FÓRUM 3 ANO 3 BIMESTRE 2015



Seja bem vindo as discussões do fórum!

ORIENTAÇÕES E REGRAS
Não esqueça a sua identificação com seu nome, número e série.
Fique atento com as datas e prazos para postagem.
Não deixe de interagir e comentar as respostas dos demais colegas.
Só será validado nota para o aluno que participou do fórum no mínimo três vezes, ou seja, uma postagem não gera nota, pois não houve participação e interação com os colegas.
Plagio será atribuído zero como nota.
Citar a fonte quando se basear no pensamento de outros.
Verificar após o envio o recado que sua mensagem foi postada e olhar se seu pensamento está junto com os outros, salve antes de postar.
Bom trabalho a todos!
Data de Início: 30/08/2015
Data de Encerramento: 16/09/2015





O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana. Segundo Hannah Arendt, filósofa (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens". Muitas vezes ouvimos no senso comum: Não quero saber de política!  Todo político é corrupto! Política é bobagem! Não é importante! Política está muito além da ação dos políticos, pois nós somos políticos, pois vivemos em sociedade e precisamos dela para viver na coletividade e termos nossos direitos garantidos. Saúde é questão política, Educação é questão política, Transporte Público é questão política, Segurança é questão política. Tudo isso não é importante para nossa vida? Como política não é importante?

A partir do texto acima e do vídeo vamos discutir sobre: 
Qual a visão que as pessoas têm da política? 
Qual a importância da política na vida de uma sociedade? 
A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique. 
Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente? 
Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno? 
Como Maquiavel pensa a política? 

Reflita e discuta sobre as questões levantadas em nosso fórum e nos vídeos. 
Bom trabalho a todos!

528 comentários:

  1. Lucas Sena F. De Sousa nº 38 3J

    Nosso povo enxerga a política como algo ruim, onde não tem um jeito, não tem um conserto, mas é isso que todos os governantes querem que a gente pense, pois assim não terá ninguém participando da política para causar problemas aos mesmos, ser político não é apenas ir na urna e apertar meia dúzia de botões, ser político é participar de seu estado, com direitos e deveres, é influenciar nas decisões daquele determinado país, ser político é pensar nas consequências, no futuro.
    Para nosso país funcionar politicamente, precisamos de interesse populacional, pessoas que querem mudanças, na verdade, todos querem mudança, mas só não estão afim de se levantar para mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: Caio Ferreira da Siva N°06 Série: 3°F Tarde
      Concordo plenamente com você Lucas, a política nos vermos com m algum devastador todos nos cidadão tem direito de votar mais antes de elegemos os candidatos escolhidos tem que saber em quem vamos votar. antes de nos indivíduos fazer uma burrada dessa temos que tomar a decisão certa para não se arrependemos. mais nós temos um pouco de culpa 50% é do povo brasileiros e 50% são dos partidos políticos, Afinal a gente é influenciados pelos os partidos? os partidos influência a gente pela a mídia?
      A partir do momento que os indivíduos senta na frente da televisão acabarmos sendo influenciados pela a mídia que acaba nos controlando e nos manipulando.
      Se a gente querer o melhor para o Brasil, temos que tomar coragem e lutar pelos os nossos objetivos e se nos indivíduos quiser melhorar o Brasil basta nos querer e ter força de vontade, vamos acordar para a vida povo e lutar pelos os nossos direitos para ser um Brasil melhor daqui para frente.

      Excluir
    2. Interessante o comentário feito. O que a maioria não sabe é que a mídia não é esse vilão devastador. As pessoas escolhem o que assistem, o que assiste te define. A TV Cultura, TV Senado, NBR, TV Justiça, TV Câmara, servem de exemplo como a mídia pode ser uma ferramenta positiva no transporte da informação, são canais obrigatórios e informativos que estimulam a participação política e desenvolvimento do senso crítico. Mas quem que assiste essas porcarias? Pra quê se posso assistir o Datena ou Marcelo Rezende ou me deleitar no NetFlix o dia inteiro? Quem sabe as coisas não melhoram por si mesma...

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    3. Tambem penso que a midia seja um grande vilao, como ela nega as informaçoes e manipula o individuo. A Globo por sua vez possui grande audiencia e é comandada por politicos, sendo assim ela age de acordo com os seus interesses, temos consequência a vasta ignorância sobre tal assunto nos transformando em fantoches de uso exclusivo da politica.
      "O acesso ao conhecimento de mundo é condição essencial para o exercício da liberdade. Aquele que está preso a sua condição, algemado a sua ignorância, é escravo primeiro da sua própria e restrita realidade."- Irene Rodenas Marassi

      Excluir
    4. Também vejo desta forma, a TV é uma grande ferramenta para nos passar referente a política, mais sem deixar entrar em esquecimento e não concordando com o ponto de vista do colega é que, nem tudo o que falam são verdadeiros, não adianta assistir canais obrigatórios e informativos que estimulam a participação política e desenvolvimento do senso crítico se não influenciará em nada! Onde falam o que o povo brasileiro quer escutar e nada mais além disso! Falam o que queremos ouvir, o que puderem fazer para que acreditaríamos e não por plena consciência, o que foi falo em todos esses canais, o que foi debatido em todas essas redes de televisões foram promessas falsas e hipócritas, e que hoje vivenciamos em nosso país o que não fizeram para melhorias, que não pensaram referente ao futuro da sociedade e sim em suas discussões de quem seria melhor do que o outro, a TV sim é uma grande "arma" e se for acreditar em tudo o que apresentam nesses canais obrigatórias estaríamos literalmente mais "ferrados" do que estamos hoje!

      Rafaela Assis noturno 3°k n°28

      Excluir
    5. Acho que você deve estar confundindo com canais de entreternimento (SBT, GLOBO, RECORD, BAND e REDETV). Esses canais que mencionei no comentário anterior não te convida a acreditar, porque não é questão de crer ou não. Eles apenas divulgam as informações que alguns acreditam que ficam encobertas. Política não é só poder executivo. Você se engana em acreditar que se informar não te faz participar da política. Essas informações nos atualiza sobre o estado do Brasil, sobre as decisões, debates e votações. Se não se contenta com isso, você pode mandar e-mail para os programas onde incluem a participação da população no canal. Pode se envolver em manifestações, blogs de debate, enfim... Os meios são diversos. Porém isso tudo não é possível se a pessoa não se informar e buscar compreender como as coisas são de fato, e não julgar a parte pelo todo.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    6. Concordo com Lucas, acho que também as pessoas veem a politica como algo ruim, pelo que vivem, nosso governo por exemplo, a crise e tudo mais. E por isso acham que tudo esta perdido.
      Giovanna Biazucci N°19 3°I

      Excluir
    7. Concordo com você Lucas , a nossa população é muito desinteressada , e fica esperando que aconteça coisas boas em nosso país, estados e cidades , esperam isso de braços cruzados esperando algum milagre acontecer. Mas não é assim que as coisas funcionam em nosso país , temos obrigação de votar para ter alguma mudança , mas nunca é uma organização certa, assim fazendo com que o Brasil nunca melhore.

      Excluir
    8. Vejo a midia como uma manipuladora de idéias, temos sim varias opções sadias de canais para assistir,mas isso não é um habito familiar implantado na maioria das familias brasileiras, na época dos meus pais e creio que no da maioria de nós a educação era muito defeituosa, causando cidadãos 'alienados', mas uma hora ''saimos da caverna'' e percebemos nossas atitudes erradas e passamos a mudar nossos ideias. Só que pelo que vejo ultimamente, ainda há muitas pessoas com essa mente fechada no sentido de politica. Tomando como exemplo uma atitude atual :''nao vou votar no PT por que falou na tv que 8 deputados foram presos'', só que a alienação é tamanha que eles não veem que há mais de 100 de outros partidos! Não sou defensor de nenhum partido, este fato ilustra o que acontece ultimamente. Não podemos desconsiderar o fato da alienação, apesar de não ser o unico motivo.

      Ezequiel Schwarz Da Silva. / N°09 / Série:3°i Noturno

      Excluir
    9. Caroline Cardoso dos santos N°:03 SÉRIE: 3°J NOTURNO

      concordo pela mente com que o nosso colega acima falo, eu particularmente acho que se cada um fazer a sua parte com tanto que tenha a consciência de ajudar o próximo e a si mesmo, não só lutar pelos seus direitos mais pelo o povo ,isso já é ser político sabe...
      Devemos lutar , devemos modificar as coisas para melhor, não só falar e sim agir

      Excluir
    10. A falta de interesse da nossa sociedade na política vem de uma grande bagagem negativa que os nossos políticos carregam com si, fazendo que haja o desinteresse pela política julgando-a de forma negativa só pelos caras que hoje estão no poder..

      Pedro Cinelli 3 Série J noturno

      Excluir
    11. Fórum – 3° Bimestre
      Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
      N° 27 3° ano G
      Período Vespertino
      Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

      Bom Lucas, ao meu ver você expôs realmente o que nosso país esta tendo, mas não citou como podemos mudar isso, outro problema é a falta de interesse que a população tem de buscar sobre a política e a história dela. Sim muitas pessoas querem a mudança, mas poucas estão fazendo com que algo mude, como eu citei no meu comentário, a primeira coisa que as pessoas estão fazendo hoje em dia é ver suas redes sociais, coisas impertinentes e não buscam saber dos fatos políticos e internacionais que estão acontecendo em nossa volta. Portanto, muitas pessoas podem julgar sim a política, mas poucas estão fazendo com que mude a real situação dela.

      Excluir
    12. Não colega Almeres, não estou confundindo com canais de entretenimento , tais citados por você já tive conhecimentos de alguns deles, porém não tanto quanto você aparenta ter! mas é como disse anteriormente eles falam o que a população quer ouvir, debatem o que a população acha que vai mudar, e depois de tudo o que ocorreu você viu alguma mudança acontecer? Como voce mesmo falou, são canais que nos alertam com coisas encobertas, mais como acreditar se ali não é mais uma tática da política? Opiniões são aceitáveis independentemente do que cada um de nos acreditamos! E você se engana ao dizer que "acreditar que se informar não te faz participar da política". Penso literalmente ao contrário, seria subestimada em relação à isso! E realmente, não será possível se não houver um entendimento referente ao assunto, porém é o que deixei claro anteriormente, seu modo de pensar não é como o meu, e opiniões diversas são válidas. Sem mais

      Rafaela Assis noturno 3°k

      Excluir
  2. Nome:Ezequiel Miranda N° 08 Série: 3°K
    As pessoas olham a politica elas senti nojo de falar , pois já estão cansadas de tantas promessas que os candidatos fazem quando tem eleição.
    A Politica ela e muito importante para nos mas infelizmente muitas pessoas não enxergam dessa forma e na hora de votar escolhe qualquer candidato que aparece. a Política é importante, mais importante ainda é sabermos votar para não darmos nosso voto para qualquer pilantra que nos tente enganar com promessas vãs
    A grande parte da culpa e da população pois na hora de votar muitas vezes votam em branco , nem pesquisa sobre o candidato em quem vai votar ,anulam seu voto . os politico também tem sua culpa pois não cumprem o que fala so fazem promessas para ganham voto, e na hora de nao faz nada do que prometeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella C. Cordeiro Pires nº13 3ºK

      Na maioria das vezes as pessoas anulam votos ou votam em branco por que nenhuma das opções fará melhor pelo nosso país. No seu ponto de vista, se a pessoa não tem uma pessoa digna de se votar e vota em branco qual seria a outra solução dela?

      Excluir
    2. Concordo com você isabella que as vezes as pessoas não tem uma pessoa digna de se votar , mas nem todos os candidatos são corruptos. muitas vezes tem um candidato que pode melhorar o , paÍs ele não aparece muito pois o partido dele e pequeno e as pessoas com medo do partido não ser muito bom acaba não votando
      Ezequiel Miranda N°08 3K

      Excluir
    3. Cauê Freitas n°05 3°I noturno
      Concorod plenamente com o seu pensamento Ezequiel a grande culpa é da população que deixa se manipular pela mídia e acaba sendo alienado por outras pessoas, e acaba indo para urna dar o seu voto sem pensar e acabam fazendo algo errado a situação do nosso país está assim hoje pois a população não argumenta e não estuda sobre esses candidatos.

      Excluir
    4. Realmente, os partidos que mais tem condições de investir na sua propaganda (na televisão, alta gama de panfletos, internet e outros meios de comunicação) são os que brigam pelo poder. Apesar da reforma política estar em progresso nas Câmaras, das medidas de emergência do PT perante as investigações contra o partido, creio que aos poucos a educação brasileira, especificamente o corpo docente de disciplinas sociais, vem fomentando a dúvida em relação aos paradigmas desse século. E, à somar, o ENEM também vem cobrando criticidade através de questões e temas. Sendo assim, contribuindo e avaliando os futuros profissionais e políticos em seu sentido etimológico.

      Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/09/senado-aprova-fim-da-doacao-de-empresas-em-campanhas-eleitorais.html

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    5. Concordo plenamente,porém as pessoas não sabem que votando branco ou nulo, só irá favorecer quem está no poder e está na reeleição,pois votando desa forma será menos votos que serão contabilizados para o adversário,e assim aumenta a chance de reeleição desse candidato..E acho que as pessoas deveriam se importar mais com politica,e tirar um tempo de sua vida para sempre antes de votar,pesquisar sobre os politicos e partidos,e assim votar consciente .

      Leonardo Cubells nº18 3ºK

      Excluir
    6. Bem verdade o que disse, Leonardo.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    7. Concordo totalmente com o seu pensamento Ezequiel, precisamos votar com consciência e não votar nulo/em branco. E acredito que todo mundo já está muito cansado de falsas promessas que esses políticos fazem. Na campanha é tudo lindo, mas depois que estão no poder não vejo mais nem o nome do candidato.
      Tayna Galbiate Nº29 3ºK

      Excluir
    8. Fórum – 3° Bimestre
      Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
      N° 27 3° ano G
      Período Vespertino
      Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

      Bom Ezequiel, ao meu ver você esta parcialmente correto, pois muitas pessoas, não tem esse costume de conversar sobre política, acha que vai ser uma conversa em vão, mas não vai, o que vai ser em vão vai ser a falta de interesse nosso. Não porque estamos conversando sobre algo que achamos que não irá mudar, esse é o maior erro da população, a falta de fé e interesse que eles tem sobre esse tema. Muitas pessoas que até mesmo são da minha família, se candidatam só para ter dinheiro e prometer coisas que não vão cumprir. Tem pessoas que votam só pela amizade ou até mesmo porque é da família e isso não é certo. Temos que votar no que achamos convicto para nós. E o fato de votar em branco, é mostrar a falta de interesse que você tem da mudança, você pode mesmo pesquisando votar na pessoa errada, mas se você não tentar, não dará valor ao seu voto. Portanto, mesmo se você não tem uma pessoa para votar, tente pelo menos, é melhor do que você não ter tentado.

      Excluir
  3. Isabella C. Cordeiro Pires nº13 3ºK

    Como sitou nosso colega "Nosso povo enxerga a política como algo ruim, onde não tem um jeito, não tem um conserto..." Diante de tanta corrupção se torna impossível a população acreditar que realmente vai mudar. Existem tantas formas que o governo cria para "roubar" dinheiro da população, impostos nas mercadorias e até os radares um atrás do outro. No ano de 2015 foram fechadas salas de aula em escolas publicas, essa crise d'agua etc. Cadê o dinheiro de tanto impostos que pagamos para essas melhorias?
    A política na vida da sociedade teoricamente serve para gerir e organizar os estados. A culpa é de ambos, dos políticos por nos roubarem tanto e da sociedade que quando vai votar, não vota consciente. Acredito eu que não há mais o que fazer para mudar a política no nosso país, esta cada vez pior e participar politicamente é votar consciente e protestara favor de mudança. Maquiavel foi o primeiro a discutir a política e os fenômenos sociais nos seus próprios termos sem recurso à ética ou à jurisprudência. Maquiavel pretendia que essa forma de conhecimento fosse aplicada também à política enquanto ciência do domínio dos homens e que tinha como pressuposto uma natureza humana imutável. Para ele, se há uniformidade nas leis gerais das ciências naturais, também deveria haver para as ciências humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não há uma solução real para a política, o que tu fará quando for obrigada a votar? Votar nulo ou branco? E os programas e planos discutidos ontem (04/09/2015), televisionado pela TV NBR, feito na Paraíba, juntamente com a população paraibana, regida pelo Ministério da Justiça, com participação da Presidente da República, Ministério da Saúde, entre outros, conferido na matéria de endereço: http://www.justica.gov.br/programas-e-planos. São dignos de descrédito? Ou ainda é necessário citar outras iniciativas e propostas de pessoas interessadas por construir um país melhor?

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    2. Não consegui acesso ao link. Mas quando eu for obrigada a votar não votarei nulo e nem branco e sim consciente.

      Isabella C. Cordeiro Pires nº 13 3ºK

      Excluir
    3. Concordo plenamente com o ponto de vista da colega Isabella C. onde me faço a mesma pergunta, "Cadê o dinheiro de tanto impostos que pagamos para essas melhorias?" pra onde vão tantos impostos que temos que pagar e volto a dizer também, NÃO HÁ MESMO SOLUÇÃO REAL PARA A NOSSA POLÍTICA, sendo governado por mais ou menos 12 anos e a diferença no país até hoje não apareceu, é como dizem as pessoas se contentam com muito pouco, se fazer 1% do que devem fazer já veem aquilo como melhoria da população, como a fonte da melhoria ou até mais... No meu caso na ultima eleição que teve, a maioria dos meus votos foram nulos, e porque decidir optar por isso? Após pesquisar, assistir debates e até do que o colega Almeres citou, não vi vantagem, não vi realismo, comprometimento e sim, "quem era melhor" entre eles mesmo, estavam mais preocupados com as suas discussões do que o futuro da sociedade, em mostrar no que poderia fazer para melhorar o país, e com certeza o meu "não" voto tem a mim mesmo a consciência em que não fiz parte do que está acontecendo hoje em dia, não fiz parte do povo que apenas mostraram desinteresse na política, o meu voto foi nulo, porem consciente de que a escolha errada eu não faria. Estou pronta para qualquer tipo de debate em relação à isso.

