenas copiar e colar como uma mágica tudo esta pronto.

    Letícia Teles 2°N N° 26

    ResponderExcluir
  28. As indústrias culturais estão presentes em tudo no nosso dia a dia, ela tem grande influência sobre a vida das pessoas. Essas indústrias culturais vão afetar na sua personalidade, pois ela que vai dizer o que esta bom para você vestir, o carro que esta bom para comprar, as músicas que você vai ouvir . Essas novidades irão chegar as pessoas através dos jornais, revistas , televisao, radios e etc ..
    O processo mundial é um dos principais causadores desse processo de inventar um estilo de vida, uma personalidade para as pessoas. Esse processo faz com que possamos comprar uma roupa no Brasil e outra igual no outro lado do mundo . a principal forma cultural construída por essas industrias é a televisão, como também os jornais internet, revistas e ate mesmo artistas, eles acabam influenciando o publico a usar oque eles usam .
    Clara Silva, n°05 2°N

    ResponderExcluir
  29. O bom senso no uso da tecnologia está associado a retirada de pessoas da alienação(DE FRENTE DA TELEVISAO) que no qual é uma das midias que mais aliena as pessoas nos dias atuais,normalmente,sensurada e sempre colocada pelo sistema ! A internet é uma forma de troca de ideias no quais não existe um limite imposto pela midia,más de que adianta internet sem o bom senso ?! Não adianta de nada e só acarreta mais soldadinhos pro sistema...

    ResponderExcluir
  30. Nos estamos deixando a influência tomar conta da nossa vida, achamos que passar o dia na frente da TV, computador, celular vai nos fazer bem.. Mais aquilo só vem consumindo nossas mentes.. E não percebemos isso, por isso que temos que saber usar aquelas coisas devidamente, temos que usar com sabedoria e inteligência.. Ainda podemos nos reclicar e mudar, por que se isso não acontecer, o nosso mundo ficará cada vez mais refém da tecnologia..
    Gustavo morais 2°P N° 11 Noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estamos... A cabeça dos jovens hoje em dia é muito influenciada pela aquilo que vemos e ouvimos. E isso só acaba nos prejudicando mais e mais, pois perdemos aquilo que de fato pensamos, até mesmo pela aquilo que vimos/ouvimos, e que talvez nem era verdade como víamos... E para isso não acontecer mais, devemos seguir aquilo que nos proporciona o bem. E também parar de nos deixar influenciar por tudo: pessoas, jornais, tv e etc.
      Rafaella Feitoza / N°32 / 2°N / Período: Tarde

      Excluir
  31. Eu fique olhando esse 3 vídeo e percebi o quão grave é isso hoje em dia, antes as pessoas se sentavam pra conversar, dar risadas e tudo em familia, hoje a internet faz uma restrição incrível com essas coisas, realmente a situação ta cada vez pior.. A tecnologia esta tomando conta da sociedade..
    Aline Baltazar 2° P N° 1 noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como.. Quando estamos sentados em uma sala de estar por exemplo, com familiares, amigos e etc. Os idosos/adultos, reclamam do tão famoso "vicio", seja ele, o celular, o tablet e entre outros. E que vicio em... A cada dia que passa está se sobressaindo.
      Rafaella Feitoza / N°32 / 2°N / Período: Tarde

      Excluir
  32. Hoje em dia, as pessoas não dão valor pra mais nada.. O exemplo citado no vídeo, foi que uma das músicas clássicas mais conhecida no mundo e apenas reconhecida como a música do gás.. Ela perdeu toda a importancia que tinha, temos que começar a valorizar as coisas que são importantes de deixar as que não tem tanta importância para 2° plano.. Temos que mudar e muito.
    Leonardo Henrique 2°P N° 19 Noite

    ResponderExcluir
  33. Matheus Santos N• 26 2p

    A tecnologia esconde muitas coisas, e principamente as verdades, temos que desconectar dela em alguns momentos.. Hoje em dia surge muitas mentiras, sem motivo algum.. Mais pq acontece isso? Por que não percebemos que estamos reféns a isso, fazemos as coisas no impulso, sem pensar, e coisas assim, temos que pensar nossa forma de agir e pensar, ou fazemos isso, ou nos vamos ficar cada vez mais refém a ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo desse seu pensamento , acredito sim que estamos sujeito a viver em torno da tecnologia, mas não chega ao ponto de nós sermos refém dela.
      Gustavo 2ºQ

      Excluir
  34. Gustavo Jorge Nº9 2ºQ
    indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos,
    canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro.
    Ela nos tem afetado em nosso cotidiano a todo momento estamos rodiados por essa industria cultural.
    é fato que com a tecnologia trouxe muitos beneficios
    como na medicina , nas industria , nos comercios em varios setores sofreram algum tipo de transformacao
    para oferecer uma melhor qualidade de vida.
    mas também nos atrapalham bem como as redes socias celulares mp3 que distraem muito as pessoas fazendo que com
    esqueca a realidade.

    ResponderExcluir
  35. Danilo Carvalho de Castro n°6 2n
    Aah a tecnologia! Um bem da comodidade, Nao podemos nos dirigir a tecnologia com pensamentos negativos, pois e por ela que estamos discutindo em um forum, e deixando de lado o papel e a caneta, fazendo uso dos membros das maos, Alem de que, nao encontrariamos videos com tamanha criatividade capaz de acender nosso senso critico em livros, porque o Youtube pertecem a tecnologia. Hoje o Ser Humano reina sobre a Informaçao, Sobre quais quer tipo de informaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo perfeitamente com voce . nao temos oque reclamar da tecnologia, ela contem mais do que qualquer outra coisa no nosso dia a dia, muitos vêem a tecnologia uma coisa negativa por conta de algumas pessoas que nao sabe como usá-la, acham que a tecnologia só faz parte da internet, e acaba se prendendo apenas a internet esquecendo que a tecnologia nao faz so parte disso! A tecnologia vai muito além, por exemplo a eletricidade que usamos para tomar banho, para comer, para fazer tudo,tudo isso é tecnologia! Entao so temos que pensar algo bom a respeito da tecnologia . e saber usa-la bem . nao se dependendo só dos aparelhos eletrônicos que colocamos em nossas maos .
      Clara Silva; n°05- 2°N

      Excluir
    2. Concordo com o comentário do meu colega de classe Danilo,pois não temos muito do que falar mal da tecnologia,porém existe seu lado negativo como ele disse ,mas isso depende de como ultizamos a internet isso vai de casa pessoa.Mas a tecnologia nos ajuda muito tem muitos pontos positivos.
      Emily Célia n°07/2°N