      Rafaela Assis 3°k n°28

      Excluir
    4. Sabe como o voto nulo funciona? (Não vale pegar da internet e falar aqui, se já votou).

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    5. Achei interessante os comentários , e uma discussão que foi aberta , será mesmo que nossa política vai melhorar ? Qual atitude devemos tomar ? Levanta diversos questionamentos , mais as respostas nem sempre vão ser positivas. Acompanhando os comentários acima eu acho que se grande parte da população votasse nulo , que fosse acima de 50% mais 1 , todos os candidatos a cargo político teria que ser trocados por novos candidatos , e isso eu aprendi com um professor a muitos anos atrás e nunca esqueci desse aprendizado , então se grande parte da população tivesse um pouco de conhecimento político teriamos uma melhora em nosso país , pois os candidatos iriam perceber que o povo não vai assistir eles nos roubando e não fazer nada em relação a isso. Então Almeres Junior , na minha opinião o voto nulo seria uma boa opção para ter mudanças, e se fizer isso em grande número de votos nulos iriam começar as mudanças no Brasil !


      Jonathan de Souza nº14 3ºK

      Excluir
    6. Seu argumento está relacionado ao art.224 do Código Eleitoral. " Entretanto, de acordo com uma recente interpretação do TSE, essa nulidade só invalida as eleições quando os votos são anulados por causa de alguma fraude que determine sua desconsideração. Por tanto, se mais de cinquenta por cento dos votos dos cidadãos optam pelo voto nulo, prevalece a escolha daqueles que votaram em algum candidato.

      Dessa forma, quando um cidadão vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Assim, acaba sendo preferível depositar suas esperanças em candidato ou legenda que sejam parcialmente satisfatórios do que facilitar a vida de um candidato com perfil questionável. No final das contas, a opção pelo voto nulo acaba se transformando em um ato de passividade mediante o cenário político vigente. "

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Fonte: http://m.brasilescola.com/politica/votar-nulo-funciona.htm

      Excluir
    7. Atualmente temos a minoria de políticos de ficha limpa , temos a maioria de políticos que estão envolvidos em polêmicas de fraudes e muitas outras coisas , então se mais de 50% da população votar nulo você acha que o TSE não iria invalidar as eleições ? Se a população brasileira fosse consciente desse artigo e fosse votar com coerência o voto seria nulo , e não votaria em nenhum político , pois quase todos os políticos que temos votar hoje são ficha suja , na minha opinião o TSE teria que invalidar as eleições se a população votasse mais de 50% nulo por esses fatores apresentado!
      Caso for comentar Almeres Junior , fale com suas palavras , copiar frases da internet e colar aqui é muito fácil , seja um pouco mais original e fale com suas palavras, não copie de terceiros , pois você no comentário ali em cima você falou que não vale pegar da internet e colocar aqui !


      Jonathan de Souza Nº14 3ºK

      Excluir
    8. Concordo com o que disse a Isabela,e ainda reforço que,todos desacreditam da politica já,porém se não haver luta,não haverá mudança.então por isso muitos ainda acreditam na causa e lutam por uma "Politica limpa" ,tudo bem que é dificil de acontecer,pois há muita corrupção lá dentro,mas aos poucos podemos reverter tudo isso.
      tem uma parte de uma musica que retrata sobre isso,diz: "Em cargo público sinal de comodidade,ganha em dobro, trabalha metade..Posso até estar julgando pessoas boas, mas lá dentro você vai ter que aderir as regras por um momento" ..recomendo que ouça essa musica,pois ela retrata exatamente sobre nossa atual situação.

      Leonardo Cubells nº18 3ºK

      Excluir
    9. Vitor Hugo Prudente dos santos 3°K n° 34 noturno

      "Só sei que nada sei" - Sócrates

      É assim que a maioria das pessoas votam, ao ler esses comentários consegui perceber a preocupação de cada um quanto ao voto branco e nulo, só prova que cada um pode achar o que quiser e que todos temos ferramentas pra conhecer mais sobre o que é proposto a nós mesmos. Tudo está muito fácil para tomarmos um voto conciente, só falta conciência paras as pessoas quererem pesquisar e se informar.

      Excluir
    10. Fórum – 3° Bimestre
      Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
      N° 27 3° ano G
      Período Vespertino
      Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

      Bom Isabella, concordo com você pelo fato que, esses dias eu estava vendo o noticiário na televisão e vi um caso onde a repórter seguiu os alunos de uma determinada região no nordeste do Brasil, onde elas pegavam um único ônibus bem velho que passava por lá e deixa próximo da escola, onde as crianças tinham que passar por um rio, se molhando com lama, sujeira, isso me deixou mais indignada ainda, eles podem mostrar que o Brasil está bem, aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas e em outros estados, ou cidades, não é assim em todo lugar. Eu gostei muito dessa pauta, pelo fato de que poucas pessoas sabem disso e de como esta a população em outra regiões. E realmente eu concordo com você, aonde esta indo tanto impostos que nos pagamos? Aonde eles usam esse dinheiro para o bem da população?

      Excluir
    11. Sabe como o voto nulo funciona? (Não vale pegar da internet e falar aqui, se já votou).

      Respondendo a sua pergunta Almeres, só pessoas ignorantes de conhecimentos principalmente referente à política não saberiam qual é o fundamento do voto nulo, e esse não é o meu caso. O meu voto nulo como foi debatido anteriormente foi consciente. Não procuraria uma resposta da internet onde ela é tão óbvia!

      Excluir
  4. Jessica Mendes nº 16 3ºG

    A política nada mais é do que o modo de governar e cuidar do Estado de forma justa e correta. Porém, nos dias de hoje já não é bem assim, o erro vem de ambas as partes da sociedade.
    Creio que só iremos resolver todo esse problema quando as pessoas começarem a ter noção de quem estão escolhendo para administrar o local onde vivem, para assim conseguirmos políticos mais honestos e justos perante a suas propostas de desenvolvimento e crescimento do país.
    Infelizmente nos temos muitas pessoas que não possuem um preparo educacional suficiente para eleger ou escolher um candidato na altura de governar o país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o preparo educacional para eleger, a única forma de resolver tudo isso seria uma base educacional mais justa para todos, pois sem educação não tem como uma pessoa desenvolver senso critico, ter informações suficientes ou escolher seu representante, assim muitas acabam sendo compradas por ofertas baratas ou por programas governamentais.

      Letícia Santos 3°F N° 44

      Excluir
    2. A questão de preparo educacional nem sempre está relacionado ao nível escolar. Conheço muitas pessoas que possuem, e todos possuem (mas não exercitam), o senso crítico, entretanto não terminaram o ensino médio ou sequer o fundamental. O exercício da reflexão e criticidade não possui como único e exclusivo meio a instituição Escola. Visto esse aspecto, e considerando que cada um possui um nível de alfabetismo político, o ideal seria compartilhar conhecimentos sobre a política e seus representantes. Desse modo, através da unidade de pensamento, seria a via mais verossímil para mudanças significativas.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    3. A Mesma questão dita a cima,Preparo Educacional,esta em falta no nosso pais já que quem foi eleito não faz por onde que futuramente tenhamos bons eleitores,como tenho visto a muitos anos meu professores falando: Nossos Governantes não investe na educação por que não que ter uma população inteligente,eles querem que cada vez mas fiquemos ignorantes votando no partido o qual participam repentinamente,para que eles possam sempre te de onde sugar o dinheiro dos cofres públicos.Digamos que nosso governantes querem ter uma vida onde ganhem dinheiro fácil, e para isso não medem esforços !

      Rhaniel Fabricio Mauricio de Almeida N°30 3°J

      Excluir
    4. Fórum – 3° Bimestre
      Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
      N° 27 3° ano G
      Período Vespertino
      Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

      Bom Jéssica, sim a política é a base da nossa sociedade, ela impõe nossos deveres e nos da em troca ou deveria, nossas necessidades. Mas vimos realmente que não é assim. Embora muitas pessoas ainda julgam, elas devem parar e pensar em quem votou. Não basta, você julgar, tem que tentar fazer a diferença de outras maneira. Uma ideia minha que eu acho muito valiosa, é que devemos ter uma disciplina de política na escola, onde desde jovens, saber no futuro em quem votar, se algum me perguntar qual partido você tem mais identificação, eu não saberia responder, qual foi o presidente de tal ano, eu também não saberia, eu acho que seria muito conveniente ter isso nas escolas e até mesmo cursos, para nos aprofundarmos mais sobre nosso país e como ele será daqui uns anos, com nossas atitudes tomadas agora.

      Excluir
  5. A visão comum da sociedade brasileira é de que a política é falida, corrompida e perversa. O problema surge quando descobrimos que precisamos dos políticos para reger as diretrizes da Constituição, da vida social, privada, e tudo que envolve o governo; desde o não poder entrar com animais no supermercado, o valor de um pão francês e até o emprego da funcionária de caixa: tudo envolve política.

    Assim como alguém que agredi o outro pelo motivo de ter sido ofendido, a culpa da crise política é parcial. O cidadão tem o poder de escolher o seu representante. Em contrapartida, a decisão não é simplesmente dele, mas de um coletivo. Se não fosse o suficiente, o critério de confiabilidade é desafiado pelo poder concedido ao representante. Portanto a ineficiência do governo têm por fatores a ausência de responsabilidade e consciência política, e o investimento dos interessados nessa ignorância em zelar por ela.

    Não direi o que devam fazer. Direi as formas que exercito minha função política: a primeira ferramenta é a busca por entender a política em seu sentido essencial, a segunda é debater em meios sociais situações que poderiam ser melhores do que são e, não menos importante, a monitoração da realidade política no Brasil (se informando e participando), e não apenas indo em manifestações sem argumentos coerentes.

    É a ética política de Maquiavel que atrasa o desenvolvimento do país. A luta por permanência no poder tira de foco o beneficio em prol do povo, como acompanhamos frequentemente nos segundos turnos das eleições para Presidente da República no Brasil: PT vs PSDB. É criado uma máscara nos políticos que, ao passo que persuade o eleitor analfabeto-político, retira a confiabilidade de sua honestidade e interesse comum ao decorrer do tempo. Em tempos de Maquiavel, a realidade era outra. Havia inconstância no poder e guerras sanguinárias. Hoje, com a nova ordem mundial, o pensamento de Maquiavel serve apenas de modelo para a progressão do pensamento político. A estagnação política é se fundamentar nesse pensamento medieval vivendo no século XXI. O pensamento 'maquiaveliano' não encaixa no quebra-cabeça da democracia. Preservar isso é retroceder ao Absolutismo.

    | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fórum – 3° Bimestre
      Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
      N° 27 3° ano G
      Período Vespertino
      Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

      Bom Almeres, eu concordo parcialmente com você, a política realmente é algo que precisamos e devemos aprender a lidar com ela. Sim, quando você fala que o cidadão pode escolher o seu representante, mas de um coletivo, eu concordo, por isso ressaltando novamente, acharia legal ter mais debates sobre esse tema, em diversos lugares, a proposta que o professor fez de fazer um fórum sobre isso, eu achei muito valida. Pois, quem conversa hoje em dia com os amigos sobre política? Posso dizer que são poucos, mas olha nosso professor, ele conseguiu fazer uma pequena iniciativa que se tornou grandiosa, pois mesmo sendo ''obrigados'' a fazermos o fórum, ele nos fez utilizarmos nossa capacidade de questionar e pesquisar sobre o tema proposto. Embora, eu converse algumas vez com a minha família sobre isso. Outro fato que você citou, foi das manifestações, eu tenho amigas, que vão só por ir, até mesmo me convidaram só para ter um número mais de pessoas nas ruas, mas será que isso é valido? Se eu for, só por ir. Eu continuo não fazendo a diferença, não entendo o porque daquilo e não faço o meu dever de cidadã. Acharia mais viável pessoas fazer reuniões em seus bairros e entrar em um acordo qual o melhor partido, que trará melhor benefícios a população, não gastarmos nosso tempo com manifestações fúteis, onde poderemos ser roupas, descriminados, violentados, entre inúmeras coisas. Um conceito que eu acho correto, não procure nas ruas, o que você pode mudar dentro de você.

      Excluir
  6. Sérgio Andrade 3³j
    A visão que as pessoas tem é de uma política suja e desonesta por que toda a hora a mídia mostra políticos roubando e fazendo outros tipos de crime,mas como elas podem criticar ou até mesmo julgar sendo que elas mesmo colocaram esse político no poder,isso é uma coisa muito intrigante por que ao longo da campanhã eleitoral esses taís "políticos" enchem a cabeça das pessoas com várias promessas e elas acabam acreditando e quando elas conseguem colocar o tal político no poder todas aquelas promessas somem do nada,para que 1 país prospere temos a necessidade de um governante isso é óbvio mas aí que está o lado ruim das história esses governantes que tinham que servir o país estão só atrasandk aos aonda, hoje de fato a política viro um meio de ganha dinheiro e muito dinheiro.
    Maquiavel sabia muito bem lidar com a política por que não deixava a religião afeta nas suas atitudes que para muitos eram atitudes horrenda,ele também sabia que ao seu redor tinham muitas pessoas que queriam o seu mal,gostei muito da filosofia de Maquiavel por que ele tinha a noção de que se tivesse deixado a religião interferir na política muitas pessoas que não sabiam governar estariam em seus postos fazendo oque muitos políticos fazem nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce sobre a mídia. Ela é complicada, manipuladora e alienadora, cabem as pessoas romper esse "relacionamento" e ter suas próprias idéias e manter sua voz ativa. Engraçado como cada pessoa cria sua visão sobre a Filosofia de Maquiavel, cada pessoa interpreta de uma forma diferente, a minha é meio contrária da sua. Em minha concepção a filosofia de Maquiavel era esse mal e não outras pessoas que queriam o seu mal.

      Letícia Santos N° 44 3F

      Excluir
    2. Fórum – 3° Bimestre
      Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
      N° 27 3° ano G
      Período Vespertino
      Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

      Bom Sérgio, eu discordo de você, primeiro que mesmo que votamos um que político e ele é eleito, não é minha culpa se ele fez ou não o que cumpriu, ele não ganhou necessariamente pelo meu voto, mas sim pelo coletivo. Sim devemos correr atrás do que ela nos propôs, mas não que somos culpados. Se ele determinou que ia fazer tal coisa e não fez, devemos buscar nossos direitos e fazer com que ele reveja seus conceitos. Sim por esse lado você esta certo, a política é o meio que mais ''ganha'' dinheiro hoje em dia, pois qualquer um pode ser político e se eleito, ele pode conseguir muitas coisas que não são pertinentes.

      Excluir
  7. Sérgio Andrade 3³j
    A visão que as pessoas tem é de uma política suja e desonesta por que toda a hora a mídia mostra políticos roubando e fazendo outros tipos de crime,mas como elas podem criticar ou até mesmo julgar sendo que elas mesmo colocaram esse político no poder,isso é uma coisa muito intrigante por que ao longo da campanhã eleitoral esses taís "políticos" enchem a cabeça das pessoas com várias promessas e elas acabam acreditando e quando elas conseguem colocar o tal político no poder todas aquelas promessas somem do nada,para que 1 país prospere temos a necessidade de um governante isso é óbvio mas aí que está o lado ruim das história esses governantes que tinham que servir o país estão só atrasandk aos aonda, hoje de fato a política viro um meio de ganha dinheiro e muito dinheiro.
    Maquiavel sabia muito bem lidar com a política por que não deixava a religião afeta nas suas atitudes que para muitos eram atitudes horrenda,ele também sabia que ao seu redor tinham muitas pessoas que queriam o seu mal,gostei muito da filosofia de Maquiavel por que ele tinha a noção de que se tivesse deixado a religião interferir na política muitas pessoas que não sabiam governar estariam em seus postos fazendo oque muitos políticos fazem nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a religião que interfere negativamente nas atitudes. Nenhuma religião, em exceção dos ideias islamistas e seitas satânicas, prega desordem e ódio ao próximo. O problema sempre foi o homem sem o controle de seus desejos. Temos grandes exemplos de ativistas políticos e que são religiosos que fizeram significativas mudanças para melhor.

      Se o fim justifica os meios, então seria correto te enganar com falsas promessas pra me eleger? Você critica a política, mas a ética política é justamente a que você admira em Maquiavel.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    2. Bom como estava dizendo a sociedade em si não sabe o que é politica.Creio que a culpa não é só dos políticos,mas sim também da civilização que não busca informações justas(certas),é como se você falasse para uma pessoa faze um Bolo,pórem ela não sabe faze,pois não recebeu informação,ajuda e entre outros.O mesmo se dá com a politica,é simples coloca a Culpa no próximo(deixa de ter empatia)e tira o seu da reta.Se pessoas pensassem em buscar informações concretas nossa Politica talvez estaria melhor(se indivíduos votam em candidatos certos,justos e etc).
      Gostei muito do que você disse Junior,é fato notar que não devemos coloca Religião no meio da Politica,por que são coisas diferentes,o que realmente acontece é que as pessoas não sabem diferenciar que uma pessoa religiosa tem o direito(como cidadão)de se elege politico(Martin Luther King Jr)

      IIgor Pereira 16,3°H

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Todos somos movidos por ideologias. São nossas crenças que norteiam nossos pensamentos, sendo niilista ou não-niilista. O que nos une é a vontade de construir um país melhor. A laicidade trouxe benefícios, direitos e deveres. Benefícios de diversidade de ideias, direitos de crer e não crer sem cometer crime de natureza humana contra o Estado e deveres de respeito ao próximo independente de sua crença.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    5. Mariana Vieira 3°J- N°24

      "...mas como elas podem criticar ou até mesmo julgar sendo que elas mesmo colocaram esse político no poder..."
      As pessoas passaram a colocar toda sua vida nas mãos de outros, abrindo mão do direito de tomar decisões e agir por si mesmo. Hoje, permite-se que as decisões de quem está no poder afete diretamente a vida de cada um.

      Excluir
  8. A visão sobre política não é boa, pois hoje as coisas ruins se sobressaem mais, a minoria de coisas boas se perdem com tanta baixaria dentro da política, fazendo assim que as pessoas achem que todos políticos são corruptos e a grande maioria não dão importância e votam em qualquer um vendo dessa maneira acabam pensando que todos são iguais, portanto essa pobre visão reflete em nossa sociedade.
    A política organiza e põem ordens, se não existisse acabaria sendo cada um por si gerando desordem, caos, violência e etc.
    A população também tem sua parcela de responsabilidade pois não procuram se informar e se interagir com a política do nosso país. Melhoramos a partir do momento que usamos nosso voto com peso que ele realmente tem, buscando avaliar cada candidato e partido, com suas políticas e filosofias, suas idéias e seus antecedentes. Participamos politicamente quando não deixamos qualquer decisão ser tomada, quando temos voz ativa nas decisões do nosso país e da nossa politica, buscando melhorias para nosso dia-a-dia e escolhendo pessoas que tem idéias que o povo precisa. "A punição que os bons sofrem, quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus" (Platão).
    "O maquiavelismo é o nome dado a política na medida em que ela é o mal" (Claude Lefort). O pensamento de Maquiavel passa a tentação de obter o sucesso e o poder por meio do mal, alguns políticos tem a ganância total de poder e acabam rompendo a moral e a ética de alguma forma para conquistar o que querem. Para Maquiavel, a política era uma única coisa: Conquistar e manter e o poder ou a autoridade, para ele a única coisa que verdadeiramente interessa para a conquista e a manutenção do poder é ser calculista.

    Letícia Santos 3° F N°44

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o seu pensamento Letícia, creio que um governo eficiente é um governo fiscalizado 24h por dia, se nós cobrássemos mais e sempre estarmos atentos nas seções abertas da câmera dos deputados e dos vereadores, por exemplo, esses dias estava aberta o plano diretor que escolhe como vai ser distribuído as vias da cidade, e era aberto para todos para que possamos "discutir e interagir" nessas atividades, tipo, sair da passividade politica e entrar na atividade politica, porque querendo ou não nossos governantes são obrigados a ter essa interação com a população, só que o grande problema é que estamos tão acomodados com isso que simplesmente achamos que pegar no pé de deputado, vereador, senador, entre outros, é perda de tempo, estamos "ocupados" com coisas mais... Como posso dizer...Inúteis como novelas, fofocas...Nós temos voz ativa e nós temos liberdade de expressão só que não estudamos para nos expressarmos corretamente, quer ver outro exemplo, quando houve os protestos deste ano, pessoas chegaram a pedir intervenção militar, pediram a ditadura de volta, só que se você perguntar para cada uma dessas pessoas o que foi realmente a ditadura militar apenas 1% vai saber responder corretamente ou pelo menos com coerência. Então em questão de politica somos totalmente inúteis e ignorantes.

      Janes A. Costa Nº24 3ºF - Tarde

      Excluir
    2. Exatamente Janes. Tantas coisas sobre o governo são muito bem divulgadas quando lhes convém, que poderiam investir mais na divulgação de eventos como o que você citou. Dificilmente alguém fica sabendo ou participa de algo do tipo. Porém para termos um bom debate seria necessário uma educação mais profunda. Volto a repetir educação é a base.

      Letícia Santos n44 3ºF

      Excluir
    3. A televisão é regida por ideologias e articularam todo tipo de informação que defende seu ponto de vista. Felizmente te informo que há transparência sobre os gastos do Governo, sobre programas e planos. Um deles é o Portal de Transparência nos Recursos Públicos Federais e Ministério da Justiça. A seguir irá os links para você possa se informar melhor e mudar sua concepção negativista:

      Portal de Transparência: http://transparencia.gov.br/
      Ministério de Justiça: http://www.justica.gov.br/programas-e-planos
      *Lembrando que é um direito do cidadão saber como é regido seu país.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Nome: Isabella de Farias Pereira, N° 12, 3° ano G

      Bom Letícia, ao meu ver Maquiavel considerava que a política fosse um sucesso adquirido através do mal, para os políticos a ganância é algo normal, não a ganancia para o bem da população mas sim, para conseguir o que eles querem. Eles fazem isso através das suas campanhas partidárias, tentando nos alienar, para assim conseguirem os nossos votos e serem bem sucedidos quando forem eleitos.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente para falamos de politica temos de saber seu significado;

    Politica: Arte de governar, Maneira de agir e tratar com habilidade.

    Também temos de entender a diferença entre governar;

    Governar: Administrar, dirigir.

    Coloquei esses significados para mostra quer a politica esta na maneira de governar(administra),as pessoas atualmente querem fala,debate ou discutir sobre Politica se ao menos saber seu contexto ou significado.A visão das pessoas com a politica é pequena em relação ao sexo.Hoje se você pergunta para uma criança o que é sexo ela saberá te responder,agora se você pergunta o que é politica ela infelizmente ela não saberá responder.Também temos outra questão que bloqueia os jovens de saber o que é politica,que é a Educação.
    Se você notar em época de eleição as pessoas ficam na duvida em quem elas votaram,sabe por quê?Porque elas não pesquisaram sobre tais candidatos(vida,influência sobre a sociedade e entre outros),assim você consegui notar que as pessoas não levam a politica a serio,só que depois só sabem reclamar.
    A importância da politica na sociedade?Ótima pergunta Prof°Flavio.A importância da politica na sociedade é muito grande,pois a politica foi criada para administra uma sociedade ou grupo,não como as pessoas dizem por ai que a politica veio para nos dominar,existe uma diferença entre Chefia e Liderança e entre Comando e Domínio,o verdadeiro objetivo da politica desde que foi criada era ajudar aquele grupo,como exemplo:organização e reconhecer cada papel do individuo na sociedade.

    Igor Pereira N°16 3°H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa Maria Aparecida dos Santos Nº43 3ªJ

      Concordo, o problema é que as pessoas não sabem geralmente do que estão falando e começam a despejar comentários desnecessários, pesquisar mais sobre política e como a mesma funciona resolveria muito isso.

      Excluir
    2. Camila de Paula Carolino da silva nº 07 3ºF

      Adorei quando você citou a diferença entre Chefia e Liderança e entre Comando e Domínio, até porque as pessoas não tem ideia dessas diferença, e a importância de se debater isso, não só na politica, mas também no nosso dia-a-dia. Acredito que quando entendemos uma coisa desde muito novos temos pelo menos um pouco do conhecimento sobre determinada coisa, seria ótimo se tivéssemos algumas das matérias que envolvesse conhecimentos básicos da politica e consequentemente entenderíamos um pouco mais sobre como melhorar nossa vida em sociedade.

      Excluir
    3. Mariana Barbosa de Miranda. nº 37 - 3ºAno K

      Ótimo argumento do nosso colega Igor e Camila, exatamente se perguntarmos a uma criança "o que significa sexo?" ela vai saber o que significa, nem que seja o mais básico possível, e não quero que parece que a criança não possa saber o que significa sexo, é muito pelo contrario tanto a criança como qualquer outra pessoa pode saber sobre sexo a idade que for independente, mas e sobre a politica, porque as pessoas não influenciam a outra ir atras dos seus direitos, porque a politica não é tão influenciada como o sexo, porque que as pessoas não procuram se interessar pela politica igual ao sexo, sendo que a politica é algo que sempre vai existir, durante anos e anos...

      Elegemos pessoas que agem de má fé conosco, e acaba virando um pais como esse, uma pessoa que representa o nosso pais, que promete melhorias e na verdade só piora o que já esta ruim, elegemos uma pessoa que rouba o nosso dinheiro, que não pensa em nós, infelizmente esse é o nosso Brasil....

      Excluir
  11. ´´Qual a visão que as pessoas têm da política?´´
    A meu ver as pessoas pensam na politica como uma coisa ruim, desagradável, pois no atual momento nossa politica esta deixando a desejar. Ultimamente estamos vendo muitos escândalos políticos, e isso vai desestimulando cada vez mais os indivíduos.
    Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana Barbosa de Miranda. Nº37 3ºAno K

      Concordo com a colega Evelyn, sem duvidas as pessoas não tem interesse pela politica e acha uma coisa ruim, porque o Brasil esta vivendo em um momento horrível de politica, muita corrupção, muitos impostos e a população acaba achando a politica ruim e desagradável.

      Excluir
    2. Camila de Paula Carolino da silva nº 07 3ºF

      Concordo com vocês, mas acho que não deveríamos perder a vontade de melhorar não só a politica mas tudo relacionado ao desenvolvimento do nosso pais, até porque se a nossa vontade acaba o pais só vai de mal a pior.

      Excluir
    3. Karine Batista Nº21 3ºH

      "Desestimular". Tá ai uma palavra indispensável para este debate!
      Se nos sentimos tão desestimulados, porque raios ainda continuamos empurrando com a barriga esse modelo sistemático falho?
      Simplesmente é isso que não se encaixa em nossa sociedade. Reclamamos, pedimos mudanças, utilizamos várias frases com destaque no verbo "Deveríamos", mas, no final, continuamos com a mesma situação.
      Já esta mais que claro que a população tem ciência de tudo que acontece, porém só o que fazemos é dizer propostas, que de certa forma, poderiam mudar o jogo se a aplicássemos.
      A questão agora não é mais falar, é praticar!

      Excluir
  12. Qual a visão que as pessoas têm da política?

    A visão das pessoas é a visão do senso comum, o senso comum vê as coisas de maneira superficial, e muitas vezes faltando conteúdo, as pessoas do senso comum vêm a politica apenas pelo lado eleitoral, as eleições é toda a politica. O verdadeiro problema da sociedade é que ela não se prende a coisas importantes e sim a coisa insignificantes,como fofocas de revistas, novelas, entre outros. O ser humano não se interessa por coisas como politica, economia, temos a preguiça de pensar, não sabemos usar o raciocínio para fins "não necessários" O que nos deixa mais "ignorantes". Maquiavel falou a seguinte frase: "Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha." Que nada mais é que nós julgarmos a politica em época de eleições e esquecer totalmente dela quando acaba, ao meu ver nós deveríamos amar a politica pois ela faz parte de nós totalmente e creio que pelo fato de falarmos tanto dela por um tempo faz com que nos a amamos, é contraditório, sim é mas isso faz parte do ser humano, nós não sabemos o que queremos e por conta disso ficamos em uma corda bamba. Estamos vinculados com a politica quando ela é necessária ou obrigatória e quando ela deixa de ser necessário nós fazemos questão de esquece-la.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?

    Thomas Hobbes disse que a Polis é uma serva porque antes de tudo o homem é desejante, ou seja todo homem tem um desejo e muitas vezes esse desejo não pode viver no mesmo espaço porque isso gera conflito, a politica serve para mediar esses desejos e fazer com que as pessoas não briguem dentro da sociedade, então a politica faz com que diminua esses conflitos ou tenta diminuir. Possuir objetivos de manter relações que estabelecem consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade, num grupo social ou mesmo em grupos sociais diferentes que lutam pra viverem em harmonia uns com outros estabelecendo limites e procurando ampliar o espaço em que vivem para uma melhor organização.

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.

    Todos nós temos responsabilidades, o problema é que vemos de modo idiota, Mario Sergio Cortella tem um livro chamado "Politica: Para não ser idiota", e ele deixa bem claro que idiota é aquele que vive sem participar da politica, que vive para ele mesmo, e essa é a raiz da palavra idiota, e quando vemos a politica de modo idiota, quando gente não participa da politica, nós vamos escolhemos os representantes e não participamos mais, politica para nós é apenas de 4 em 4 anos, o povo é passivo na politica brasileira.

    Nome: Janes A. Costa Nº24 Turma: 3ºF- Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem rica da sua parte trazer essas citações. Entretanto, a implicação dessa conclusão sobre não participar da política é ofensiva, sendo verdade ou não. Acredito que jogar a realidade na cara das pessoas dificilmente irá mudar a situação. A utilidade da Filosofia, assim como Religião (apesar de as vezes não parecer) e algumas outras disciplinas, é trazer a reflexão para que haja metanóia, mudança de pensamento, arrependimento.

      Gostei bastante do seus comentários [:

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
  13. ´´Qual a importância da política na vida de uma sociedade?´´
    Para uma sociedade funcionar é preciso ter ordem, e a politica traz como bagagem um conjunto de ideais e leis para manter essa ordem, por mais que não aceitamos algumas coisas que são impostas a nós, temos que fazer nossa parte para que a ordem permaneça em nossa sociedade. A politica também é de grande importância, pois ela tem que defender nossos direitos e priorizar nossas necessidades, como saúde, moradia, educação, segurança e entre outros. Quando escolhemos em representante politico, escolhemos alguém pra falar por nós e para defender nossos direitos e interesses. Por esses motivos temos que participar com a politica, para que ela seja mais limpa e justa.
    Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde



    ResponderExcluir
  14. GABRIELY LEAL SILVA- NÚMERO: 10 - 3°G - TARDE
    Qual a visão que as pessoas têm da política?
    A pergunta certa seria "Qual a visão que as pessoas têm dos políticos?", pois o que muitos veem não é a política e sim quem participa dela. Infelizmente o nosso país não é o melhor e está bem longe de ser, mas generalizar e dizer que a POLÍTICA é ruim é um exagero, pois a política é necessária para vivermos em comunhão na sociedade.

    ResponderExcluir
  15. GABRIELY LEAL SILVA- NÚMERO: 10 - 3°G - TARDE
    Obs do comentário anterior:
    O pior de tudo é que o nosso povo esquece em quem votou e acaba se tornando um "ciclo" bem hipócrita, por exemplo: "Candidato eleito" > "Reclamações sobre o candidato eleito" > "Se esquecem que a política existe por quatro anos" > "Época de eleições" > "Todos entendem e são super cultos sobre política" > "Brigas e mais brigas" > "Candidato eleito"... e assim se repete continuadamente!

    ResponderExcluir
  16. GABRIELY LEAL SILVA- NÚMERO: 10 - 3°G - TARDE
    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    Bom, não sei se estou certa, mas acredito que a política é essencial para manter a vida em sociedade mais acessível a todos, impondo regras e limites a serem obedecidos para que o homem não entre em conflito e também nos dando direitos de ter uma vida melhor e mais confortável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Gabriely, precisamos sim de uma politica em nossa sociedade para manter a ordem, e evitar os conflitos. As regras que são impostas em nossa sociedade tem uma grande importância para garantir nossos direitos e manter tudo em seu devido lugar. Mas também vemos que não é bem assim, pois o nosso próprio governo comete certas injustiças, rouba, mente, e ate mesmo acaba com o direito de cidadania de muita gente.

      Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde


      Excluir
  17. GABRIELY LEAL SILVA- NÚMERO: 10 - 3°G - TARDE
    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Penso que a culpa é de todos, todos eu quero dizer os políticos, os famosos, os cidadãos... todos! Pois além de haver uma ignorância da nossa parte em relação as escolhas de voto, há também uma nova hipocrisia que cabe um velho ditado "O sujo falando do mal lavado", pois não adianta querer acabar com a corrupção sendo um corrupto! O que quero dizer com isto, é que várias pessoas que reclamam dos políticos, enganam outras pessoas, e as vezes um simples ato de enganação que cometemos, não nos da direito de reclamações. Se queremos ACABAR com a corrupção, devemos começar a partir de nós mesmos.
    Não estou querendo defender político nenhum, também acredito que eles não são nem perto de santos e realmente estão acabando com o nosso país, mas não adianta querermos reclamar depois de votar e eleger, muito menos julgar e fazer a mesma coisa no lugar deles!

    ResponderExcluir
  18. GABRIELY LEAL SILVA- NÚMERO: 10 - 3°G - TARDE
    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Como havia dito no comentário anterior, podemos ajudar cortando o mal (a corrupção) pela raiz, podemos ajudar também conhecendo a política melhor, lembrando dos nossos votos anteriores e estudando mais sobre o assunto para no final eleger candidatos aparentemente certos para seu determinado cargo.
    Como dizia Aristóteles, "O homem é um ser político por natureza", pois somos racionais e temos o dom da fala, da linguagem. E com esses dons podemos participar diretamente da política, abrindo debates e se pronunciando ao conhecimento profundo para no final, fazer escolhas certas.

    ResponderExcluir
  19. GABRIELY LEAL SILVA- NÚMERO: 10 - 3°G - TARDE
    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Bom, o termo "Maquiavélico" foi gerado de seu nome por uma má interpretação de seu famoso livro "O Principe", que seria um "manuel político", onde ele diz que para se realizar a política se deve ter o poder, e se alguém tentar te tirar do poder, deve ser usada a força para impedi-lo, e se eu não estiver errada sobre essa teoria, acredito que vemos isso diariamente na política e sociedade para alcançar cargos que desejamos.