      Excluir
  36. Danilo Carvalho de Castro n6 2 n
    Mas concerteza A industria cultural, tem movido uma enorme parte da sociedade, com tanta criatividade, e ilusionismo capaz de dominar a mente humana. Sim estamos escravos da Tecnologia, somo escravos da comodidade em relaçao a pesquisa, e somos uma massa, uma geraçao que hoje vive para as redes sociais ( facebook, instagram, snapchat, whatsapp) uma sociedade que vive atras de androides, selfies, likes e compartilhamentos, tornamo-nos tao pobres ao ponto de estarmos em um momento em Familia, e ainda sim a unica coisa que pensamos" vou postar onde estou, com quem estou" "Quantos ou quem curtira". A culpa disso nao é da tecnologia,e Nao e da Industria que a movimenta. A culpa e literalmente nossa. Na verdade ninguem quer compartilhar nada, todos queremos competir, mas mau sabemos que estao ganhando, lucrando em cima de nossa ignorancia. Nao ha mais privacidade, nao Ha respeito, todos dizem o que querem, sem se importar sobre o impacto na vida do proximo. Nao ha dialogo em casa, todos ja tem alguma distraçao virtual.
    Acabou o respeito, e o sentimento de um Namoro.
    E sim somos dominados mentalmente! Nao temo "oxigenio para racicinio com tanta distraçao" achamos tempo para tudo, menos pra saber o que esta acontecendo com por exemplo:os refugiados da siria na europa, voce compartilha a foto de um garotinho morto na praia, e nem sabe o que aconteceu com ele, somos o pais que mais pagamos impostos, Somos o pais que se movimenta nas redes sociais por causa de uma separaçao de um casal famoso, somos a sociedade que se alarma pela morte de um cantor. Em quanto na praça da Sé medingos passam frio, crianças largadas no lixo, criança sem escola. Isso é otimo afinal precisamos que o proletariado movimente a verba, enquanto nos continuaremo donos do "mundo".
    Precisamos mudar isso, Saber fazer uso da informaçao para nos tornarmos criticos, e merecedores de opinioes aceitas.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Estava lendo os comentários dos meus colegas muitos,disseram que é um maleficio o avanço da tecnologia pois as pessoas não se comunicam mais,a não ser pela internet eu concordo que as pessoas perderam o contato,mais acho que a internet nos proporciona muito benefícios,como fazer pesquisar,trabalhos etc.
    Concordo também que somos dominados pela industria, somos dominados pelo avanço de tecnologia.

    ResponderExcluir
  39. Existem vários malefícios sobre a tecnologia , sendo vista como influciênciadora e divulgadora de assuntos maus intencionados, mudando o aprendizado das criancas e o modo de pensar das pessoas. O acesso ao mundo virtual e rede de acessos a programas educacionais, muitas vezes não tem o lado educacional que deveria ter, por exemplo os jogos de armas, de violência, que fazem as crianças causarem bullying com o proximo , que vem sendo um problema frequente nas escolas.
    Leticia Teles - 2ªN - No 26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o pensamento da Letícia a tecnologia vem evoluindo muito em questão de jogos de violência e isso prejudica muito na maneira de agir e pensar de uma criança
      Matheus de Sousa santos 2°N N°29

      Excluir
    2. pois é Letícia concordo com o seu ponto de vista. hoje em dia o mundo esta assim quem surge primeiro: a violência urbana ou a violência nos jogos. Sem dúvida, uma é reflexo da outra. No nosso entender, a criança busca jogos com conteúdos violentos como uma forma de elaborar a realidade com a qual ela tem de conviver em seu dia-a-dia.Enfim o Jogo Educativo fica para trás, a criança cresce, e torna-se um adulto revoltado com a vida e irresponsável muitas vezes :/

      KAIO ALVES DE SOUZA 2ºO Nº16

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. A indústria Cultural é todo aparato de mídia, de arte, de moda entre outras, que lançam tendências de comportamento, produzindo a chamada Cultura das massas.
    Acredito que ela tem uma grande influência sim, porém ela se torna mais forte e influenciável para pessoas que a tomam com ideia de vida, assim como também acredito que a tecnologia não traz malefícios, é que somos nós que ultilizamos de maneira errada nos tornando dependentes dela, por este motivo e outros que afirmo que a tecnologia não é o grande mal do século, e mais uma vez nos que somos pois pela facilidade que ela promove tornamos cada dia mais preguiçoso e acomodados, deixando de pensar e apenas copiar aquilo que vemos muitas vezes na Internet ou por outros meios de comunicação, nos tornando verdadeiros pen drives ambulantes de informações desnecessárias e sem uso.
    Dyana Viana de S. Pereira 2 ano O N 09

    ResponderExcluir
  42. Nicole Beatriz S. Ferraz15 setembro, 2015 16:51

    Muitos de nós não percebemos, mais a industria cultural esta totalmente presente no nosso dia-a-dia, querendo ou não ! A industria cultural , influencia muito na personalidade de todos, ela vai dizer o que você deve vestir e se está na moda ou não , na hora de comprar um carro ela também vai dizer qual está bom pra você comprar e até mesmo as musicas e ritmos musicas para você ouvir.
    As novidades que todos nós queremos estar por dentro , irão chegar até nós pela mídia, sendo o jornal, e até mesmo a internet.
    Depois dessa influência que a mídia faz , sem querer e sem perceber, estamos todos seguindo um padrão , uma "modinha" ,imposta por outras pessoas para nós consumidores seguirmos .
    Nicole Beatriz - 2ºO - nº 38

    ResponderExcluir
  43. Nicole Beatriz S. Ferraz15 setembro, 2015 17:07

    Na minha opinião, as Industrias Culturais não são totalmente ruins, pois com esse processo o mundo fica bem mais globalizado, porém não concordo muito por que afeta também a capitalização , pois a influencia da mídia faz com que nós consumidores compremos coisas , não por necessidade , mas sim pra estar por dentro da moda , estilo , estar 'descolado' .
    Assim , muitas rotinas , estilos e formas de viver são afetados por esse processo.

    Nicole Beatriz - 2ºO - nº38

    ResponderExcluir
  44. Nicole Beatriz S. Ferraz15 setembro, 2015 17:22

    " Industria Cultural "
    Somos manipulados por ela , somos escravos dela !
    -Sabe quando você vai no salão e corta seu cabelo igual a de um ator ou cantor famoso ? Isso é a manipulação sobre você .
    Eu duvido , um jovem de 16/17 anos , com uma vida bem social com amigos e família , se vestir como um senhor de 80 anos para ir á escola .
    Ele vai chegar na escola , todos vão olhar , vão rir , vão debochar , zoar , esnobar . Esse jovem vai se sentir oprimido por não ser igual aos outros , vai se sentir inferior , e vai querer ser igual , se vestir igual , estar na moda igual seus colegas !
    Isso é a manipulação da Industria Cultural . É a manipulação da mídia que é passada na Tv , radio , Jornal , redes sociais e internet .
    Sim , somos "escravos" desse processo , pois muda a rotina, estilo . Fazem com que nós seguimos um padrão "certo" que eles fazem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole Beatriz S. Ferraz15 setembro, 2015 17:23

      Obs : Nicole Beatriz - 2ºO - nº38

      Excluir
  45. Joseane de lima serie2°0 n°1
    Em 1947 os filósofos criaram termo Industria cultural, Adorno horkheimaer definiram Industria cultural como um sistema politico e económico, e lucrativo, que tinha por finalidade produzir livros filmes , musicas popular e programas entre outros.
    isto quer dizer que industria cultural esta em todo lugar que vamos por exemplo shopping, no cinema ate no lugares mas simples isto nos ajudar muito por termos fácil acesso, quando vamos no shopping , antes de irmos nos procuramos nas revista qual são as roupas que estão na tendência,. isto já e industria cultural .. tudo isto tem vantagem e desvantagem e so sabermos usar de forma correta e não nos tornar escravos.