    ResponderExcluir
  20. Cauê Freitas n°5 3°i com tantas falcatruas e roubos que estão acontecendo, creio que a população cada vez mais deixa de lado a política não sabendo o que fazer vão para as urnas e votam em branco,nulos ou em candidatos de mal caráter .
    Como dizia Aristóteles ,o homem é um ser político por natureza, porém nem todos nos usamos está façanha de pensar interagir e argumentar e quase sempre votamos errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com seu pensamento, mas vejo que esse deixar de lado da população é muito prejudicial, pois como você disse, o nosso governo tem muita falcatruas, e se mais e mais pessoas forem desistindo de lutar por uma politica mais limpa, onde ira parar nosso governo? Creio que temos que conscientizar as pessoas, para que elas não vetem de forma errada, e que elas busquem saber mais sobre os candidatos e façam uma melhor escolha.

      Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

      Excluir
  21. Pensamos na politica só em terceiro plano, colamos muitas coisas a frente dela, mais almenos lembramos que é com a politica que vira a mudança. Devemos nos tornar mais conscientes de nossas decisões, pois, com um bom voto podemos mudar nosso pais,
    Deixando de lado sua individualidade e lutando pelo coletivo, onde ha politica sera a favor da população. Infelizmente vivemos em um pais com pouca consciência onde o povo vota por obrigação, e não pensando no melhor pro seu coletivo, com esses votos poucos pensados e muito menos justificáveis acabamos elegendo candidatos de má índole, devemos ir a fundo em nossas pesquisas sobre o voto, pois se elegermos um bom candidato que " trabalhe para o povo, e não pra ele " com certeza viveremos em um pais melhor.

    Victor Duarte N35 3J Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Carlos, nº17, 3ºH

      Exatamente Victor, as pessoas hoje não votam por mudança, só votam por que se não votar paga multa, não consegue emprego etc.
      Os políticos que estão exercendo tal função hoje são ou aqueles que estão na mídia, os de famílias tradicionais, os que tem posições religiosas e os que são puxados juntos porque os exemplos anteriores ganharam votos demais, já aqueles que estão dispostos a fazer mudar, os "zés-ninguéns" são excluídos pois não tem "nada a oferecer" para a sociedade e não estão na mídia, ou tem família tradicional e muito menos são lideres religiosos. Que ao meu ver, está apodrecendo a sociedade em outro ponto que deveria ser discutido também, que é o conservadorismo, os desejos das minorias estão cada vez ameaçados. Pois o desinteresse politico da sociedade esta cada vez mais colocando a nossa frente os políticos que seguem o que está num livro que foi escrito a séculos atrás e não representam mais nossa sociedade.

      Excluir
    2. E ao ler a maioria dos comentários dos colegas, era exatamente disso que eu estava falando! Onde vejo nestes colegas o que se mais se parece com o meu ponto de vista, a sociedade é falha, não pensam antes de fazer, não se preocupam com o que vão vivenciar, não se preocupam com o futuro em que irá enfrentar! A prova dessas falhas é novamente sendo citada por mim, a crise em nosso país, por culpa do não conhecimento, ou culpa até mesmo do modo de pensar das pessoas em relação a política em nosso país, a palhaçada que nós chamados de política, sem deixar de citar o nosso deputado Francisco Everaldo Oliveira Silva (tiririca) em que relação à política vocês acham que milhões de brasileiros votaram nele? Em questão de que? da grande palhaçada que se encontra a nossa falha e corrupta política. Onde as pessoas cada vez mais se sentem encarceradas, amedrontadas e até mesmo fantoches da política no nosso país. Alguns pontos de visto eu não concordo, porem melhoria não à mesmo nenhuma esperança de que algo mudará, mais as pessoas sim, precisariam fazer a diferença e pelo menos ter a consciência de que a sua parte em tentar mudar algo na política poderia acontecer.

      Rafaela Assis noturno 3°k n°28

      Excluir
  22. impor diante a sociedade para que haja ordem. Ou seja governantes criam suas leis para que a sociedade siga de modo que não haja desordem na população do país, caso ocorra alguma infração à pessoa será punida pelo ato que cometeu.

    Felipe Pasqual de Andrade n12 3i

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente a política ela tem um só objetivo se impor diante a sociedade para que haja ordem. Ou seja governantes criam suas leis para que a sociedade siga de modo que não haja desordem na população do país, caso ocorra alguma infração à pessoa será punida pelo ato que cometeu.

      Felipe Pasqual de Andrade n12 3i

      Excluir
  23. Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Vivemos em um país democrático, onde temos total liberdade para expressar nossas opiniões sobre os mais diversos assuntos, principalmente na internet, desde que exista bom senso e sejamos minimamente civilizados. Pois bem, parece que não é bem assim. A democracia de hoje mais parece a democracia da intolerância, onde expressar suas ideias – caso sejam contrárias a de outra pessoa ou grupo – é sinônimo de burrice, falta de estudou ou conhecimento.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A política na sociedade não é só importante porque elegemos quem manda nesse conceito abstrato de nação. Mas porque elegemos quem gerencia a nossa concreta vida cotidiana. O cidadão eleitor não percebe que a ignorância prejudica a democracia.

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Credito 50% de culpa ao povo em geral, que se mostra mal educado, irresponsável e alheio aos problemas que está causando ao jogar lixo em locais indevidos, mal sabendo que futuramente poderá estar ajudando a provocar catástrofes como as que estamos assistindo agora.

    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    O governo estar cônscio de suas responsabilidades como orientador e criador de normas a serem seguidas pela população quanto ao descarte e lixo, assim como cabe ao povo ter mais consciência e responsabilidade no que se refere a esse grande problema.
    A Democracia é uma forma de organização política que reconhece a cada um dos membros da comunidade o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos e sociais. Além do voto, de que outras formas o cidadão pode participar da vida política do seu país?

    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Para Maquiavel, o governo fundamenta-se na incapacidade do indivíduo de defender-se contra a agressão de outros indivíduos a menos que apoiado pelo poder do estado.
    Um Estado tem que se expandir e desenvolver ou cair na ruína.
    As ideias de Maquiavel fez da política ou a arte de governo uma função totalmente separada da ética e da moral, ou seja, a política deve ser um fim em si mesmo.

    Nome: Caio Ferreira da Silva N°06 Série: 3°F - Tarde

    ResponderExcluir
  24. Qual a visão que as pessoas têm da política?

    E há noticia maior e mais desafiadora: Se nós contratamos (através do vota) o melhor talento (candidato) para Administrar a nossa maior empresa (nosso Município), esse talento/candidato vai querer recrutar outros ainda melhores para serem secretários e exercentes de cargos de confiança. Administrará melhor nossos recursos, contribuirá para a Justiça, e transformará o nosso município em uma empresa pública de sucesso.

    Se o sucesso é difícil de ser imaginado, ou pensado para nossas empresas públicas, é mais fácil enxergar as mazelas de escolhas mal feitas. Porque acham que surgiu o "Mensalão", o caso "Cachoeira", os superfaturamentos, as licitações dirigidas, a lavagem de dinheiro, escândalos e tudo mais? Tudo isso foi realizado por pessoas que nós elegemos, por líderes legitimados pelo voto (recrutamento), mas ilegítimos pela conduta ética.
    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A tarefa e o objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais pleno, ou seja, sua missão está diretamente relacionada a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. A ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos.

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Acredito que sim e não, pois muitas vezes somos alianados e por isso ficamos sem saber em quem acreditar, mais tem muito Politico safado que so quer nos explorar.
    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Primeiro temos que tomar vergonha na cara e para de so falar e agir, depois ver em quem vota, se ele vai fazer alguma melhoria pra voce ou para sua cidade ou com o seu pais.
    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Maquiavel pretendia que essa forma de conhecimento fosse aplicada também à política enquanto ciência do domínio dos homens e que tinha como pressuposto uma natureza humana imutável. Para ele, se há uniformidade nas leis gerais das ciências naturais, também deveria haver para as ciências humanas. Isso foi necessário para manter a ordem dentro do Estado burguês então nascente, que precisava desenvolver suas atividades e prosperar.

    Gabriel Barros Batista N°15 3°i Noite


    ResponderExcluir
  25. Mariana Vieira 3°J- N°24

    O interesse por política vai além de ideologias partidárias ou observância da lei. Pensar sobre política é ser capaz de uma reflexão crítica de si mesmo e seu papel na sociedade.
    A falta desse interesse é mais uma evidência de acomodamento e conformismo dos indivíduos na sociedade, absorvidos por uma obediência cega dos comandos ditados por terceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Carlos, nº17, 3ºH

      Concordo Mariana, as pessoas hoje estão cada vez mais acomodadas, a sociedade hoje só se importa com os interesses próprios e não se importam com a situação a qual esta se enfiando até que seja ferido o seu próprio bolso, e quando acontece um grande caos fica procurando culpados, apontando dedos quando na verdade todos são culpados, pois a sociedade deixou de lado e deu o aval para que ocorresse tal banalização.

      Excluir
    2. Vanessa Maria Aparecida dos Santos N°43 3ªJ

      Concordo, o comodismo anda predominando na sociedade em que vivemos, tudo está nas mão da população, pois os políticos que temos só representam a sociedade que somos.

      Excluir
    3. É interessante que as pessoas rejeitam coisas que confrontam o seu comodismo, o que as faz pensar, é tomado como loucura, mal sabem elas, que loucas são elas que permanecem nessa inércia, e nem percebem.

      Excluir
    4. Rafael Jarbas 3ºH Nº27

      Concordo plenamente, o comodismo e os interesses pessoais que movem e ditam a cultura da nossa sociedade, deveríamos abrir mais o nosso mundinho e observar que nós vivemos num todo, onde sempre o próximo tem que ser beneficiado



      Excluir
  26. A política é algo um tanto complexo dentro da filosofia, o meu entendimento por política não é tão amplo como vejo de alguns colegas.
    Enfim, no senso comum o entendimento por política é tão falho quanto o meu, pois tal ideologia baseia-se em que política só está dentro do parlamento, porém não é verdade, a própria filosofia nos prova que o homem é um ser político, pois ele vive em pluralidade. Ou seja, a política é extremamente importante para uma sociedade, pois ela lida com fatores que contribuem diretamente com as civilizações, entre eles: Educação, saúde, saneamento básico, entre outros diversos.
    A política varia de país para país, porém todos eles tem como base uma constituição, feita de emendas e assim por diante, porém no Brasil, há uma grande reviravolta política, o senso comum crê que é tudo por culpa de quem está no comando, ou seja, em cargos políticos altos, entretanto vivemos numa democracia, logo o que a maioria decidir está decidido, mas neste país as pessoas votam com a ideia de que "Uma mão lava a outra" por isso que enquanto não houver uma reforma constitucional, o Brasil não vai evoluir pois não adianta nada mudar apenas quem está ao topo, sendo que o problema esta na base da pirâmide.
    Não adianta assistir uma propaganda eleitoral e já saber o candidato ideal, não adianta oprimir a corrupção e cortar a fila, acho que a mentalidade do brasileiro pode ser modificada a partir dos pequenos atos, e à longo prazo eu acredito num Brasil politicamente habitável.
    O jogo baixo para alguém ganhar uma eleição, é o que é mais visível na mídia, eles passam por cima de tudo/todos, apenas para se manter no poder. Isso é completamente Maquiavélico, pois o próprio Maquiavel diz que "Os fins justificam os meios" sendo assim um tanto antropocentrista, porém tratando de um tipo de governo com pouquíssimas falhas. A política maquiavélica pode ter alguns lados negativos, mas é extremamente importante para os estudos das civilizações e para ensinamentos para futuros governantes, pois ele trata um governo sólido e perfeito, porém conquistado com frieza e sabedoria. Se atribuirmos as ideias de Maquiavel à vida conteporânea, seria um caos, porém seria um governo estável, um caos porque não haveria democracia, automaticamente não teríamos um país laico, e estável porque não haveria políticos que se passam por bons samaritanos, e não fazem a diferença.

    Pedro Henrique | 3ºF |Tarde |Nº38|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Interessante seus comentários sobre a política e seu reconhecimento em não conhecer plenamente a política. Não é normal as pessoas admitirem isso.

      Seu exemplo da pirâmide deixou uma lacuna: por ser pirâmide, traz a memória do modelo estamental da sociedade no feudalismo, onde não conseguiam ascender na classe econômica, diferente do presente que há possibilidade de subir de classe.

      [Em relação ao Brasil politicamente habitável] As pessoas não habitam em algum lugar pela "qualidade" política, e sim pelo nível de satisfação dos prazeres e necessidades que o lugar pode oferecer.

      [Em relação ao pensamento de Maquiavel] Os políticos brasileiros, em sua fração, utilizam a ética política de Maquiavel. Entretanto, percebemos a instabilidade (crise) política e econômica que o país vive, logo não é ética política de Maquiavel que torna o governo estável. Se estiver relacionando a estabilidade ao mandato, há limite de tempo, impossibilitando o representante de atuar por muito tempo. A estabilidade diz respeito ao desempenho do governo.

      [Sobre "não haveria políticos que se passam por bons samaritanos"] Pelo contrário, essa ética política cria máscara onde o político deve fazer algo e dizer o oposto. Se você gosta de mentira, com certeza iria amar ter um político assim, ou provavelmente você deve estar confundido.

      [Sobre "não haveria democracia, automaticamente não teríamos um país laico"] Poderíamos dizer que Maquiavel deixou um legado que inspira o pensamento do Estado Laico. Sua proposta de romper com a ética cristã mostra isso, logo não podemos dizer que o país não seria laico. E logicamente não haveria democracia, pois o plano observado é o do Absolutismo.

      [Sobre "um governo sólido e perfeito"] Sólido de fato, todavia não diria que é um governo perfeito. Se observar a história da Idade Média é notável as falhas desse governo e, se fosse perfeito, acredito que todos ou a maioria dos países iriam ser Absolutistas até hoje.

      Salvo esses detalhes, achei relevante seu comentário.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
  27. A população brasileira é entanto muito despreocupada com a politica, podemos concluir isso baseado na crise que estamos passando atualmente e poucos se movem para fazer alguma coisa, como dizem o Brasil é o pais da festa. Desde 1807 quando os brasileiros queriam a independência, porém não se mexiam, e quando a Família Real foram e fizeram festa ao meio de uma guerra para a liberdade. Atualmente existe muita hipocrisia no Brasil, pessoas achando que politica é só para políticos e não, nós somos o patrões deles eles que teriam que ter medos da população e não a população te medos deles. Porém em um país capitalista a politica é muito importante para controlar o gastos públicos, fazer construções públicas e manter ordem na sociedade. Porém no Brasil isso não funciona, corrupção, gastos em excesso são visíveis na nossa atual politica. Porém nós não podemos colocar a culpa somente na politica brasileira, sendo que nós somos culpados também em não se mover, se unir e lutar contra a corrupção contra a bandidagem desse nosso país. Temos de esquecer um pouco as festas o divertimento deixar de ser hipócrita deixar o futebol um pouco de lado e pensar em evoluir nossas mentes em primeiro lugar e com consequência evoluir nosso país que ainda não é nada. Muitos usam a seguinte frase " politica e religião não se discute" e com essa frase podemos ver o porque do nosso país ser desse jeito, nós como população devemos discutir sim politica para que não nós enganem, para nós sabermos oque está acontecendo com o nosso dinheiro para saber o porque desse país ser tão ruim.
    Kelvin Kennedy N°29 3°F

    ResponderExcluir
  28. Nome: Kelly Belarmino nº22 3°G

    A minha visão primeiramente sobre política é algo chato, digamos assim. Porque é sempre o mesmo assunto, aonde encontramos certa dificuldade para resolver em nossa sociedade e principalmente em nosso país. A política primeiro de tudo é a função pela qual uma sociedade, um estado, um bairro e um pais é feita e formada por regras, na qual a população é obrigada a seguir. Caso contrário, está infligindo estas leis e na maioria das vezes é preso(a) por desrespeita-las. Já para as outras pessoas ao meu ver, é que a política nos últimos anos não serve de nada além de crescer impostos aonde os políticos roubar dinheiro da população em brasileira. Quando trabalhamos muito e ganhamos pouco, a verdadeira realidade. Porém, este conjunto de regras, que chamamos de política, não vem funcionando hoje em dia. Não só por parte da população, quanto o parte das pessoas que a criaram. Nossa visão sobre a política, é de algo ruim e que tem muitas falhas a se concertar.


    De certa forma, a política vem para o bem algumas vezes em nossas vidas. Por exemplo, o fato de termos leis nas quais constituem uma sociedade (a qual nós vivemos). Se não fosse por elas, aonde moramos seria um caos. Sem regras, sem respeito, sem policia, sem segurança, sem saúde e sem educação. (Por mais que nós que não tenhamos muito deles).

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Kelly Belarmino nº22 3°G


    É óbvio que temos (a população) uma grande responsabilidade sobre o que o nosso pais está passando, não só os políticos que tem 90% de culpa também. Os outros 10% é da população que a um todo olha descaradamente as façanhas e causas injustas que estes políticos sujos, não só de Brasília fazem com o Brasil. A sociedade vê tudo com os olhos apertos, mas quando se tem que fazer algo a respeito para impedir, alertar, progredir sobre isso, simplesmente fecham os olhos e fingem que não viram. Porque? Porque dá muito trabalho fazer um grande “circo” para arrumar a bagunça toda que está esse pais de terceiro mundo. Aonde países de outro mundo, professores ganham mais que um político e um político ganha um salário de um professor no Brasil. O brasileiro é um povo encostado, preguiçoso e que gosta de tudo pronto e resumido. Temos que parar de ser assim e fazer algo a respeito.

    Um dito que eu sempre digo, é que a sociedade não se deve render as regras que a política nos serve. E sim a política se adequar a sociedade, na forma em que um conjunto de ambos, possam se dar bem. Para que ambos consigam sair dessa enorme crise, aonde um partido que está no poder a mais de 12 anos, faça com que isso desaparecesse. Se a política e regras que elas fazem, pudessem ajudar realmente a sociedade e que pudéssemos nos aceitar a isso, não passaríamos o que passamos hoje.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Nome: Kelly Belarmino nº22 3°G

    Sabendo-se que Maquiavel era uma pessoa que gostava de poder e ter tudo ao seu controle, acho que isso influência muito sobre a política de hoje que conhecemos. Exemplo disso, é como as coisas sujas que vimos com os nossos próprios olhos tanto na internet que são divulgadas anonimamente são escondidas pelos “caras” no topo da pirâmide com a mídia para abafar ou esconder os podres.

    Maquiavel tinha uma enorme admiração pelas pessoas influencias e importantes, nas quais tinham o poder exercido em suas mãos. Exemplo disso é em seus livros “Príncipe” como nos “Discursos”. Neles o filosofo só teve grandes elogios aos vencedores. Por esta razão, mostra admiração por figuras ilustres como Papa Alexandre VI e Júlio II devido ao seu extraordinário sucesso militar e político, sendo eles odiados universalmente em toda a Europa como papas ímpios. Com base neste começo de tudo, Maquiavel descreveu no “Príncipe” a única os meios pelos quais alguns indivíduos tentaram conquistar o poder e mantê-lo. Para Maquiavel, a política era uma única coisa: conquistar e manter o poder ou a autoridade. Ele exercia isso colocando em prática também algo chamado: calculista.

    ResponderExcluir
  33. Jean Carlos, nº17, 3ºH
    Diferentemente de alguns anos atrás, como no fim do século passado e inicio desse século. As pessoas passaram a ver a política de uma forma diferente, as pessoas não são mais políticas em sua essência, hoje em dia elas são políticas do modo atual, Se preocupam apenas com seus interesses se tornando cada vez mais egoístas e vivem apenas em seu mundo, se preocupam com a política apenas quando lhe diz respeito e apenas votam por obrigação, pois caso não será cobrado de seu bolso. Mas acontece que temos que ser animais políticos, não políticos desses que só pensam em engrandecer seu bolso, mas esses políticos que pensam na mudança, pensam na melhoria e pensam em se beneficiar assim como todos os outros a sua volta. Tudo que vivemos envolve política, como preços de serviços e compras, modo de vida, como nos países de primeiro mundo que nem todos têm a riqueza que o Brasil tem, mas mesmo assim tem uma verdadeira política que tem dado certo, pois não passam por grandes problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sociedade cega seria o nome dado a este caso."As pessoas votam por Obrigação"
      As Pessoas votam por que veem na televisão,no horário politico o tal Eleito a governar prometendo algo algumas das vezes são propostas absurdas,acham legal e no dia da eleição dão seu voto,que claramente foi em vão,Se Eles não cumprem nem um terço do que foi prometido.Devemos Ter um estudo da pessoa que estamos votando,o que ele já fez e o que ele pretende fazer durante o mandato.O Mais aconselhável e votar naquele com menor propagação,Ele claramente tem menos "apoio" de Empresas,que esta financiando para ter o retorno,fazendo suas vontade sem ser punido !

      Rhaniel Fabricio Mauricio de Almeida N°30 3°J

      Excluir
  34. Jean Carlos, nº17, 3ºH

    O caos político em que vivemos tem culpa todos em que estão envolvidos, ou seja, população e políticos. Os políticos que não fazem o seu trabalho corretamente e que se vendem por status e dinheiro. E todas as pessoas que não pensam politicamente apenas colocam qualquer candidato não se importando com seus ideais, apenas se importam com a imagem que ele cria midiaticamente e com o que ele faz fora da política, seja elas profissão ou apenas por terem um rostinho bonito e são engraçados.
    O que falta nos dias atuais é que vivemos politicamente. Se importe, escolha políticos que represente as caridades da população e não apenas suas vontades. É preciso que deixemos nossa “zona de conforto” paremos de reclamar e lutemos para que nossa vontades sejam viáveis e que junto com elas a do outro seja respeitada e aceita, mas claro nem todos pensam igual, mas uma política bem feita fará com que as necessidades básicas de cada um sejam atendidas. É claro que também para um bem coletivo todos devemos ceder algumas coisa e lutar por outros.

    ResponderExcluir
  35. Jean Carlos, nº17, 3ºH

    Maquiavel tem um modo de pensar que influenciou diversos pensadores, o pensamento político desse filosofo se baseia na necessidade do governante saber se impor perante seus governados. A influencia de Maquiavel na política moderna acabou criando um modo controverso do esperado, pois os políticos não mentem e se mascaram para o bem popular, eles estão cada vez mais se importando apenas com seus interesses individuais. Na minha concepção a velha frase que dizia: “A família é o reflexo da sociedade” foi mudada, existem umas poucas pessoas que são diferentes da sociedade (que se torna cada vez mais egoísta e conservadora), e essa frase pode ser alterada para “os políticos (sendo eles os poderes Executivos e Legislativos) são o reflexo da sociedade”.

    ResponderExcluir
  36. Vanessa Maria Aparecida dos Santos, Nº43, 3ªJ

    Estudando o pensamento de Maquiavel tanto referente a política, quanto a religião me identifico, desde que as diferenças da ReligiãoxPolítica, até o modo de assumir o poder, que influenciou diversas pessoas e que até hoje é usado e lembrado como o inicio da ciência política, na minha opinião Maquiavel realmente criou a ciência política, vendo como hoje em dia as coisas funcionam nesse meio, mesmo que alguns políticos venham a agir de modo totalmente contraditório do que Maquiavel dizia, a maioria ainda sim se inspira nesse modo "Se puder, não deixar de ser bom, mas se for necessário, ser mau". Pois como Maquiavel disse, "Entre ser amado e ser temido, é melhor ser temido" Pois as pessoas acabam desrespeitando mais facilmente o amor e já o medo, é mais difícil de ser encarado, desrespeitado.
    A população tem culpa sim pelos políticos que temos, é claro, não completamente, mas de um modo de que o que temos hoje no poder, reflete o que a nossa população é. Maioria das pessoas que votaram nas últimas eleições, não sabem mais em quem votaram e isso já diz o bastante sobre como é a política no país.
    Existem pessoas maus e boas no poder, mas isso não quer dizer que já não exista mais ninguém na política que lute pelos direitos do povo, sim, deve existir, porém, o Governo é muito amplo, e a voz de um, não é a voz de todos. Devemos ter mais cuidado em quem votamos e procurar conhecer melhor os candidatos e claro, conhecer melhor a política em si.

    ResponderExcluir
  37. Karine Batista Nº21 3ºH

    Grande parte da população vê a política como uma máfia na qual só existe corrupção e que não serve para muita coisa, já que os problemas da sociedade nunca são solucionados.
    “Política é uma palavra que vem do grego politéia. Na antiga Grécia a sociedade era organizada em cidades-estados, cidades independentes que tinham suas próprias leis e estruturas sociais e econômicas específicas. Essas cidades-estados eram chamadas de pólis, de onde deriva o termo política. Assim, política em sua origem era o estudo e a aplicação das melhores formas de gerir uma polis”.
    Disponível em: https://www.significadosbr.com.br/politica. Acesso em: 13/09/15 ás 14:00hs.
    Como definido no fragmento acima, a política foi criada para que se estabelecesse uma ordem na sociedade e no Estado em que vivemos. Desta forma, quando vivemos em uma sociedade, temos que abrir mão de nossos direitos naturais e nos submeter á direitos limitados onde não inferimos aos direitos do outro, ou seja, temos uma liberdade igualitária, com direitos igualitários.
    Por isso, a política tem tamanha importância, já que sem ela viveríamos em um estado de guerra, mesmo porque o homem é um ser egoísta por natureza.
    Muitos filósofos se dedicaram à compreensão da política, como por exemplo, Platão, Aristóteles, Maquiavel, Rousseau, Hegel, Auguste Comte, entre outros.
    Acredito que em relação a nossa política, não foi só um elemento que fez com que ela se tornasse o que é hoje, mas sim vários, porém uns são mais relevantes do que outros. A população e os políticos têm culpa por ela ter chegado a certo ponto, mas aqui, o fator relevante seria a população. E o que faz com que eu pense assim? É simples!
    Nós tínhamos uma população com vida, cheia de garra e que lutava pelos seus direitos durante a Ditadura Militar. Havia repressão? Claro que havia, mas não paramos enquanto não alcançamos nossa liberdade de expressão e a nossa igualdade de direitos. No país que vivemos hoje em dia, com uma política tão falha, deveríamos nos sentir envergonhados por não honrar àquelas pessoas que estavam ali lutando não só pela geração presente, mas pela futura também. Hoje nos tornamos todos seres acomodados e passivos e é por esse motivo e por muitos outros que a nossa política chegou a esse estado.
    Bom, eu poderia dar um discurso extremamente bonito, com qualidade, mas do que adiantaria? Discursos falsos moralistas estão ai o tempo todo! Acredito que nós todos temos consciência do que podemos fazer para melhorar a política, mas para que isso ocorra, “temos que sair dessa pelagem profunda e aconchegante do coelho e irmos para ponta” e encarar o problema de cara. Chegamos a um ponto que o que tinha que ser dito e exposto, já foi feito. O que devemos fazer agora é por em prática isso! Como? Sacrifique nem que sejam 10 minutos da sua rotina para ler algo relacionado à nossa política; na hora de votar, análise seu candidato e suas propostas fazendo pesquisas pela internet ou qualquer outro meio; participe de uma reunião do seu bairro; procure saber como funciona cada cargo político, estude a política, etc. São diversas maneiras que nós podemos fazer a revolução, basta querermos.

    ResponderExcluir
  38. Qual a visão que as pessoas têm da política?

    Na minha opnião as pessoas tem da política vai muito além de um erro cometido uma única vez. A condição da política brasileira é baseada na acomodação da sociedade com a situação atual, na aceitação da corrupção como normalidade, na legislação defasada e complacente com os erros. As constantes denúncias de desvio das verbas públicas, divulgadas pela mídia, fazem com que a indignação dos cidadãos vá diminuindo, e, sem ser pressionados, os réus encontram métodos para se livrar das acusações.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?

    Na minha opnião a importância da política é a garantia da vida no sentido mais pleno, ou seja, sua missão está diretamente relacionada a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. A ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos.

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.

    A outra metade da culpa óbviamente cabe aos nossos governantes e aos nossos políticos, que não se preocupam em encetar campanhas massivas de (re)educação da população para que sejam mais responsáveis, esclarecidos e colaboradores no sentido de depositar seus lixos em locais apropriados. Caso necessário, que sejam até criados mecanismos de punição aos recalcitrantes.

    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?

    Todo brasileiro, na próxima eleição deveria levar está pergunta, e realmente fazer valer o seu voto, deveriam banir pra sempre os corruptos da politica, fazer uma limpa em Brasilia, nos governos estaduais e nas prefeituras, escolher bem os nossos representantes,o cidadão de BEM já a muito tempo vem fazendo a sua parte. cobrar dos outros aquilo que não fazemos. Criticamos os políticos,mas queremos tirar vantagem em tudo.Nenhum governo vai resolver todos os nossos problemas.
    Para fazer a nossa parte para que tenhamos um Brasil melhor, isso inclui em saber escolher nossos governantes porque quer queria,quer não,são eles que decidem o que é melhor para nós independente da nossa opinião.I

    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Maquiavel fala como manipular o povo para se manter no poder, mas de maneira que não se perceba. que aos olhos do povo o é tido como uma pessoa justa, mas por traz há um interesse em cada ação feita. As vezes pode passar por cima até de uma coisa justa é honesta para um interesse egoísta isto é, mesmo sabendo que os meios são ilícitos eles são justificados pelos os fins.

    Como Maquiavel pensa a política?

    Para Maquiavel, a política era uma única coisa: conquistar e manter o poder ou a autoridade. Tudo o resto - a religião, a moral, etc. -- que era associado à política nada tinha a ver com este aspecto fundamental - tirando os casos em que a moral e a religião ajudassem à conquista e à manutenção do poder. A única coisa que verdadeiramente interessa para a conquista e a manutenção do poder manter é ser calculista; o político bem sucedido sabe o que fazer ou o que dizer em cada situação.

    Nome: Caio Ferreira da Silva N°06 Série;3°F - Tarde

    ResponderExcluir
  39. A grande parte da nossa população, encara a política como uma grande ameaça veem eles como "ladrões" do povo brasileiro, onde tantos impostos são cobrados e nada são voltados a população, porque o nosso está vivenciando essa grande crise? Para onde vai todo o dinheiro com impostos do país? não preciso nem citá-las onde estão não é mesmo? Deixando claro que: grande parte da população tem culpa do que está ocorrendo na atualidade, pessoas ignorantes de conhecimentos, onde veem o voto apenas por obrigação, não tem o hábil de ao menos "estudar" em quem vai dar o seu voto, não se contentam em ver o país "sofrer" durante ANOS e decidem novamente pelo o mesmo resultado, e está ai a prova disto, uma das maiores crises em nosso país, e onde estão os governantes para nos responder? Para dar uma explicação ao povo brasileiro, explicação "cabível". Na verdade temos uma outra "arma" da sociedade quem tem uma grande participação, é a mídia um grande participador, nos negam as informações reais e manipulam a grande parte da sociedade. Usarei a Globo como exemplo, por sua vez possui grande audiencia e é comandada por políticos! sendo assim ela age de acordo com os seus interesses, temos consequência a vasta ignorância sobre tal assunto nos transformando em fantoches de uso exclusivo da política. E por isso cada vez mais acontece em termos que abrir mão de nossos direitos naturais e nos submeter à direitos limitados onde não inferimos aos direitos do outro. Política é só um meio de nomear quesitos para se sobrepor na mais alta hierarquia. Já em questão da política e sua importância na sociedade está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Como já falei anteriormente, grande parte de todos estes problemas enfrentados pela população foram ocasionados por eles mesmo, onde a ignorância de conhecimento, interesse etc são grande parte de culpa, aonde "pagaram pra ver" novamente aos que governam o país hoje, não satisfeitos com todos esses anos "perdidos" para a política, onde nos temos que ficar calados diante aos erros. Como podemos fazer parte para melhorar a política? Acredito eu que: tendo conhecimento em quem poderemos votar para melhorar o país já é um grande adianto, e não repetir novamente ao erro, tá aí a grande crise pra nos mostrar... Sobre o grande filosofo Maquiavel, para ele não se apresentava logicamente o ideal cristão, mas sim algo que lhe seria entendido como próprio do homem, a luta pelo poder. Por isso, os homens mentiam, matavam e julgavam-se acima da moral, pois este sempre defendeu a ética na política, porém os atos poderiam ser justificados se fossem pelo povo, a favor do povo, em função do povo...

    Rafaela Assis, noturno 3°k n°28

    ResponderExcluir
  40. ´´A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.´´
    Ao meu ver a culpa não é só dos políticos, nós como população também temos culpa, afinal também somos nos que os colocamos no poder e permitimos que isso aconteça. Temos culpa pois não levamos nosso voto tão a serio e não estamos ligando muito com o que esta acontecendo em nossa politica. A maioria da nossa população não recebeu um boa educação e esse problema também se reflete aqui, quanto mais educação temos, mais somos críticos e quanto mais somos críticos, damos importância a mais assuntos como a politica.
    Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica Mendes nº 16 3ºG

      Concordo plenamente com você Evelyn, a culpa não é apenas de um, e sim dos dois, nós que devemos ter a iniciativa ao raciocinar e pensar antes de escolher em quem queremos para governar o nosso lar, ter consciência de quem estamos colocando para manter tudo em ordem. Porém não são todos que refletem nas próprias atitudes ou então possuem uma certa sabedoria para decidir em quem votar. E sim a educação deve ser mais valorizada para tonar o homem um ser mais crítico e racional quando falamos em política ou qualquer outra coisa.

      Excluir
  41. O povo vê a política e os políticos como todos corruptos. Mais não são todos. E quem escolhe eles são a própria população. Desse modo o povo deveria pensar mais antes de votar para depois pedir seus direitos.
    Nome : Carlos Henrique lobão antunes n°6 3h noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana Barbosa de Miranda, nº37 3ºAno K noturno

      Concordo plenamente com o comentário de Carlos, se a população pesquisasse antes, estudasse sobre o candidato, conhecesse o passado politico, e suas ideias de melhorias nosso país poderia ser muito melhor, mas o Brasileiro leva tudo na brincadeira e essa é a verdadeira realidade, o brasileiro tem preguiça e acabam deixando pra lá o nosso país, e agora estamos vivendo uma crise horrorosa que nunca vivemos antes, e quem votou nas pessoas erradas estão ai reclamando, que o Brasil está ruim...

      Excluir
    2. Jean Carlos nº17 3ºH

      Discordo e concordo. Mesmo elegendo os candidatos corretos, a população deve pedir seus direitos sempre, deve reivindicar estudo, saúde, segurança, etc. Pois se deixar de lado acontecerá o que acontece hoje, a população acomodada deixa que os candidatos ruins voltem e trazendo com sigo todo seu preconceito, individualismo, corrupção, conservadorismo, etc.