    ResponderExcluir
  46. Tecnologia tem seu lado bom e seu lado rui, bom antigamente quando irmos ao medico fazer exame para se que doença tínhamos, morreria e nunca ia saber o que a matou, talvez poderia ser algo tão simples, mas as tecnologia não ajudava os médicos realizar exames rápidos, passava mas de meses para saber o resultado quando descobriam, hoje com tecnologia tudo mudou, os fazem os diagnósticos e resultados na mesma hora, esse e lado bom, Mas quando vamos ver o mercado de trabalho as coisas já mudam de sentidos coisas que era pessoas que fazia hoje são maquinas. ,, outro lado e pessoas que não sabe usar de forma correta, e acabar virando escravo, acaba se acomodando com tantas facilidades, as vezes pessoas passam do limite e esquecem do mundo, ficam tipo robôs, e são monitorizados pela tecnologia, .
    Joseane de lima serie:2°0 n°15

    ResponderExcluir
  47. Na meu conceito o engenheiro silvio meira fala ala sobre como a informática foi ganhando espaço e hoje faz parte da nossa vida.
    o computador, o celular e tantos outros aparelhos de informática participam do nosso contidiano. pouco a pouco aprendemos a nos relacionar com as máquinas que agora usamos para quase tudo. a informática mudou os nossos hábitos. será que mudou também a nossa maneira de ver o mundo. há filosofa viviane mosé participou do programa para nos ajudar entender a realidade da tecnologia em nosso mundo.
    O engenheiro silvio meira relata de tudo desde do começo como tudo começou. fala sobre a tecnologia no mundo hoje. vimos na reflexão que deixou bem clara como i dias de hoje, ao jantar tv ligada filha com fones de ouvido outro filho jogando, mae no telefone e pai no computador, e onde fica dialogo com a família, tem pais mais viciados do que filhos,. temos que usar as tecnologia de modo correto , para não se arrepender de pois,
    Joseane De Lima serie 2°0 n°15

    ResponderExcluir
  48. A tecnologia nos trás muitos benefícios mas também diversos malefícios para a vida humana atual. Ao mesmo tempo em que ela ajuda em diversos casos, como para identificar doenças mais rápido, para acelerar processos que há alguns anos seriam muito mais lentos, ela também trás problemas, como roubos, já que os aparelhos caros são cobiçados.
    Além disso, com a crescente tecnologia, as pessoas tem cada vez mais se distanciado umas das outras e se mantidos dependentes cada vez mais delas.
    Ela tanto está a nosso favor como está nos escravizando, já que a dependência das pessoas já passa do normal, o consumismo desenfreado também impulsiona as pessoas a querer aparelhos tecnológicos, como por exemplo celulares, computadores e tablets cada vez mais ou seja, ao mesmo tempo que a tecnologia nos ajuda em diversas situações, ela nos escraviza a querer cada vez mais.

    Vilson Junior, 2ºN, nº38

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o comentário do meu colega de sala Vilson,seu comentário mostrou com clareza seu ponto de vista e especificou bem o abordamento do tema.

      Emily Célia n°07/2°N

      Excluir
  49. Hoje em dia felizmente ou infelizmente a tecnologia ja se faz muito avançada pois é difícil de se achar alguém que nao tenha um celular ou tablets ou qualquer tipo de aparelhos celulares isso é bom porque o acesso é muito mais fácil mas também nao tão bom porque pessoas deixam suas vidas para passar horas e horas perdidas na internet.
    Evelyn Fabiana, n°08 - 2°N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente ou infelizmente, percebo certa imparcialidade no seu comentário, a internet sendo bem utilizada, pode ser bastante benéfica para o ser humano.
      Matheus Raí, n°: 30 - 2°N

      Excluir
  50. Com a chegada da tecnologia avançada muitas coisas podem ser substituídas e acabamos deixando coisas de lado ou seja passando mais tempo na internet do que podendo fazer varias outras coisas até mesmo com a família e amigos deixando de aproveitar melhor seu tempo .
    Evelyn Fabiana, n°08- 2°N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certas coisas jamais serão substituídas pela tecnologia, assim como o afeto, o amor, o carinho.
      Pessoas que não sabem usar a tecnologia de forma certa, pode ser bastante útil pra todos os seres humanos.

      Excluir
    2. A tecnologia ajuda muitas pessoas, mais tem pessoas também que não sabe usar ela para o bem, se uma pessoa sabe mexer na internet e conviver com a família não vai mudar nada, no caso o carinho afeto e paixão vai ficar a mesma coisa.As pessoas tem que saber separar as coisas

      Higor Brito De Castro nº 15 2º N

      Excluir
  51. Emily Célia Bispo Santos n°07 /2°N
    Bom antigamente n teriamos esse total acesso com tecnologias em hospitais,mas atualmente temos e com essas tecnologias médicos salvam vidas e mais vidas,e decobrem um doença com antecedência e dando mais chancer para as pessoas sobreviverem ,tbm hoje temos a internet ela tem os seus prós e contras mas isso só depende de como vc irá aproveita-la ,com ela temos informações,podemos usa-la para estudar,para pesquisar coisas q podemos fazer bom uso.
    Mas tbm como o exemplo do 1° video q utilizaram a sinfonia de Beethoven,tirando totalmente a cultura e a história dessa sinfonia,tbm ocorre isso no nosso dia a dia,a sociedade acaba com a cultura,e nos faz acomodarmos mais e mais com essa situação pois a maioria das pessoas vai pelo o q é mais facil,não costumam parar para pensar,buscar se informar sobre .

    ResponderExcluir
  52. Em meu entendimento o engenheiro Silvio meira,aborda um assunto de como a informatica foi se instalando em nossa sociedade e ganhando espaço ,como os celulares que hoje estão mais avançados ,os tablets,computadores,que agora usamos em nosso cotidiano é mt dificil encontrar alguém que não faça uso desses aparelhos,acredito eu q pelomenos 80% da população faça uso dessas tecnologias,eu por exemplo uso a internet para tudo,para fazer trabalhos,pesquisar para aprimorar os meus conhecimentos,para conversar com amigos e familiares,escutar musicar,ver videos,filmes e etc.A informática mudou nossos hábitos nossas vidas,hoje em dia usamos a internet para tudo.
    O engenheiro Silvio conta tudo desde o começo em que tudo (as tecnologias) foram criadas,fala sobre como usamos a tecnologia de hoje,como usamos muito fones de ouvido,enfim.

    Emily Célia Bispo Santos n°07/2°N

    ResponderExcluir
  53. Em meu entendimento o terceiro e último video,quis abordar sobre o avanço da tecnologia com o passar do tempo,e que ela é comum em nosso dia a dia.
    Emily Célia Bispo Santos n°07/2°N

    ResponderExcluir
  54. Para min a indústria cultural é um conjunto de empresas que investição em seu produtos com tecnologia para atrair mais as pessoas deixando as mais ansiosas para adquirido cada vez mais as pessoas
    Guilherme Rodrigues,2°N,número 14

    ResponderExcluir
  55. Sidney b Proença N ° 31 2° noite

    A tecnologia veio no intuito de ajudar em muito a vida da sociedade mais acaubou atrapalhando muito pois acabou que nao tem conversaçao entre os próprios familiares que estão um do lado do outro, por estarem no celular, ou computador ou tablet. Isso faz com que a familia perca o essência que e a conversação entre si para ajudar em algo que o filho precisa ou osproprios pais

    ResponderExcluir
  56. No começo de tudo a tecnologia foi criada para a melhoria do bem estar do humano, facilitando com que ao invés de usarem pedras, gravetos e folhas, usassem o fogão elétrico. A tecnologia trouxe a luz elétrica para dentro de todos os lares, trazendo praticidade para todas.
    Mas por volta do século vinte, foram criados computadores, internet, smartphones, tablets em geral, trazendo em si, facilidade, praticidade, velocidade e o pior, dependência; fazendo com que todos fiquem fissurados em como mexer, como melhorar, como aprender, como utilizar essa tecnologia nos fornecida. Ja na indústria cultural, ela nos traz disponibilidade para pensar e agir com nossos próprios pensamentos e ações, não sendo movidos pelas redes sociais, onde compartilha a mesma informação, simultaneamente igual. Nós podemos dar nosso ponto de vista, ver o que é melhor. Sim, a industria cultural utiliza a tecnologia, mas para o nosso bem estar, não para nos trazer dependência.
    Gabriella Silvino; n°11- 2°N