      Excluir
  42. ´´Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?``
    Bom nossa politica não ira mudar tão cedo se nos não fizermos nossa parte, podemos ler mais sobre politica, fazer protesto, cobrar mais os políticos e entre outras coisas. Também valorizar mais o nosso voto, não votando em políticos corruptos.
    Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a nossa política não mudará mesmo, nem agora e nem depois. Anos e anos o nosso governo sendo corrupto, desonestos, mentirosos etc onde fazer promessas sabendo eles que não poderá cumprir, não poderá levar adiante e sim promessas falhas, políticos que não pensam no futuro e a prova disso é a crise que vem devastando milhares de brasileiros, tendo que fechar os seus comércios por falta de custo ou até mesmo por tantos impostos que estão os cobrando, e por que isso? Por falta de interesse político da maioria das pessoas que votam apenas por obrigação sem conhecer realmente em que deseja que governe o país, coisas prematuras, consciências prematuras, ao não ver até onde poderemos sofrer com as consequências, e como a colega mesmo disse: fazer protesto? cobrar os políticos sobre melhorias? são mínimos, ate por que não somos ouvidos, vou dar um exemplo disso que estou falando, foi o aumento da passagem de ônibus, contestaram pelo aumento, foram as ruas lutar pela melhoria e conseguiram! E o que aconteceu depois de alguns meses? aumentaram a passagem de ônibus e não pelo valor que foram as ruas lutarem, e sim um valor ainda mais elevado! E o que o povo fez? se calou diante a está realidade, se calou diante a decisão do governo, e até hoje é assim como outros exemplos, a nossa conta de energia cada vez maior por conta do imposto cobrado em cima dela, nossa conta de água um absurdo etc tudo isso, ocasionado por falta de consciência, falta de observação ou até mesmo falta de interesse.

      Rafaela Assis noturno 3°k n°28

      Excluir
  43. Geovana Macedo Pereira nº 42 3ºF13 setembro, 2015 19:19

    As pessoas vêem a política como algo cansativo e desnecessário, não querem ficar a par de nada que acontece em nosso sistema político e votam sem conhecer os candidatos. Acham que todos são corruptos, porém não fazem nada para mudar a situação, não se informa e não vai atrás.
    A política é muito importante para a vida em sociedade, pois ela impõe e gera regras de convivência entre as pessoas. Ser livre sem desrespeitar a liberdade do outro, ser livre sem ser libertino. A política faz com que toda a sociedade funcione bem. Pense na sociedade como um motor, sem uma peça esse motor não iria funcionar bem, a política é essa peça, que impulsiona a sociedade sempre para frente. Por isso que quando algo dá errado em nossa sociedade logo culpamos os políticos, porém nós também temos nossa parcela de culpa, pois quando votamos sem consciência e não nos interessamos pelos assuntos do nosso país, damos carta branca para os políticos fazerem o que bem entendem. Falta interesse da população e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, a sociedade está em uma posição de acomodação, com o pensamento parcial de que "dando pra comer e beber, ta tudo bem", consequentemente isso acaba gerando um estado político deplorável.

      Nome: Lucas Cerqueira de Oliveira
      Número: 26
      Série: 3°G
      Período: Tarde

      Excluir
  44. Graziele Lins nº20 3F13 setembro, 2015 19:34

    As pessoas não se importam com a política, enxergam ela de uma forma muito simples e erronia. As pessoas vivem dizendo que política não se discute e esse é o principal motivo para as coisas irem tão mal nessa área. Quando pensam sobre política logo pensam em corrupção, mas mesmo assim muitos não fazem nada a respeito, não sabem votar e nem escolher seus representantes. Essas mesmas pessoas mal sabem a importância da política para a vida em sociedade. A política faz com que tudo funcione de alguma forma, gera infraestrutura e emprego, cuida da educação em áreas onde pessoas são muito pobres e criam projetos para melhorar a nossa vida. Garantir nossos direitos, que estão não Constituição, tudo isso é responsabilidade da política, que apesar de ser precária faz as coisas funcionarem. Funcionam de modo lento e depois de muitos escândalos envolvendo desvio de verbas públicas, mas não adianta culpar apenas os políticos se quando está passando a Propaganda Eleitoral na televisão você dá mudo ou desliga a televisão. É muito mais fácil culpar apenas aqueles que estão no poder do que admitir sua própria culpa. Culpa por ter votado em qualquer político sem conhecer suas propostas, o que ele fazia anteriormente, se ja esteve envolvido em algum escândalo, por isso creio eu que a culpa não é apenas dos políticos.

    ResponderExcluir
  45. Nome: Lucas Silva Oliveira N°28 3°I , Período Noturno
    Nos dias atuais, é comum vermos pessoas discutindo sobre assuntos políticos, onde elas procuram achar quem é o melhor candidato para governar uma cidade, se esse candidato trará melhorias e se é necessário que tenha mesmo um candidato. Podemos perceber que as pessoas com o passar do tempo, estão ficando cansadas, ao assistir o horário político e perceberem que tudo os que os candidatos estão falando não passa de mais uma mentira , onde esses candidatos prometem melhorias na cidade, tais como na saúde, na educação e na economia.
    A política é só mais uma lição de vida para o ser humano, fazendo com que uma pessoa pense duas vezes antes de tomar uma decisão, que façam a escolha certa e que depois que tome sua decisão, não venham reclamar e mentir dizendo " Não foi eu que votei nele(a)".

    ResponderExcluir
  46. GUILHERME FRANCISCO 3°J NOITE 2015

    Hoje em dia poderíamos dizer que em geral as pessoas não estão interessadas em participar da política, porque para elas não fazem tanta diferença. Exemplo disto é quando vamos votar e a maioria da população vota em branco/nulo e nem se quer tem um candidato em que possa votar consciente ou quando estamos na sala de casa e aparece o " HORÁRIO ELEITORIAL" com a Presidenta falando seus objetivo para um país melhor... E o que acaba acontecendo é o mesmo de sempre, todos desliga suas tv's porque para elas não fazem sentindo ver e entender o que realmente esta passando com o país.
    A importância é que a política serve como um modo de governar e controlar os indivíduos que complementa a sociedade, de outro modo seria como um controle de todas as ações envolvidas no coletivo da mesma sociedade.
    A política é fundamental na vida dos homens para que posa viver da melhor maneira possível, o que estraga é os modos operantes porque na teoria é uma coisa e na prática outra.
    A politica é não só para mim, mas, para todos importante,muitas vezes fiquei indignado com as coisas que ouvi sobre os nossos "tão queridos políticos", mas, devemos nos conscientizar que se não tomarmos providências nas eleições o Brasil nunca será um país bom,justo e com as pessoas tendo uma vida mais digna.

    ResponderExcluir
  47. Beatriz N.Rocha n°:03 3°F13 setembro, 2015 22:02

    Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Acredito que hoje em dia algumas pessoas estejam desacreditadas em relação à política e assim vivem acomodadas no que diz respeito aos benefícios que o governo tem a obrigação de dar, e assim não enxergam o que acontece na politica atual, às mudanças que precisam ser feitas para a melhoria de toda população.
    Outras pessoas, uma pequena parte da população acredita que a política serve para gerar melhorias na sociedade, sendo assim buscam e expõe suas ideias, no sentido de quererem melhores representantes.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A politica desempenha um papel importância na sociedade, pois ela impõe regras, normas e leis a serem seguidas, afim de melhorias e de igualdade para as pessoas no coletivo.
    Dizia Aristóteles:
    "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).
    http://www.brasilescola.com/politica/politica-definicao.htm

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    A população tem sua parcela de responsabilidade somos nós que escolhemos quem irá nos representar no governo, sendo assim somos responsáveis, as pessoas só pensam em interesses privados, e isso faz com que tenhamos políticos com menos interesses públicos.
    Para mudar a politica precisamos primeiramente mudar nossa sociedade, nosso modo de pensar, somos corruptos, mentirosos e só pensamos em nós mesmos e isso é o que reflete na politica que temos.

    ResponderExcluir
  48. Rafael Jarbas 3º H Noturno

    Hoje em dia, as pessoas vêem política, como apenas um sistema governamental comandado por algumas pessoas, que controla as economias e gerencia um país. De fato é, porém não é somente isso, política também é o englobamento de um todo, no caso a população de junto com as pessoas que compõem os três poderes e a presidência. Temos que agregar a nossa mente, que uma política é extremamente necessário em nossas vidas, pois nela conseguimos analisar, organizar e gerenciar de maneira ética e correta o país, cidade, estado, e até mesmo dentro de casa devemos seguir uma política, para que haja um controle. Baseado nisso, o nosso governo,ele é muito displicente e não tem uma transparência com a população. Só que no sistema na qual participamos, a democracia ela da o direito de escolhermos ( uma democracia falsa por sinal ) quem serão nossos representantes na câmara. E sempre me pergunto, será que as pessoas escolhem totalmente errado, ou todos que vão para o governo se corrompem ao entrar la ?. Por que elas mentem ? vendo os conceitos de Maquiavel poderia dizer que algumas mentiras fazem bem para que um fim seja alcançado de maneira boa, mas o que fazem hoje foge totalmente disso, eles abusam de mentiras, de roubos, se fossem usar com o intuito de apenas usar da ética política, porém eles destorcem essas ideias.
    Tendo em vista, as individualidades e o egocentrismo pessoal, seria plausível afirmar que a ganancia de algumas pessoas, tornam um meio frágil, a população se submete a decisões que nas quais não somos beneficiados, as pessoas se submetem a tão pouco, achando que a vida delas irá melhorar, no meu ponto de vista o povo deveria lutar, mas não com socos e sim com o pensar, como o intuito de querer o melhor para todos, lutar para um país.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Benicio, nº 31, 3ºK

      Realmente, ta na hora do povo tomar consciência de que politica não é palhaçada e sim aquilo que nos move, o povo precisa ir reivindicar, lutar e policiar para que os nossos interesses sejam atendidos. Não há no mundo uma politica justa sem luta, mas há no mundo um sentimento além do capitalismo de comunhão, que está faltando no Brasil.

      Excluir
  49. Janicleide de Aráujo N°25 Série: 3F
    A visão é uma prática democrática que acabou tornando-se suja devido as corrupções que são frequentes nos dias de hoje.
    Tem uma relevante importância, porque além de ser uma função democrática, ajuda a colocar no poder as pessoas escolhidas para lhe representarem em meio a uma sociedade.
    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Sim, porque na maioria dos casos há compra de votos, ou seja, o político compra o voto do eleitor e o eleitor depois vai tentar cobrar melhorias para sua cidade , mas ele já não tem mas esse direito ,pois ele já recebeu o dinheiro pelo o seu voto, por isso devemos votar honestamente sem vender o seu voto ,assim você poderá avaliar a capacidade do candidato que você quer realmente colocar no poder, caso contrário se tornará uma política suja ,e a gente vai estar contribuindo a favor para que sempre continue uma política suja.
    Em tempos de políticas em campanhas eleitorais podemos pesquisar o histórico dos candidatos elegidos , saber quais as funções que eles já exerceram, para podermos fazer a melhor escolha do candidato que iremos votar, essa é uma forma de participar politicamente de uma forma mais justa e plena.
    Nas atuais circunstâncias do pensamento coletivo de que democracia é o lugar onde o povo é representado, devido principalmente ao conceito central do livro “O Príncipe” que diz que um governo para de ser forte precisa ser centralizado porque é mais fácil o povo exigir de uma pessoa do que de vários, as mudanças.
    Maquiavel, procurou fundamentar uma filosofia política tendo em vista a dominação dos homens. Essa pretensão tinha como modelo as ciências naturais que estavam em plena descoberta, física e medicina. Para ele, se há uniformidade nas leis gerais das ciências naturais, também deveria haver para as ciências humanas.

    ResponderExcluir
  50. Monahra Vasconcelos - Nº 33 - 3ºF

    Pra começar, a política não é bem vista aqui no Brasil, por conta das mais variadas corrupções que existe aqui, mas não é só por isso que devemos fazer da política um monstro de sete cabeças, não sou uma pessoa muito ligada à política e me interesso muito pouco no assunto, mas sei que os problemas que acontecem aqui não é culpa só do governo, a população tem sua parte nisso também, e em minha opinião não é indo para as ruas que vai mudar alguma coisa, e também não é fazendo panelaço que vai mudar, porém o brasileiro acredita que isso possa mudar o rumo que isso tomou quando elegeram a Dilma como presidente, Só que não é bem assim, isso não vai mudar da noite pro dia e é claro que o povo aparentemente não sabe disso, precisamos abrir o olho e ver em quem nós estamos votando, procurar saber quem é ele de verdade, o que ele fez, o que ele cumpriu de suas metas, e muitas vezes não o povo não vê, acredita que só as ideias bastam, que só a campanha politica tem que ser boa e etc. E por outras vezes votam em pessoas totalmente aleatórias porque pensam “o Brasil já está uma porcaria mesmo” ou até “meu voto não vai mudar nada” não levando a politica a sério, o que é um erro enorme para quem está querendo que o país mude, mas não é só isso que temos que mudar, para ajudar que o país mude podemos fazer várias coisas como procurar a transparência politica e até se inspirar em projetos colaborativos de outros países, toda a ajuda conta na hora de querer fazer diferente, na hora de querer que seu país mude.

    ResponderExcluir
  51. Regiane Quires n°30- 3°H

    Alguns indivíduos veem a política como corrupção, espionagem e uma roubalheira. Esses são alguns argumentos que alguns brasileiros costumam a falar da política.A cultura de participação no Brasil é muito pequena, e a participação das pessoas nas ruas é só quando eles mexem em algo estamos acostumados a paga barato, ou outras coisas, por que acaba afetando uma determinada comunidade ou grupo social.
    Mas o individuo não acorda realmente, e, assim acabamos virando fantoches do sistema.O pensamento de Maquiavel se apoia no conceito da estabilidade em que a sociedade e o governo eles vão atrás a todo custo. A diferença de Maquiavel para os cientistas era que ele destaca-se pela forma como ele lidou com a moral na política, trazendo uma visão diferente dos conceitos que é defendidos pela igreja.Bom a politica tem seus defeitos, mas ela faz alguns papeis importantes em meio a população. A política tem uma missão na qual está diretamente relacionada a grande aspiração do homem moderno, a busca da felicidade. A política vai sempre está relacionada, nós momentos da vida tanto privado ou público, podemos viver com a família, influímos em tudo o que acontece em nossa volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Benicio, nº 31, 3ºK

      Exatamente, Tudo que está a nossa volta é politica e se o individuo não se impor e impor seus direitos, a politica vai continuar do jeito que está hoje. Mas é preciso também que as pessoas saibam diferenciar carinhos, idolatrias e escolham candidatos que vá atender as necessidades de todos e não apenas representar seus interesses e da classe a qual o carrega.

      Excluir
  52. Gabriela Magalhães nº16 3ºF13 setembro, 2015 23:57

    As pessoas acham a política uma grande bobagem e acham que não estão ligadas a ela, porém todos os cidadãos estão de alguma forma ligados a política. É muito comum você perguntar à alguém o que essa pessoa pensa sobre política e a mesma te responder que só tem ladrão e corrupto, mas essa mesma pessoa nem se lembra em quem votou na ultima eleição, ou se absteve de seu voto. Por isso quando perguntam pra mim " O que as pessoas pensam sobre a política" a minha resposta é: elas não pensam muito, se é que pensam algo a respeito. As opiniões são todas muito iguais e todas com uma base muito fraca, apenas reproduzem o que ouviram outra pessoa dizer.
    Essas pessoas não sabem e não reconhece a importância da política na nossa sociedade. Ela faz tudo funcionar, ela garante nossos direitos, ela esta presente em tudo e pela falta de informação da sociedade muitos deixam de ser participantes ativos sobre tudo o que acontece em sua cidade, estado ou país, pois não sabem que todos somos políticos.
    Por isso é muito comum ver as pessoas colocando toda a culpa da crise, roubalheira e o que mais der de errado no funcionamento do país nos políticos, sem antes parar pra pensar no que cada cidadão fez para impedir que isso acontecesse. Se cada cidadão pesquisou sobre a pessoa na qual ele iria votar, se ele não se absteve de seu voto, se ele não simplesmente deixou alguém comprar seu voto. Se todos os cidadãos fizessem as coisas direito e votassem conscientemente duvido muito que o país estaria da forma que está hoje.

    ResponderExcluir
  53. Infelizmente a sociedade de hoje, não têm um conhecimento claro sobre política. Um dos problemas seria a manipulação que é feita para que a sociedade seja alienada e assim não saber realmente o que é política, mas também falta de interesse da própria sociedade sobre o assunto. A política na sociedade tem intuito de estabelecer a ordem entre eles (sociedade),no caso a ética é delegada pela política. Eu entendo que a culpa é dos dois, os políticos devido a má administração exercida por eles,havendo interesse próprio e não coletivo e da população por aceita a alienação e a falta de interesse sobre o assunto. Entendo que para melhorar essa situação deveria haver mais interesse por parte da sociedade,e isso seria feito pesquisando mais sobre o assunto e debatendo sobre o mesmo.

    Vitor Xavier nº38 3°H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Jarbas 3º H

      Acho interessante, quando você reflete sobre a ideia da manipulação, sim concordo com isso, pois no meio que vivemos as pessoas se deixam levar facilmente por ideias falsas,deveria sim haver uma participação efetiva da população, porém no meu entendimento, não basta somente as pessoas se interessarem, é necessário mais, é necessário que as pessoas ponham um fim nas ideias corruptas que são amplamente abertas assim que u político é eleito, é necessário uma mudança na nossa cultura perante esse tópico.

      Excluir
    2. Camila de Paula Carolino da Silva nº 07 3ºF

      Acredito que os dois estejam certos, mas apesar da maior parte da população não ter grande interesse no assunto, não podemos generalizar, há pessoas que buscam entender o que acontece na politica, Porem o numero é tão baixo que acaba não fazendo a menos diferença. As pessoas dizem ter plena certeza de que o pais e os políticos estão tão envolvidos nessa roubalheira e corrupção que não adianta fazer mais nada. Bom acredito que as pessoas deveriam primeiramente parar de fazer pequenas corrupções em seu dia-a-dia ( pois muitas pessoas são corruptas em coisas que consideram pequenas, como achar dinheiro na rua e não devolver ) acho que elas deveriam a partir de agora começar a estudar o que pode ser mudado e no que elas podem participar e ajudar para construir um pais melhor.

      Excluir
  54. Jessica Mendes nº 16 3ºG

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.

    Acredito que ambos tem uma certa culpa, a sociedade por não pensar antes de agir , antes de votar e os políticos por prometerem progressos e melhorias para a nossa vida e não cumprirem nem um terço. Não adianta colocar a culpa apenas em um , quando os dois estão cometendo erros. E também nunca iremos progredir sendo que não temos iniciativa de nenhum lado.
    Várias pessoas criticam a política , o modo como ela governa, e administra sendo que são apenas consequências de escolhas feitas por elas mesmas, resultados de decisões mal feitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana Ingrid n 17 3J
      Concordo com seus argumentos e a sociedade tem sim uma parcela de culpa pois a maioria da população não faz a sua parte não pesquisa o passado dos candidatos não procura saber os projetos ou está por dentro da política.. Nos outros países a política é melhor porque eles lêem muito sobre, questionam sabe onde foi investido cada centavo eles mesmo cobram o governo e temos que entender que o político só está ali porque a maioria da população elegeu ele então como podemos colocar a culpa no político Sem repensar que também temos culpa. E a política só vai evoluir quando cada um fazer sua parte.

      Excluir
  55. Juliana Ingrid n 17 3J

    Acredito que as pessoas têm a visão de que política é uma grande bobagem, perda de tempo, que todas as propostas são falsas, e muitos nem sabem a ficha técnica de um candidato, vota por votar, ou muitos votam em branco, e depois usa esse argumento "o Brasil está piorando por conta dos políticos "mas quem coloca esses políticos no poder?nós! Então não adianta não fazer nada e colocar a culpa no próximo. Você respeita uma fila em qualquer estabelecimento? Você assiste as propagandas eleitorais? Sempre que possível discute as idéias dos políticos? Você respeita as normas de um cidadão? Respeita o local onde convive? Nós formamos e fazemos parte da sociedade, então o que falta para melhorar? Interesse, responsabilidade, não adianta sermos acomodados porque os políticos tem culpa sim, mas quem coloca eles no poder somos nós, então acredito que se cada um fizesse sua parte a política do nosso país evoluirá consideravelmente.
    A originalidade de Maquiavel destacou de uma forma moral na política e que trouxe uma visão diferenciada independente dos conceitos defendidos pela Igreja.

    ResponderExcluir
  56. Larissa de Oliveira Vasconcellos nº 23 3º G

    A política é muito importante para uma sociedade. Mas hoje a grande maioria das pessoas vê a política do nosso país como uma grande mentira, e um motivo para isso acontecer é que estamos vivendo numa crise enorme. Muitos já não tem esperança de um dia vivermos num país bom e organizado.
    Os políticos sempre apresentam propostas que quase nunca são cumpridas, existe muita corrupção entre eles. Mas nós também somos culpados por eleger alguém que não faz ''nada''. As pessoas reclamam pelo país estar como está hoje, porém na hora de votar simplesmente votam em qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otávio de Oliveira Ferreira -n° 29 3°i]
      Exatamente Larissa, por existir tanta corrupção na politica, o povo perdeu o interesse, mas com essa crise q assombra o Brasil, temos uma chance do povo acordar ,e começar a pensa antes de chegar na urna e eleger qualquer um.

      Excluir
    2. Realmente, concordo com vocês. Não adianta voltar em qualquer um e depois chegar e reclamar. Se queremos mudança, temos que começar primeiro por nos mesmos, temos que parar de nos acomodar e ir atrás de um futuro melhor, para nos e para nossa nação.

      Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

      Excluir
  57. Otávio de Oliveira Ferreira -n° 29 3°i
    O se humano, e um ser naturalmente politico, já afirmava o filosofo Aristóteles. Se analisarmos o nosso dia dia , podemos notar que realmente o ser humano, é politico por natureza, e ao mesmo tempo notar que a nossa politica saiu do nosso controle.
    Mas mesmo assim ,n devemos deixar de acreditar na politica, pois é ela que mantem a ordem mundial.
    Agora devemos estudar a nossa situação, para descobrir como iremos recuperar o controle da politica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em sermos um ser político por natureza.
      E sim, o grande erro está nas pessoas que simplesmente "abandonam o barco", ou seja, seja pelo motivo que for deixam de interagir no meio político e assim deixando de fazer escolhas que seria em prol a bem de todos.
      Deveríamos ser mais participativos.

      3º I, nº 31

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Qual a visão que as pessoas têm da política?
    “Vivemos” ou pelo menos deveríamos viver em um país democrático, quais exercer toda nossa liberdade para nos expressar seja sobre política, sexualidade, religião e outros. Porém sabemos que não é bem assim. Na atualidade vemos frequentemente o que vem acontecendo com o Brasil devido a política mal organizada de quem está no poder. Vemos a política como um “trabalho” quais TODOS os envolvidos, quero dizer políticos e todo o resto da sociedade deveriam trabalhar juntos para a melhoria de todos. Mas a nossa própria falta de interesse em relação a esse assunto nos fez chegar onde estamos, infelizmente hoje em dia a grande parte das pessoas escolhem um eleitor sem ao menos pesquisar sobre o seu passado político, quais projetos já participou, o que já fez para ocorrer mudanças e etc. Se não houver interesse e interação da sociedade nesse meio a tendência é piorar, precisamos nos envolver mais e nos aprofundar mais no assunto para que futuramente as coisas possam ser diferentes.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    É algo necessário para se estabelecer ordem e democracia no meio em que vivemos, a política é importante por englobar vários assuntos do nosso cotidiano, seja em casa, na escola, no trabalho e assim por diante. Fazemos parte de um Estado, assim influenciando em tudo o que acontece ao nosso redor. Por isso devemos eleger bem quem irá administrar tudo isso que é nosso por direito.

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    A culpa é de ambas as partes sem dúvidas. Em relação a quem está na política por falta de responsabilidade e interesse em investir em melhorias para a população, como todo mundo sabe a grande parte de quem está ali (digo envolvido diretamente na política) quer apenas ganhar dinheiro fácil, existem diversos “políticos” que estão ali apenas consumindo dinheiro público qual deveria ser investido em coisas que precisamos, como hospitais e escolas.
    Já sobre a população acredito que temos também uma parcela grande de culta também, como já havia citado irei reforçar: falta o interesse e a interação do cidadão na hora de escolher melhor quem deve nos representar. Escolhas erradas geram consequências catastróficas como podemos perceber atualmente.

    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Primeiramente é entender melhor sobre o que é a política em si, como deve funcionar e fazer comparações do que deveria ser e do que é atualmente.
    Participaremos politicamente a partir do momento em que deixarmos apenas de manifestar o que há de errado e ir atrás do correto. Participando de meios sociais que englobe o que pode e deve ser feito para uma melhoria de todos.
    É como pedir impeachment sem ao menos saber do que isso se trata e do que acontece depois caso o “pedido” saía. Buscar conhecimento sobre diversos assuntos e não simplesmente ser contra ou a favor sem argumentos de fato coesivos.


    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Como Maquiavel pensa a política?
    A política de Maquiavel basicamente “ensina” de como manipular o indivíduo e se manter no poder. No atual para permanecerem no poder os candidatos criam “outro alguém”, alguém que promete porém não cumpre. E a falta de conhecimento da sociedade principalmente dos que sempre viveram inferiormente, quero dizer quem teve pouco estudo e pouco conhecimento durante a vida acaba influenciando muito para a eleição desse candidato.

    Paola Mello - 3º I - nº 31

    ResponderExcluir
  60. A Politica é algo essencial para a nossa convivência em sociedade,mas é algo que com o passar do tempo vem perdendo força,é tanta sujeira envolvida na politica,que a população acaba não acreditando mais no "poder" que os mesmos tem. Quem tem a poder de eleger quem irá representa-los no poder e comandar o País somos nós,mas o que todos sabem que acontece atualmente é que: Pessoas deixam ser compradas com mizeros programas baratos,sexta básica, ou ate mesmo vota somente em um partido,mesmo sabendo que o mesmo é repleto de corrupção .
    Ou seja,o que vemos é que cada vez mais, o que manda é o dinheiro,não a democracia..aquele que tiver mais dinheiro para beneficiar a si mesmo e com uma malicia de pensar para ludibriar a população,ganha a eleição. E com isso cada vez mais vemos a qualidade de nosso País caindo,vendo ele virar piada pelo mundo com a nossa Presidenta Dilma,que está conseguindo cada vez mais afundar esse País que se tratando de grandeza e riqueza,teria de tudo para estar entre os principais com saude e educação de qualidade,porém o que temos é falta de estrutura em tudo que iria nos ajudar a evoluir cada vez mais..
    Só pra finalizar, para mudarmos isso será dificil,porem se a população decidir parar pra pensar,irá perceber que se o País não houver corrupção na politica,teremos uma qualidade de vida elevada e uma grande chance da igualdade crescer.
    Sobre a politica de Maquiavel ele dizia que para alcançar o poder vale agir de qualquer modo,e o que vemos hoie em dia é isso,os politicos se passam por outras pessoas durante a eleição,e quando ganham mostram sua real identidade e pretenções.

    Leonardo Cubells nº18 3ºK

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Oi Leonardo, concordo que a política seja essencial em nossas vidas, pois como Aristóteles já dizia : "O homem,é um ser político por natureza”. O desastre do ser humano,é que com o passar do tempo,pelas influências ele vai perdendo esse dom,o dom do questionar,debater,pesquisar,ir fundo no assunto,principalmente quando mencionamos "Política".
      E em questão a PRESIDENTE Dilma, ela não carrega sozinha a queda de nosso país,a população é falha em questão à política,é fácil falarmos que ela é a culpada sobre essa crise econômica em que vivemos atualmente,mas muitos dos cidadãos de nossa nação não sabem que tem muitos "lobos" prontos para dar o bote em alguém,não sabem nem quem é nosso vice-presidente,muito menos quem é nosso senador,vereador,deputado federal,entre outros...Não sou Petista muito menos afiliada de qualquer outro partido,só tenho uma visão mais critica em relação a este assunto,e quero deixar claro que não estou defendendo o modo de governo dela,só acho que a culpa,parcialmente não seja só dela.
      E sobre a mudança de governo,concordo com você pois Rosseau,já analisava a desigualdade de modo crítico e avançado,creio que uma mudança brusca não está mais em nossos alcances,o ser humano se tornou ambicioso com o passar dos tempos,e igualdade só existe no vocabulário dos oprimidos,mas assim que chegam ao poder esquecem o conceito de IGUALDADE.

      Katielly de Mello n°27 3°F

      Excluir
    2. Rosseau defendeu que a sociedade corrompe o homem. Se a sociedade corrompe o homem, não é a Dilma que é corrompida pelas pessoas? Se o modo desenvolvido dele pensar é tão avançado assim, então analisemos um caso: A sociedade corrompe o indivíduo, logo está determinado à corrupção; Quem transforma a sociedade?

      A sociedade corrompendo e a pessoa sendo corrompida, fica um jogo de ping-pong onde não tem juiz e se a bolinha cai no lado da pessoa corrompida a culpa é da sociedade. As pessoas usam essa ideia para defender os erros, colocando a culpa no governo. Crise hídrica? Culpa da Dilma. Crise política? Culpa da Dilma. Tudo culpa da Dilma. A Dilma que vota nela mesma e ganha a eleição. A Dilma que faz chover. A ignorância é tanta que não sabe nem que quem administra questões do Estado é o Governador do Estado, em paralelo com os Prefeitos.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
    3. Concordo com o que disse Katielly,pois todos nós temos uma parcela de culpa na atual situação do País,pois muitos preferem tirar "vantagem",do que votar para que seja melhor para todos,escolhe o candidato que irá ajudar a "classe social" ou algo do tipo..e sei também que há muitos "lobos" lá dentro,pronto para derrubar o outro para conseguir ganhar "dinheiro ou poder" ,porém se todos que votam,tirassem um tempo para pesquisar,escolher melhor os candidatos,isso nao estaria acontecendo,pois não é da atual Presidencia que o País ficou do jeito que esta,e sim de anteriores,e isso foi algo que foi apenas crescendo com os que vieram assumindo


      Leonardo Cubells nº18 3ºK

      Excluir
    4. Almeres,em algum momento fui a favor a algum partido ou candidato,mas sou a favor da melhoria de nosso País,e a verdade é que,se não deu certo em um mandato,por que daria em outro? a mesma teve 4 anos para mostrar que merecia ficar no comando de nossa nação,mas nada mostrou,e só nega isso quem não quer enxergar,ou quem for tolo o suficiente de bater no peito e dizer que defende algum partido politico.
      E no meu ponto de vista ignorância é quem defende algum partido politico,ao invés de escolher quem irá trazer beneficios a nós! e só completando,tudo funciona como pirâmide :Presidente -> governador -> Prefeito ,ou seja, a culpa não é somente de um,e sim de todos!

      Leonardo Cubells nº18 3ºK

      Excluir
  61. Mariana Barbosa de Miranda, nº37 - 3ºAno K - Noturno
    Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Bom para algumas pessoas a política não é "nada", que na vida delas não fazem diferença, dizem que a política é péssima, e que é uma “merda” elas dizem isso, pois o Brasil esta em uma crise horrível e nunca tínhamos passado por isso antes. A maioria das pessoas não se interessa porque quem esta representando a nossa política é péssima, sim, ela é péssima, e a culpa é NOSSA, NOSSA porque nós que os elegemos. É besteira criticar os políticos. Devem-se criticar quem os elege, pois se eles não prestam é porque quem votou neles ou deixou se eleger por não GOSTAR de política agiu de forma estúpida.
    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    “A tarefa e o objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais pleno, ou seja, sua missão está diretamente relacionada à grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. A ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos.”
    Fonte: Yahoo Respostas
    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Isso é mais do que claro que a culpa não é só dos políticos, claro que a população tem parcelas de culpa, pois, quem elegeu eles foram a população, pois não pesquisaram e nem estudaram sobre o eleito, e acham que só por eles estarem divulgando uma falsa promessa, dizendo que vão melhorar tal coisa, já elegem eles sem nem saber o passado dessa pessoa, por isso que o Brasil não uma política digna.
    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    O único jeito que temos para melhorar a nossa política, séria não votando nulo e nem em branco, votando consciente no eleito, pesquisar antes sobre ele, o seu passado na política, e suas propostas de melhorias, somos jovens e temos que ser a diferença para um Brasil melhor, porque nossa política não é uma das melhores. E se nós começarmos a tomar atitudes podemos ser a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor Hugo Prudente dos Santos n°34 3°K

      Concordo com você Mariana,e acaba sendo complicado quanto a eleições, pois infelizmente a maioria das pessoas do Brasil não fazem o minimo esforço pra saber em quem está votando, e por consequência a "minoria" que fez um voto consciente, acaba não fazendo a diferença e deixando o país como está (na pior das situações).

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Mariana Barbosa de Miranda. Nº37 - 3ºAno K - Noturno.

    Falar de política nesse momento é bem interessante até pq qualquer pessoa já consegui ter uma opinião devido à dificuldades encontradas e acaba se identificando sobre o assunto.
    Eu mesmo já estou preocupado pq o governo vai aumentar o imposto sobre os contribuintes (Imposto de rende para 35%)
    então enquanto não mudar as medidas e não refazerem as tão esperadas reformas.
    Ainda vamos continuar sendo um país de terceiro mundo.
    Temos um potencial para ser superior.
    O nosso PIB tá mais baixo que do Chile. Nossas alíquotas são muita altas.
    A famigerada (máquina de fazer dinheiro) ou seja o governo em impostos já arrecadou mais de um 1 trilhao de imposto dos trabalhadores.
    O governo é uma máquina de fazer dinheiro. Então enquanto não mudar as leis q regem esse país nada vai mudar. O entre e sai de candidatos não vai mudar nada.
    Mas na hora que as leis forem severas aos senhores de engenhos e de fato houve punições as coisas começam a mudar.
    O déficit do Brasil e quase 30 BILHÕES OU seja o governo gastou mais do que arrecadou. E mais uma vez essa conta vai ser paga pelo bolso de nós trabalhadores.
    O Brasil só começará a engrena aparte de 2017 segundo projeções internacionais pq aqui se falam que em 2016 as coisas melhoram.
    Mas como todos podem acompanhar a nota do Brasil foi rebaixada para mal pagador.
    Então podem se preparar pq e o começo do furacão
    Na sociedade como um todo a política tem um papel fundamental pq e ela q cuida dos cidadãos dando educação saúde e saneamento básico. Promovendo a desigualdade e combatendo o desemprego a fome.
    Tudo isso é responsabilidade social.