    ResponderExcluir
  57. não podemos pensar que a tecnologia veio para resolver todos os nossos problemas.
    pois ela veio para aprimorar e ajudar em alguns setores, mas nos nao sabemos usar a tecnologia em pro de beneficios a nos mesmo exagerando a certo ponto e tudo que usado demasiadamente pode nos fazer mal.
    o que teria que ser feito e o uso correto em horário correto pois tudo tem seu momento

    ResponderExcluir
  58. A tecnologia é utilizada para facilitar o nosso dia a dia . Ela faz parte da nossa vida, e com o passar do tempo, o ser humano vai se tornando dependente da tecnologia. Ela vem nos ajudando em vários tipos de coisas, como: transporte, comunicação, educação e etc . A tecnologia está tão avançada que nós a encontramos ate mesmo dentro de nossos lares, ajudando em nosso dia a dia .
    Ao ouvir a palavra tecnologia, a maioria das pessoas pensam em algum computador, tablete, celulares, microondas, televisao, algo desse tipo, mas a tecnologia vai muito alem disso . Ela não consiste apenas em objetos . A tecnologia é encontrada a todo momento em nossa vida, vem evoluindo cada dia mais rápido .
    Hoje, independente da idade, todas as pessoas tem contato com a tecnologia, mesmo que seja pouco .
    Apesar da tecnologia trazer varias vantagens para a vida das pessoas, ela também traz desvantagens, um exemplo é o uso da internet, as pessoas fazem ate compras sem sair de casa, enquanto poderiam estar andando para praticar exercício, elas se tornam sedentárias, viciadas nas facilidades. Elas ficam isoladas, ate mesmo sem se comunicar com as pessoas pessoalmente .
    Já a Indústria cultural envolve a criação e distribuição de cultura para o público, cultura é algo q não pode ser tão controlado quanto a mídia. Por isso é importante q as pessoas sempre procurem ter contato com ela, para que consigam pensar por si mesmas e tenham um pensamento crítico sobre os fatos .
    Clara Silva; n°05 - 2°N

    ResponderExcluir
  59. o ponto das industrias culturais sao que assemelham algo ao produto paratornalo de facil identificaçao entre os consumidores fazendo com que logo que escutarem ou verem algo se lembraram do produto que usa essa imagem ou essa musica
    o fato e que muitas coisas como musicas nem sempre estao ligadas ao produto e fazendo com que o real sentido da musica se perca.
    sidney 2 R

    ResponderExcluir
  60. Industrial Cultural é um meio de produzir bens a cultura para passar conhecimento ao povo; e pode afetar as decisões e personalidades.A tecnologia causa vício,pois pra tudo usamos.Os seres humanos está se tornando escravo sim,por ela dá tudo que precisamos sem fazer nenhum esforço e com isso  perdemos totalmente a criatividade. Na minha opinião o ser humano com toda essa tecnologia está deixando de viver e aproveita a vida. 
    Vitor farias oliveira N°40 2°N
     

    ResponderExcluir
  61. Na minha opinião a tecnologia tem feito o ser humano se acomodar sim. A tecnologia cada vez mais evoluida, isso acaba fazendo com que quase tudo o que o ser humano costumava a fazer, a tecnologia faz por ele. Posso citar como exemplo as redes de fast food’s, máquinas de lavar louça, até escova de dentre elétrica etc.. Isso, ajuda em alguns momentos SIM, não vou dizer que não, mas muitas vezes as pessoas acabam se acomodando de mais, e se viciando nisso. Na internet podemos encontrar tudo pronto, pensamentos, trabalhos, respostas prontas, e com isso o ser humano acaba ficando mal acostumando, vai para o mais fácil e prático.


    Letícia Teles n° 26 série 2°N

    ResponderExcluir
  62. A tecnologia é tão grande , que acaba dificultando o nosso aprendizado por ter o acesso tão facil as informações , resumos de livros e até mesmo repostas de questões de provas e por ter acesso tão fácil a tudo isso nos paramos de pensar sobre o assunto . Ex : Uma questão que não conseguimos resolver a gente não vai ficar pensando porque sabemos que podemos procurar tudo na internet . Do mesmo jeito que a internet nos ajuda ela também acaba atrapalhando.

    Luis Felipe Almeida 2°R n°21

    ResponderExcluir
  63. Industria cultural, um ideal que domina a divulgação de um produto, por meio da televisão, folhetos, fotografias, tudo vira negocio através desses meios oque é importante é a venda do produto, e não a origem; mas é desta forma que as pessoas lembram, compram e gastam. O importante é ganhar financiariamente e não cultura como os filósofos queriam, como a musica de Beethoven no caminhão de gás, pois ninguém assemelha a musica a um grande musico e uma grande musica, muitos nem conhecem a mesma e seu conteúdo cultural.

    Enzo Oliveira de Toledo, nº10 - 2ºO

    ResponderExcluir
  64. Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.

    A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e um produto ruim capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação.
    Matheus de Sousa santos N°29/ 2°N

    ResponderExcluir
  65. Acredito que somos escravos da tecnologia, precisamos delas, antigamente os alunos pesquisavam os trabalhos indo ha biblioteca, se deslocavam de casa até chegar ao seu destino, lá liam vários livros para chegar ao conteúdo pretendido faziam vários rascunhos. Agora tudo isso acabou, é só dar algum passos em sua própria casa para chegar ao computador, usar simplesmente seus dedos para clicar as teclas e já aparece tudo oque precisa, copiar através da impressora e ta feito o trabalho.
    OBS: Nem todos os professores aceitam trabalhos imprimidos, fica bem claro. xDD
    Enzo Oliveira de Toledo, nº10 - 2ºO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ocorreu foi que a facilidade evoluiu com o tempo. Se na época de Platão alguém dissesse para ele que, muitos anos a frente as pessoas teriam um aparelho, que caberia no bolso e qualquer informação poderia ser vista em questão de segundos, a minha opinião é que ele diria que nós hoje, seríamos um povo muito evoluído, com sede de conhecimento e fácil acesso a tudo, ou seja, a fórmula perfeita para a aquisição de um vasto conhecimento. Como podemos ver, nós somos esse povo, e podemos também relatar que a informação é de fácil acesso, porém depende o que a pessoa está interessada em saber. O ser humano tem as ferramentas em suas mãos, basta agora saber usá-las.

      Gabriel de Castro Chaves No11 2o ano O

      Excluir
  66. Os filósofos acham que a sociedade esta perdendo a sua própria essência, imaginação e criatividade para a tecnologia, mesmo entendendo esse pensamento nos tempos atuais principalmente a era da tecnologia é muito importante pois precisamos dela, no emprego, trabalho de escola, para fazer um documento ( RG primeiro tem que ser agendado pela internet e não ir pessoalmente como era antigamente ), currículo muitas empresas exigem via internet.

    Enzo Oliveira de Toledo, nº10 - 2ºO

    ResponderExcluir
  67. Hoje em dia, estamos passando por um período de renovações constantes, principalmente quando o assunto é tecnologia; caminhando ao lado da globalização, os desenvolvimentos tecnológicos vem nos proporcionando cada vez mais facilidades a cada dia que passa, nos dias de hoje você pode desde fazer compras até depositar dinheiro em sua conta corrente sem nem mesmo "levantar da cama". Isso deveria representar um grande avanço na história e nada mais que isso, porém, com isso as pessoas estão tendendo a se tornar cada vez mais sedentarias, milhões são os cadastrados nos mais diversos sites de relacionamentos pelo mundo todo, hoje se tornou mais conveniente conversar com seus amigos pelo whatsapp ou pelo messenger do que comunicar pessoalmente com as pessoas; se tornou muito mais fácil você pedir suas compras via internet, com isso você acaba perdendo a oportunidade de caminhar até uma loja por exemplo ( caminhadas são um dos melhores exercícios para o coração, artérias e proporciona um auxílio significativo na perda de peso).
    Matheus de Sousa santos N°29 / 2°N

    ResponderExcluir
  68. Somos escravos de todo tipo de tecnologia e quase sempre passamos a maioria do tempo nos celulares , isso acaba nos prejudicando de uma certa forma porque tudo o que você quer você acha na internet , é muito dificil você ver alguém que pegue um livro e leia ele tudo para fazer uma pesquisa , antigamente isso era normal já hoje em dia as pessoas nem leem o que vão colocar nos trabalhos e pesquisas de escola , muita das vezes a pessoa não busca o conhecimento do tema porque a internet ja da tudo pronto ai a pessoa só copia e cola .

    ResponderExcluir
  69. Thiago Kiill 2°S n:30

    Bom , a Industria cultural seria a que produz canais, jornais, rádios, revistas e muitas coisas, sendo assim , dizendo o que a sociedade deve pensar , agir e se vestir da maneira que eles escolherem , caso não esteja no padrão dele , você sera excluído pela sociedade por ser diferente dos padrões que eles determinam.Fazendo que as pessoas tornense consumidoras e mudando as essências das culturas.

    ResponderExcluir
  70. Thiago Kiill 2°S n:30

    A tecnologia nos dias atuais está sendo usada de maneira errada , fazendo que as pessoas sejam independentes dela , com esse mal uso muitas pessoas são escravas dela , um grande exemplo é a dependência do celular , muitos não vivem sem um dia longe do aparelho.As pessoas estão perdendo a criatividade de tanto usar a tecnologia ,ela é uma ferramenta para se comunicar e trocar ideias para melhor o conhecimento , sendo assim , nós precisamos dela , mas devemos utilizar ela devidamente sem exageros para não se tornamos escravos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo da sua afirmação, pois eu sou "dependente" do meu celular, ele é meu primeiro meio de comunicação, programo ele para lembrar compromissos, vejo as notícias do dia, fico atualizado e quanto mais ferramentas ele me fornecer melhor, portanto, espero que a tecnologia evolua cada vez mais. Acredito não ser escravo da tecnologia, apenas uso ela ao meu favor, como eu havia dito em meu comentário no fórum "pessoas para fazer mau uso de qualquer coisa sempre haverá".

      Gabriel de Castro Chaves No11 2o ano O

      Excluir
    2. Acho que a pessoa não faz nada forçado, ela tem que escolher o que vai fazer ou postar.. Através disso elas se tornam dependentes, mais elas fazem as escolhas.. As pessoas estão deixando de viver para criticar pessoas através da internet.. Temos que utilizar para o nosso bem, para isso que serve ela.
      Leonardo Henrique 2°P n° 19 noite

      Excluir
  71. As pessoas que ter uma tecnologia melhor que antiga quando mostra uma melhor que antiga ai pessoas falam nossa eu quero vou compra ai depois 1 ou 2 ano depois sai outro mais as pessoa querem o melhor.
    Jonas Firmino Alves 2-O n:13

    ResponderExcluir
  72. Vivian dos Santos N°: 33 2°R
    Na minha opinião a Indústria cultura é tudo, até mesmo a televisão como por exemplo o toque que a rede globo ultilizava, fazendo com que as pessoas fossem influênciadas a assistir só aquele canal.
    A tecnologia Está ao nosso serviço, pois tudo que precisamos tanto para trabalhos ou pesquisa ultilizamos a internet um meio fácil e simples de se usar. Futuramente não tera mais livros ou jornais para que Ultilizamos como um meio de pesquisa. porque ? tudo ficou mais fácil e simples o que é ruim para as pessoas até mesmo, nos estudantes. quando mais facil for, menos aprendemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre oque você disse que quanto mais fácil forem as pesquisas menos aprendemos não concordo, pois a internet é um meio de aprofundar mais as nossas ideias, e de qualquer forma estudamos e com as aulas aprendemos..

      Larissa De Oliveira 2 ano R N: 20

      Excluir
    2. Como eu disse é minha opinião e é o que eu acho sobre a tecnologia muitos usam, mais ninguem procura se aprofundar ou pesquisar algo da maneira antiga. Procuram usar o modo mais simples e fácil.

      Excluir
  73. A parte em que estamos alienados por qualquer tipo de tecnologia, isso é obvio. A internet tem nos deixados incapacitados, temos tudo em fácil acesso, respostas, compras, bancos, argumentos e etc. Já se foi o tempo em que só usávamos a internet para uma pequena diversão, ou para dar um pequeno exemplo sobre o que queremos.
    Kathelyn Marques 2R N19

    ResponderExcluir
  74. Indústria cultural é todo aparato de mídia, de arte, de moda e etc, que lançam tendências de comportamento, produzindo a chamada cultura das massas. A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e um produto ruim capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação. Já no Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país. Infelizmente, a triste realidade brasileira é que são focados apenas objetos de compra e venda e não a propriamente cultura no qual esta se propunha.


    Larissa De Oliveira 2 ano R N: 20

    ResponderExcluir
  75. Sobre oque você disse que quanto mais fácil forem as pesquisas menos aprendemos não concordo, pois a internet é um meio de aprofundar mais as nossas ideias, e de qualquer forma estudamos e com as aulas aprendemos...

    Larissa De Oliveira 2 ano R N: 20

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. a Industria Cultural é a manipulação da mídia que é passada pela Tv , radio , Jornal , redes sociais e internet. . . a seus consumidores POR EXEMPLO:
    Quando as pessoas vê aquele celular lançamento. nesse momento a pessoa por ver na Tv ,todo mundo comprando e mais caro pensa que só por isso tem qualidade nem sempre é assim, mas as pessoa não se tocam e acabando deixando a qualidade de lado.Ou até mesmo por roupa muitos pensam que aquele tenis de 1000R$ é mais confortável isso e aquilo mas não é isso chega no final, não é nada disso e você fica sendo visto como o boyzinho da escola e o queridinho do ladrão.uma frase que achei interessante é a do bob marley : Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais. esse cara sim no meu ponto de vista foi feliz. ;)

    KAIO ALVES DE SOUZA Nº16 2ºO

    ResponderExcluir
  78. Não vejo mal na tecnologia, muito pelo contrário, ela contribuiu e muito para o avanço da nossa espécie. É óbvio que tratando-se de seres humanos, alguém irá fazer o uso da forma que julgamos incorreta, mas ao colocar na balança é possível perceber que houve uma grande contribuição para nós como na medicina, engenharia e outras diversas áreas. Nós muitas vezes, relacionamos tecnologia a computação, porém, até mesmo a roda que foi inventada a muitos anos atrás, foi e é, uma tecnologia e realmente contribuiu para a nossa evolução. Portanto eu sou a favor sim da tecnologia e de deu avanço, e pessoas para fazer mau uso de qualquer coisa sempre haverá.

    Gabriel de Castro Chaves No 11 2 ano O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, acho que necessitamos dela pra quase tudo hoje em dia, realmente tem pessoas que utilizam a internet para outras coisas.. Acho que temos que aproveitar ao maximo todas essas coisas, necessitamos para fazer as nossas coisas..

      Leonardo Henrique 2°P n°19 noitr

      Excluir
    2. Concordo plenamente com seu comentário , pois acho que através da tecnologia somo impulsionados cada vez mais para um futuro promissor e que nos possibilitara grandes feitos em nossa sociedade.A tecnologia tem nos dado grandes resultados tanto na comunicação rápida e eficaz , facilitando a expansão de diversas áreas comunicativas.

      Matheus Simões 2ºO Nº24

      Excluir
    3. Concordo com o pensamento do Gabriel, a tecnologia só trouxe beneficio para o ser humano, hoje em dia nenhuma pessoa sobrevive sem internet ou algum aparelho eletrônico, muitas das pessoas hoje e dia ficaria se comer por que a base de tudo e os eletrotônicos que usam para fazer os alimentos, então a tecnologia só trouxe benefícios a nossa especie

      Higor Brito De Castro nº15 2º N

      Excluir
  79. Vivian dos santos Nº33 2ºR
    Pra mim a Industria cultural, seria um dos meios de alienação pessoas sendo mais influênciadas pela Televisão, pela internet entre outros. por exemplo: em um comercial de shampoo se diz que o produto é bom para os cabelos todas as mulheres que gostarem vão comprar, tendo qualidade ou não .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que através dos nosso atos que acontece a alienação, muitas vezes fazemos as coisas por causa dos outros, só para não ficar pot baixo, queremos um celular da moda ou algo do tipo, temos que mudar o nosso pensar, temos que nos preocupar com o nosso próximo e não apenas falar.

      Lucas Fagundes 2°P n° 22 noite

      Excluir
    2. Concordo com você, Realmente precisamos Nós preocupar com o Próximo, não pensar só em nós
      Vivian dos santos Nº33 2ºR Noite

      Excluir
  80. Aline Baltazar 2P n°01 noite

    A internet é muito importante para nos também, ela é uma ferremente muito importante, precisamos dela hoje em dia, mais tudo em excesso faz mal, com ela não é diferente, temos que saber usar ela com sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com a Aline, mais acho que não necessitamos tanto assim dela, acho que temos que fazer as coisas que necessitamos e não ser dependentes dela, muitas pessoas não vivem sem o celular ou algo do tipo, temos que ter cuidado com isso.

      Matheus Santos N• 26 2p

      Excluir
    2. como disse em outro comentario se nao soubermos como usar a internet pode se tornar um vicio e pode gerar ate os fatos de acedio sexual como é muito visto por ai a fora pessoas que não conhecem a internet e saiem fazendo tudo sem saber nada
      Silas Alves n 30 2Q

      Excluir
  81. Eu observei algumas coisas nos videos, pessoas estão fazendo escolhas erradas, muitas vezes deixamos de conversar com a familia ou coisas do tipo.. Temos que deixar de ser reféns da internet, TV e etc.. Temos que interagir com as pessoas não só pela internet, mais também pessoalmente, no video mostra uma familia na mesa, e cada um faz uma coisa diferente , isso acontece nos nossos lares, temos que mudar isso, temos que dar atenção para as coisas que são importantes pra nos.

    Lucas Fagundes 2°P n°22

    ResponderExcluir
  82. Vivian dos santos Nº33 2ºR Noite
    Na tecnologia ou melhor na internet há meios da alienação, como um produto por exemplo: Um tênis na loja é mais caro, mais na internet você procura e acha um preço melhor mais em conta. então a tecnologia ajuda para muitas coisas sim realmente. Mas hoje em dia as pessoas usam mais a internet do que um livro para ler, até mesmo pesquisar algo. Por fim ninguém procura utilizar jornais ou livros acabamos nós acomodando pelo modo mais simples e fácil .

    ResponderExcluir
  83. Industria cultural nada mais é do que a utilização da arte para fins lucrativos, de uma maneira resumida, é a influência da mídia na massa geradora de cultura, nós, indivíduos de uma sociedade, que às vezes sem perceber ditamos o que é moda, o melhor produto a ser adquirido ou a melhor marca à ser comprada. Logo, a indústria se beneficia dessa situação, pois tudo que está "em alta" e atrai os olhares do público é um potencial gerador de lucro. O lado ruim da indústria cultural, ao meu ver, é que ela também é uma forma de alienação do povo, as pessoas são facilmente influenciadas pelos mecanismos de comunicação à serem usuárias dessa cultura da massa, logo, pode-se dizer que muitos indivíduos encontram-se refém da moda, das tendências tecnológicas e também da mídia, juntamente com os meios de produção. Devemos saber separar o joio do trigo, e nos beneficiarmos com o que há de novo no mercado, sem ultrapassarmos os limites racionais.

    Gabriel Mendroni de Souza - n 12 - 2 O

    ResponderExcluir
  84. A questão da tecnologia é um assunto muito amplo, que traz seus prós e contras, assim como qualquer assunto que gera divergência de opiniões. Para começar, quero ressaltar que, ao meu ver, sim, deixamos de utilizar os meios tecnológicos para nosso benefício e nos tornamos escravos deles. Nos dias de hoje, não há quem consiga viver sem seu aparelho celular, sem uma boa televisão, ou um computador para trabalhar e estudar. Também é fácil de encontrarmos indivíduos totalmente viciados e dependentes da tecnologia, pessoas que ao passarem algumas horas sem responder seu WhatsApp, ou entrar no Facebook, entram em desespero. Eu, por exemplo, fiquei um dia sem utilizar meu celular porquê estava sem carregador, me senti "fora do mundo", desconectado dos demais... O uso da tecnologia já ultrapassou os limites saudáveis e se tornou um vício, assim como as drogas, inclusive nos EUA já existem clínicas de reabilitação para viciados em internet. A coisa realmente está séria! Também é muito comum, ao entramos num restaurante, vermos grupos de pessoas, que ao invés de estarem comendo, todos estão mexendo no celular, não há diálogo boca a boca, tão pouco alimentação rsrs Acho que devemos retomar os valores de comunicação face a face, e achar outros métodos mais saudáveis de interação e entretenimento no cotidiano, pois todos levamos uma rotina estressante. Parques, cinema, passeios em família, um bom livro e um filme interessante, ao meu ver, são ótimas opções de escaparmos da epidemia tecnológica antes de pararmos na unidade de tratamento intensivo virtual.

    Gabriel Mendroni de Souza - n 12 - 2 O

    ResponderExcluir
  85. A indústria cultural está presente na vida cotidiana da população e exerce uma forte influencia sobre ela. O seu caráter manipulador (e conservador) já foi denunciado inúmeras vezes. A visão ingênua da indústria cultural que a julga uma manifestação dos interesses do conjunto da sociedade, um produto dela e, por isso, um meio de comunicação que exerce uma ação benéfica sobre a população, reproduzindo o que ela quer ver, não se sustenta desde o surgimento das várias análises sobre a indústria cultural a partir da obra clássica de Adorno e Horkheimer (1986). Iremos, no presente texto, buscar analisar a concepção de indústria cultural no sentido de perceber suas contradições, indo além da percepção de seu papel conservador e manipulador.
    Uns dizem que a indústria cultural é expressão da dominação burguesa e da alienação. Ela tira das "classes subalternas" a possibilidade de elaborarem uma cultura própria e crítica, pois a comunicação de massas é uma "rua de mão única" onde fora os números do ibope não existe nenhuma atuação do público sobre os meios de comunicação (Numeriano, 1990).
    Esta interpretação da indústria cultural tem sua origem nas análises clássicas de Adorno e Horkheimer. Para estes representantes da Escola de Frankfurt, a indústria cultural nega aos consumidores aquilo que lhe promete. Ela é uma fábrica de ilusões e de consumo superficial (Adorno & Horkheimer, 1986; Jay, 1988). Estes autores, os primeiros a utilizar o termo "indústria cultural", fazem uma severa crítica a ela. Segundo Adorno, "a indústria cultural é a integração deliberada, a partir do alto, de seus consumidores" (Adorno, 1977, p. 287).

    Nathally Carvejani 2°Q número 26

    ResponderExcluir
  86. O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial[1] .

    Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termo pela primeira vez no capítulo: O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942, mas publicada somente em 1947

    Nathally Carvejani 2°Q número 26

    ResponderExcluir
  87. Para complementar minha participação no fórum, gostaria de comentar o que na minha opinião é o principal lado negativo da tecnologia... A redução de empregos! Sim, muitos acreditam que a tecnologia é uma ferramenta geradora de empregos na sociedade, mas ela é totalmente o oposto. Cada vez mais funcionários são substituídos por máquinas, nas montadoras de automóveis, por exemplo, o índice de demissões de funcionários substituídos por robôs só aumenta. Um exemplo que passa despercebido aos olhos de muitos, mas nos deparamos quase todos os dias, são os cobradores de ônibus, que estão sendo substituídos pelo bilhete único e pelo próprio motorista. Outro exemplo são as atendentes em grandes empresas, todos ao menos uma vez já ligaram para uma grande empresa e foram atendidos por uma secretária eletrônica, capaz de realizar o mesmo serviço de uma telefonista, quase sem custos, gerando um maior lucro ao ex gerador de empregos, e consequentemente tornando não só ele, como a população, vítimas da tecnologia. Até em equipamentos bélicos a tecnologia está presente, já existem tanques operados por controle remoto, e até aviões sem piloto, capazes de sobrevoar zonas de guerra e atingir seus alvos sendo controlados por uma central. Estamos perto de viver situações antes vistas somente em filmes, como robôs interagindo em sociedade, ou até uma guerra entre homem e máquina... Se bem que o confronto mental entre os dois, em muitos, já começou.

    Gabriel Mendroni de Souza - n 12 - 2 O

    ResponderExcluir
  88. Maithe Simões nº23 2O

    Para terminar minha participação no fórum desse bimestre, quero deixar minha opinião.
    Bom eu entendi e conclui que a tecnologia é um beneficio para todos nos pois conseguimos fazer muitas coisas com ela,podemos fazer pesquisas,entre outras coisas muito importante.
    Mais também acho que tem seus pontos negativos,pois com o avanço da tecnologia,as pessoas perderam o contato,as famílias não sentam mais juntas para jantar ou almoçar,não se comunicam igual antes.Percebo também que muitas pessoas perderam o emprego por maio do avanço da tecnologia,pois uma empresa certamente ira preferir uma maquina que só gastara com a manutenção,do que um homem que precisa de salário,13,férias que fica doente etc.Pra mim esse é o ponto negativo que mais nos prejudica mais também precisamos da tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A tecnologia é útil para muitas coisas, mas temos que aprender a dividir as coisas, ver o valor que a tecnologia tem, nao só o uso dos aparelhos tecnológicos, nao so o uso da internet! Por causa da internet, televisões, etc, fizeram com que as pessoas parassem de se comunicar pessoalmente com as pessoas que estão ao seu redor, ate os mais velhos estão assim, nao são só os jovens, a maioria das pessoas estao dependentes disso. Temos que parar pra pensar nisso e tentarmos mudar essa situação .
      Clara Silva n°05- 2°N

      Excluir
  89. Com base no conteúdo apresentado pelo professor , pude concluir que a industria cultural, em todos os ramos existem produtos adaptados para que a nossa sociedade ao passar do tempo consuma mais e mais , sendo por elas que as indústrias se alimentam , tendo as pessoas não como um sujeito, mas sim como um objeto. Este termo define as produções artísticas e culturais organizadas no contexto das relações capitalistas de produção, uma vez lançadas no mercado, as pessoas são estimuladas pelos objetos de alienação a consumir cada vez mais.

    Matheus Simões 2ºO Nº: 24

    ResponderExcluir

  90. A existência de meios de comunicação capazes de colocar uma mensagem ao alcance de grande número de indivíduos não basta para caracterizar a existência de uma Indústria Cultural e de uma cultura de massa.
    Ou seja uma maneira de alienar as pessoas por meios de comunicação até por internet, como Facebook e outras redes sociais.
    Talita Ramos 2 Q número 38

    ResponderExcluir
  91. A Indústria Cultural surgiu na Europa a partir da Revolução Industrial, no século XVIII. O termo foi inicialmente pronunciado pelos teóricos da Escola de Frankfurt Theodor Adorno e Max Horkheimer, sendo que anteriormente utilizava-se o termo “cultura de massa”, ou seja, cultura que surge nas massas. Para Adorno “na indústria cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados comerciais”.

    Nathally Carvejani 2Q número 26

    ResponderExcluir
  92. A Indústria Cultural é todo aparato de mídia, de arte, de moda e etc... Que lançam tendências de comportamento, produzindo a chamada cultura das massas.

    Nathally carvejani 2Q número 26

    ResponderExcluir
  93. •Tudo pode influenciar a cultura indústrial, como lançamento de um livro ou filme até mesmo a internet
    •Tem como objetivo adquirir lucros.
    •jornais sensacionalistas são um forte exemplo de indústria cultural
    Talita Ramos 2 Q número 38

    ResponderExcluir
  94. No meu entendimento Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro ... As principais formas culturais construída por essas indústrias é a televisão e a internet, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo.

    Caio Vinicius da Silva,Numero:04//Ano:2-N

    ResponderExcluir
  95. A tecnologia tem sim sua parte boa, porque podemos ter com muito mais facilidade coisas ao nosso alcance, além de conversar e se divertir com muitas coisas que ela oferece .
    Evelyn Fabiana,n°08 - 2°N

    ResponderExcluir
  96. Caroline Ribeiro de lima 16 setembro numero 39 2 Q Noite.
    Uma parte da sociedade se tornou sim escravo da tecnologia, uma vez que deixa ela domina suas vidas, deixa de conviver em família, de ler um livro sair para passear, para estar no celular ou no computador batendo papo ou jogando e etc. Mas também não pode esquecer que a tecnologia faz parte das nossas vidas pois dependemos dela pra tudo.

    ResponderExcluir
  97. Adorno e Horkheimer definiram a industria cultural como um sistema politico e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura: filmes livros, musica, popular, programas de tv entre outros. Isso afeta nossa vida como uma manipulação social.
    Kaique 2ºn Numero 22 Período tarde

    ResponderExcluir
  98. A tecnologia estar afetando as pessoas, pois muitas estão se viciando e deixando de viver em sociedade para viver um mundo virtual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que as pessoas viciadas na tecnologia nao é certamente pela tecnologia e sim por falta de conciencia para saber dosar a hora de usar a tecnologia
      Silas Alves n 30 2Q

      Excluir
  99. Para que a indústria cultural exista, é necessário a existência de alguns fatores: Arte, meios de comunicação, massa, alienação e óbvio a indústria.
    Para compreender o que é realizado pela indústria cultural é necessário compreender o conceito de cada um desses fatores.
    A arte é aquilo que possui um significado além do objeto que está reproduzido. Possuindo uma grande importância cultural e histórica, possibilitando diversas análises ao longo dos anos. Massa, é um grupo de muitas pessoas que possuem um interesse em comum. Alienação é a diminuição da capacidade de pensar, analisar e reproduzir ideias por si só. Fazendo com que assim, o alienado aceite qualquer conteúdo proposto por não questionar as informações que recebe. Os meios de comunicação, são nada mais que transmissores de mensagens e informações. A indústria é aquilo que surgiu no século 18 através da revolução industrial trazendo consigo o sistema capitalista.
    Agora vamos realizar a ordem com que esses fatores ocorrem na indústria cultural. A indústria pega a arte e tira toda a grandiosidade de seu significado, transformando-a em um produto para consumo que nada mais é do que um objeto a ser trocado por capital. O objetivo de realizar essa transformação é, vender para a grande massa trazendo lucro para a indústria. Para que isso ocorra é necessário que os meios de comunicação realizem, através de suas mensagens, a alienação da grande massa. Fazendo que ela passe a ser consumista e um grande objeto de lucro.
    Helayne Christina Matos 2R n•15

    ResponderExcluir
  100. A tecnologia se usa com moderação e decência, é muito aprovada embora algumas pessoas nao saibam usá-la, ela nos ajuda em vários aspectos, facilitando imensamente nossas vidas com o avanço dela.
    Evelyn Fabiana, n°08 - 2°N

    ResponderExcluir
  101. A tecnologia foi desenvolvida com apenas um propósito: facilitar a vida humana. Dizer que isso não foi atingido é uma grande mentira a partir do momento que, estamos utilizando a tecnologia nesse exato momento como meio de educação. A tecnologia melhorou muito a qualidade de vida do homem, seja através das melhorias na saúde ou na comunicação mais facilitada. O grande problema da tecnologia hoje, é nada mais nada menos que a industria cultural. Como a tecnologia veio trazendo um grande lucro para as empresas, cada vez mais eles realizam melhorias em aparelhos como celulares ou televisores que, nem sempre são necessárias e transmitem para as massas como se fossem impossíveis de viver sem. A industria cultura vem causando a nossa população uma grande inversão de valores quando, fazem a massa crer que "ter é melhor do que ser", quando fazem a grande massa achar que é melhor possuir um tênis de R$ 1.500 do que um bom caráter, uma boa índole.
    Helayne Christina Matos 2R nº15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim a tecnologia facilitou tanto a vida das pessoas , que se nao fosse ela nao estriamos fazendo o forum .
      mas se formos pensar desde o surgimento da tecnologia ... muitas coisas precisavam de um certo esforcço para ser funcional
      Silas Alves n:30 2Q

      Excluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Como atualmente o grande foco da industria cultural vem sendo a tecnologia, a nossa geração está se tornando uma grande maquina de consumo desenfreado e uma geração com pouco contato pessoal. Uma boa representação disso é esta animação: https://www.youtube.com/watch?v=tbwohTxONHQ que mostra como a sociedade está se torando fria e como vem se falsificando nas redes sociais para tornar a própria vida mais interessante.
    Helayne Christina Matos 2R n15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Chris, isso que você salientou nos mostra como a espontaneidade e a autenticidade do ser humano esta se perdendo conforme a tecnologia evolui. Cérebros já não precisam pensar, afinal maquinas pensam melhor. Mãos não precisam criar, afinal, maquinas criam melhor. Em breve, pessoas não precisarão de pessoas, afinal, "A maquina é uma companhia melhor".

      Gabriela Novais 2ºQ - n 06

      Excluir
  104. A tecnologia foi desenvolvida para facilitar algumas necessidades, mas o próprio ser humano fez mal uso dela. Assim, ficamos refém dessa máquina humana .
    Kathelyn Marques 2R N19

    ResponderExcluir
  105. A tecnologia pode ser utilizada tanto para fortalecer e desenvolver ainda mais a criatividade, como para fazer com que a criatividade vá se perdendo ao longo dos tempos. Existem programas de computadores e celulares que, possuem como objetivo desenvolver personagens 3D ou até mesmo criar um bairro inteiro e uma família virtual, como é o caso do jogo The Sims. Ao mesmo tempo que a tecnologia é usada como ferramente para dar origem e vida a personagens de filme, criar programas para a realização de trabalhos artísticos ela pode ser vista como uma grande barreira da criatividade. A grande barreira é criada pelo comodismo, que faz com que sempre trilhemos o caminho mais fácil, não nos desenvolvendo em meio das dificuldades. Se ficarmos sempre a mercê do que a tecnologia nos proporciona, não vamos conseguir nos desenvolver como pessoas, como seres humanos, apenas como maquinas e robôs. Ao invés de utilizar a tecnologia como ferramenta de auxilio para nossos afazeres, estamos nos tornando escravos dela esperando que ela faça absolutamente tudo em nosso lugar, dessa maneira não śo perdemos a criatividade como também, a vida.
    Helayne Christina Matos 2R 15

    ResponderExcluir
  106. Resumindo aquilo que Adorno e M.Horkheimer sintetizaram e nomearam como Indústria Cultural, ela nada mais é do que a subjetividade existente na comunicação em massa, onde subliminarmente o povo que à consome (quase que inevitavelmente), é exortado à aderir à ideias tendenciosas, e aos modelos culturais impostos pelos idealizadores dos diversos ramos existentes da comunicação.
    É comum à qualquer pessoa atenciosa, perceber que a grande maioria das pessoas deste século aderem à esses modelos de fonte de informação e entretenimento, com fervor. E é perceptível o fato de que, essas fontes têm restringido as capacidades filosóficas, ideológicas e até mesmo de autonomia comportamental de grande parcela das pessoas que delas consomem.
    A sociedade tem sido cada vez mais padronizada, e muitas pessoas tem apresentado uma limitação enorme quando o assunto é autenticidade cultural. Afinal, cultura é o que somos, é tudo que entendemos por realidade social, e como nos expressamos e interagimos com as pessoas do meio em que vivemos; E à partir do momento em que a nossa cultura deixa de ser algo autentico, onde os interesses capitalistas, e não a espontaneidade do ser humano como ser racional, é que começa a ditar padrões culturais, isso se torna o que chamaram Adorno e Horkheimer de Industria Cultural, já que há ai uma comercialização das características (gostos, ideais, estilo e etc) do ser como individuo.
    E ao meu ver, essa industrialização da cultura é a grande responsável por grande parte dos problemas sociais, especialmente no Brasil, onde somado com diversos outros fatores, leva à uma grande manipulação da massa, onde o povo é alienado através das mídias à agir e pensar como o mercado, o governo e diversos outros poderosos da comunicação ditam.
    Com o avanço tecnológico, seria estupides fechar os olhos para o grandiosismo e as vantagens das técnicas de comunicação, porém, não devemos abrir mão da verdadeira cultura que é aquela espontânea, que se manifesta através da arte (literatura, musica, teatro), onde não é necessário tecnologia alguma para que se tornem existentes, onde o entretenimento e o espetáculo surgem de algo que todos nós temos, do cérebro, do coração, do potencial de criação.

    Gabriela Novais Cardoso 2ºQ nº06

    ResponderExcluir
  107. Podemos por fim concluir que a Industria Cultural é um meio influenciador para o consumo de modo em que as pessoas vão sendo consumidas por objetos,produtos e etc, que as alienam tornando-nas pessoas consumistas de modo com que vejam o consumo como um ponto positivo , mas na verdade estão sendo objetos para o aumento de capital.

    Matheus Simões 2ºO Nº24

    ResponderExcluir
  108. Como os filósofos afirmam, a indústria cultural tira toda a sensibilidade da massa e procura padroniza-lá, fazendo com que todos pensem e ajam da mesma maneira. Isso atualmente causa grandes problemas, analisando de uma forma global, a industria cultural é diferente em cada cultura. Isso faz com que pessoas que seguem determinada cultura, criem um grande preconceito com pessoas que seguem outra. Isso pode gerar conflitos políticos e ideológicos, como os que ocorrem entre a cultura oriental e ocidental, ou pode ocorrer dentro de um mesmo país, como é o caso do Brasil. Por ter sido fruto de uma grande miscigenação de cultura, dentro do Brasil, há atualmente muita intolerância religiosa e diversos preconceitos. Porque atualmente a industria cultural brasileira, vem pregando o padrão heteronormativo, branco, classe média alta e cristão, ignorando a laicidade do estado e as diversas culturas existentes aqui.
    Helayne Christina Matos 2R n15

    ResponderExcluir