    ResponderExcluir
  64. Danielle Alves dos Santos 3H n08 noturno
    Qual a visão que as pessoas têm da política? A visão política da sociedade moderna e algo muito vago,as pessoas atualmente culpam o governo e os políticos por tudo, porém quando o político apresenta as ideias em sua campanha e mostra algo que possa interessar a população não se importa com algo que ele não gostou
    Qual a importância da política na vida de uma sociedade? A política e muito importante para a sociedade em que vivemos pois a penas a partir dela são tomadas algumas decisões de suma importância para a convivência de todos de um modo que possa ser agradável a todos,pelo menos na teoria. A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique. Tantos os políticos quando a população tem sua parcela de culpa nisso pois a maioria se abstém de assuntos políticos por falta de mais informações e com isso os políticos fazem o que bem querem no poder.
    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente? Para fazer a nossa parte pelo menos de um modo geral é necessário que a população fique ciente de todos os planos e idéias que são apresentadas para o meio onde vivem, que participem de decisões tomadas,em sua bairro,cidade até decisões que envolvem o país todo e necessário conhecer o político sua história suas idéias antes do voto e não votar por conveniência por bens que pode receber ou por influência de terceiros.
    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno? O pensamento político de Maquiavel ainda é muito bem aceito nos tempos modernos, pois muitas idéias ainda são bem aceitas e muito praticadas na sociedade atual.
    Como Maquiavel pensa a política? Maquiavel pensa na política como um jogo de poder e interesse que para se manter no poder são necessárias decisões que nem sempre são vistas com bons olhos mas que são justificadas de um modo geral, Maquiavel diz que é melhor ser temido do que amado,ser bom sempre e mal quando necessário.

    ResponderExcluir
  65. Paloma Barreto da Silva; Nº 37; 3ºF

    1. As pessoas simplesmente culpam somente quem está no governo, tudo está tão ruim porque somente eles não estão fazendo nada. Claro que isso tem fundamento, mas por outro lado, quem é que os elege?! A maioria não se atenta à política, não quer saber. Ou na hora de votar, apenas votam em nulo e pronto, "já fez sua parte".

    2. A política é o que define nosso país. Ela é o que somos, com tantas mentes vazias, o nosso país está tão medíocre. O cidadão eleitor não percebe que a ignorância prejudica a democracia.

    3. A culpa é dos dois: dos políticos pois só se interessam em seu próprio bem-estar; da população porque muitos não votam conscientemente e não vão atrás dos seus direitos. Os cidadãos cometem pequenas infrações no cotidiano, como não dar assento para um passageiro preferencial ou receber um troco a mais quando o comerciante se engana, então como podemos esperar atitudes honestas de quem tem total controle do país?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Paloma , pois se a população tivesse consciência que sair de suas casas para ir até uma urna votar em qualquer candidato ou simplesmente votar nulo ,não vale a pena , seria bem diferente a nossa sociedade e política . Mas pelo contrário a população as vezes não quer saber , poucos sabem até em qual candidato votou , e que fundamento esse voto teve. Tendo assim então as conseqüências na nossa sociedade , por causa de votos sujos , e candidatos desonestos.

      Excluir
  66. Os verdadeiros culpados é a população e não os políticos. Pois quem elege os políticos é a população. Que de tal forma não estuda em quem votar antes de votar. Reclamar de algo é fácil mais correr atrás de Deus direitos ninguém corre.
    Nome : Carlos Henrique lobão antunes n°6 3h noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo parcialmente com seu modo de pensar Carlos,mais em minha concepção ambas as partes são culpadas.O povo por não pesquisar em quem são os candidatos que elegem,e os políticos de agir de má fé,aproveitando a ingenuidade do povo à seu favor.Todos nós sabemos que sempre tem um ser humano que irá utilizar uma linguagem veneno,tentando trazer o outro para seu modo de pensar,o alienando...E é exatamente o que os candidatos á politica fazem,iludem o povo com promessas levianas !

      Katielly de Mello n°27 3°F

      Excluir
    2. Beatriz N.Rocha n°:03 3°F14 setembro, 2015 22:29

      concordo com você, a população é culpada, temos que mudar o nosso modo de pensar, temos que ser mais críticos, buscar informações e ter um maior conhecimento sobre aqueles que irão nos representar no governo.

      Excluir
    3. Concordo parcialmente com você, em partes somos culpados, mas os políticos tem sua parcela de culpa, notamos que quem vota, muitas vezes não tem informação para o voto e nem formação intelectual e escolar. Diante isso afirmo para você que os políticos tem sua parcela de culpa nisso, se tivesse um investimento efetivo na educação, a situação política estaria diferente. Para os partidos políticos um povo "burro" e que não tem muita noção de voto ou escolha, é mais rentável, pois não haverá cidadãos pensamentes e racionais, para escolher o melhor representante político e assim consequentemente os partidos extremamente capitalista se mantem no poder.

      Nome: Lucas Cerqueira de Oliveira
      Número: 26
      Série: 3°G
      Período: Tarde

      Excluir
  67. Camila de Paula Carolino da silva nº 07 3ºF

    Acredito que algumas das maiores causas dos problemas na politica brasileira seja o desinteresse do povo por ela, e tudo isso por conta da falta de conhecimento e informações que não permite que as pessoas queiram saber mais sobre o que esta sendo feito ou em que pessoas elas estão “confiando” o que acontece ou deixa de acontecer no nosso pais. Vejo pessoal dizendo que não gostam da politica, o que me faz pensar: que tipo de pessoa diz não gostar de politica sem ao menos saber como ela funciona e o quanto ela é importante para nossas vidas ?
    E claro que ela não funciona direito em nosso pais, até porque nada funciona sem a colaboração e interesse de todas as partes envolvidas, para que alguma coisa vá para frente, antes é preciso que todas as pessoas trabalhem para que isso de certo, porque ficar parado reclamando e esperando que as coisas simplesmente aconteçam não iria e nem vai mudar nada nesse pais.

    ResponderExcluir
  68. Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Infelizmente as pessoas não tem noção do que seja uma democracia, e nem mesmo a política de um país. Não se interessam pelo o assunto, acham desgastante. Muitas das vezes fecham os olhos para os problemas mais comuns, mal sabem elas que somos seres políticos de natureza, e não temos que deixar essa qualidade de lado.
    Elas se compram por anúncios baratos, por promessas fáceis, não investigam os partidos, não procuram saber quais suas propostas para nossa nação, e depois vão para a rua protestar, hilário isso!
    Se simpatizam pelo candidato, mal sabem elas que por trás dele à uma legião, prontos para usar o candidato de marionete, pois assim que ele entra em algum cargo na política de nosso país ele não toma decisões sozinho, e sim com o partido em que faz parte.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A política em nossa sociedade é de extrema importância, pois é o modo em que o indivíduo se organiza para conquistar o poder, essa organização é onde origina o estado. Ou seja, a política é o questionar e o poder seria o organizar para a formação de um estado. Por isso essa grande importância, precisamos de alguém com uma certa autonomia sobre um grupo social, para organizar os indivíduos em uma sociedade, vejo esse assunto tratado frequentemente em sociologia, onde se trata que para se ter poder precisar ter um grande posicionamento, porque se não seríamos como somos hoje seguimos um governo por obrigação e não por satisfação, infelizmente a política usa e abusa do seu poder de autoridade.

    Katielly de Mello n°27 3°F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEANDRO BRANDÃO SILVA DE ASSIS/ Série 3ºJ/ Nº19/ Turno: Noturno

      Concordo Katielly, plenamente a nossa sociedade se deixa leva por anúncios baratos escritos em por exemplo poste aquilo consegue alienar eles e não deixar ele pensar porque estão tão fadigados que olhando uma proposta seja ela qualquer, eles acredita porque eles já não vem salvação , e o fato de ir pra rua protesta é um belo assunto para se abordar muitas pessoas não são todas mais a maioria vai pra rua protesta e nem sabe o porque protesta, sabe que se chego a ponto que chego muito disso é culpa nossa de não saber votar e depois querer ir la da um de bom samaritano e quebrar isso fazer aquilo sendo que o pior já ta feito.

      Excluir
  69. - Qual a visão que as pessoas têm da política?

    Algumas pessoas não gostam de falar em politica pois acreditam que não há o que discutir, que não existem soluções. Outras já falam mais abertamente, no caso de hoje em dia que as criticas são muito fortes já que nosso governo está fraco e injusto.


    - Qual a importância da política na vida de uma sociedade?

    Sem politica não haveria ordem, querendo ou não no dia a dia usamos a politica para manter a ordem das coisas, para resolvermos certas situações. Sem politica não haveria leis e sem leis a cidade seria um caos, cada um faria o que quisesse e geraria total desordem, mesmo nossa politica sendo injusta existem suas leis que ajuda a manter a cidade "organizada".


    - A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.

    A culpa não é só dos políticos, não podemos jogar também toda a merda em cima deles, somos responsáveis por uma parcela de tudo, o grande problema é que vemos nossa politica agindo de maneira imoral e acabamos agindo da mesma forma acreditando que nossos atos são consequência da imoralidade politica. " Somos reflexo do nosso governo" - Denise Carneiro
    Se o governo age de maneira burra é porque de alguma forma também agimos de maneira burra.


    - Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?

    Temos que votar conscientemente, pesquisando melhor quem estamos votando e lutarmos pelos nossos direitos, não ficar calados diante do erro pois quem faz a politica é a sociedade . Começa por nós.



    - Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?

    "Seja bom se possível ou mal sempre que necessário", o pensamento de maquiável se aplica a politica da forma que um governante deve procurar agradar seu povo mas, nem sempre irá conseguir pois em certas situações exigem medidas que o povo irá discordar, mas que visa o bem e uma melhora.



    - Como Maquiavel pensa a política?

    Existe a questão ética cristã e a ética politica, que uma vai totalmente contra a outra. A ética cristã tem a bondade, mas segundo Maquiavel ser bom na questão politica não é totalmente igual a questão cristã, para ser um bom governante é necessário as vezes mentir, ser mal quando necessário para que um politico obtenha o sucesso no seu objetivo. Se meu objetivo é bom para melhorar a cidade as vezes precisarei agir mal. "É melhor um politico/governante ser amado ou temido?" Necessariamente os dois, mas se a situação permitir, seja temido para ser respeitado. " Seja bom sempre que possível e mal sempre que necessário".



    Douglas Pereira Ires N°05 3°G - Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida concordo com você que a sociedade tem uma grande parcela de nosso país estar desse jeito, mas creio que a sociedade é burra e ingenua perante as decisões políticas. Notamos que quem nos representa no poder, são pessoas que se mantem na mesma posição durante décadas. Diante esse argumento que venho lhe apresentar, te pergunto, burro somos nós que continuamos insistindo na mesma coisa e não mudando nada, ou os representantes políticos que se mantem no poder por extensos períodos?

      Nome: Lucas Cerqueira de Oliveira
      Número: 26
      Série: 3°G
      Período: Tarde

      Excluir
    2. O problema analisado sem contexto não possui coerência. Isso se deve ao fato de que o governador, se for bom, pode ser reeleito (no caso da República do Brasil) por mais um mandato, correspondente a 8 anos de mandato. Quando digo bom me refiro ao desempenho progressivo e positivo do país. Se trazer ao contexto atual, obviamente o bom se refere a habilidade de persuasão, desconsiderando outros fatores contribuintes para se eleger ou reeleger.

      A questão não é o tempo de mandato, mas quem é o representante. Provavelmente "insistem" porque não vejam outros que passam alguma confiança, enfim... São extensos os motivos.

      | Almeres Arcanjo da Silva Junior / Nº 01 / N.S.P. 3º i |

      Excluir
  70. As pessoas tem uma visão muito fechada sobre o que é a politica, o senso comum pensa'' é uma coisa chata, desinteressante'', só que não é bem por ai. Mas creio que possam estar manipuladas pela midia, impondo que todo politico rouba, impondo elites politicas.Todos reclamam mas não percebem que acabam fazendo o mesmo, comprando a C.N.H , dando um jeitinho brasileiro nas coisas, ou seja, o povo é o reflexo do governo, como podemos reclamar de tanta corrupção se fazemos o mesmo? Seria o ''sujo falando do mal lavado''! Mas o que os cidadãos tem que perceber é a importancia da politica para o nosso convivio em sociedade, impondo regras, ordem e justiça; Sendo que todos nos participamos na politica, seja governamental onde votamos, ora de forma corriqueira, na escola, trabalho entre outros. Não jogarmos nosso voto fora, escolhermos a dedo cada governante que ira nos representar, não por midia e nem por nome, mas sim por ideais e carater do candidato.

    A etica politica de maquiavel, apesar de elaborada em outra epóca, se aproxima muito da nossa realidade, onde os governantes praticam o mal de uma vez, para esse ato ser esqueçido até a proxima eleição, e logo depois praticar atos bons, para mostrar serviço e ser amado.
    Eu penso que se, em partes, nossos governantes fizessem como maquiavel falava em manter o governo, nem que seja necessario o ''mal'' em prol da cidade, seria uma otima opção comparada ao nosso sistema politico atual.

    Ezequiel Schwarz Da Silva. Série: 3°i N;09 Noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan Araujo dos Santos nº33 3º I

      Concordo totalmente que as pessoas acabaram tendo esse desinteresse sobre a politica, e talvez a maioria possa estar manipulada pelo o que assistem ou escutam falar na mídia.Que mesmo convivendo com a politica diariamente, ainda vemos em nossa população a mesma visão de politica:roubo.

      Excluir
  71. Qual a visão que as pessoas têm da política?

    Infelizmente boa parte da sociedade brasileira possui uma visão muito superficial da política. Uma parte da sociedade é alienada ao pensamento de um determinado partido e alega que apenas seu partido e seus representantes são honestos, e tem outra parte da sociedade que não tem nenhum interesse e nenhuma informação sobre a política.
    Diante o caus na política, boa parte da sociedade brasileira opta por não dar importância a politica e principalmente ao seu voto. O povo brasileiro, ou uma grande parte dele tem uma concepção de que todo politico é igual e que independente de seu voto, a situação não mudara e seu voto não fará diferença. Diante essa ideia apresentada, noto que boa parte do povo brasileiro deixou a politica de lado, mesmo sabendo dos escândalos políticos e falhas nos sistemas do legislativo, executivo e judiciário e se torno marionete para os partidos políticos e seus representantes.
    O pensamento sobre a politica varia de sociedade para sociedade, e de pessoa para pessoa, enquanto o governo apresentar resultados positivos em relação a politica, a sociedade irá participar e apoiar, e caso o governo apresente resultados negativos, a sociedade não irá dar importância a sua própria participação politica e se contentará com qualquer representante.

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?

    A política para vida em sociedade é muito importante, pois a mesma faz com que haja discussões voltadas a vida em sociedade e proporciona poderes e direitos ao cidadão que está integrado a uma determinada sociedade. Indiferentemente do teor político que cada cidade ou país ou estado apresenta, a política é essencial para se organização interna, tanto em questões financeiras,sociais, estruturais e legislativas.
    Definitivamente a política é essencial para a vida em sociedade, mas é algo que deve ser usado sabiamente, pois nela é contido mais que o poder politico, e por esse este aspecto deve ser tratada com mais importância.

    Nome: Lucas Cerqueira de Oliveira
    Número: 26
    Série: 3°G
    Período: Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine Batista da Silva nº21 3ºH

      Oi Lucas, tudo bom?

      Eu discordo de sua seguinte análise:

      " O pensamento sobre a politica varia de sociedade para sociedade, e de pessoa para pessoa, enquanto o governo apresentar resultados positivos em relação a politica, a sociedade irá participar e apoiar, e caso o governo apresente resultados negativos, a sociedade não irá dar importância a sua própria participação politica e se contentará com qualquer representante".

      Acredito que não damos valor para a política não só pelo fato dela não ser bem exercida, mas porque nos acomodamos com a situação na qual nos foi proporcionada. Sabemos muito bem quais são os problemas desse nosso sistema, mas ai pensamos: "Ai, o que eu sozinho vou fazer para melhorar o pais?" ou até como seu próprio exemplo: "Meu voto não fará diferença!", e é exatamente ai que se encontra o problema. Já pensou em milhões de pessoas com o mesmo pensamento que este? Já pensou quantos votos numa situação dessa faria a diferença?
      O fator primordial na nossa política é nos mover, é obter instrução sobre o termo política. Nos falta coragem para irmos às ruas e reivindicar nossos direitos, nos falta mais consciência!

      Excluir
  72. Fórum – 3° Bimestre
    Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
    N° 27 3° ano G
    Período Vespertino
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.

    Ambas as partes tem culpa, ao meu ver muitas pessoas acreditam nas propostas dos políticos, sendo induzidas a votarem neles, mas como vamos acreditar se todos dizem tantas coisas e sabemos que no final continua ou até mesmo piora a nossa situação. Nos estamos em um mundo onde somos de alguma forma alienados pela mídia e pelo poder da possível pessoa que iremos votar, através desse pensamento, chego a conclusão de que mesmo não temos certeza de quem realmente mereça o nosso voto, devemos fazer a nossa parte, não só critica-los, mas também fazermos as pequenas mudanças, que podem se tornar grandiosas no futuro. Das quais posso citar, como nosso pensamento em relação a eles, nosso modo de agir, nosso modo de comportar e nosso modo de tentarmos mesmo que seja algo quase impossível, fazer com que esta '‘mafia’’ política acabe algum dia ou pelo menos diminua.

    ResponderExcluir
  73. LEANDRO BRANDÃO SILVA DE ASSIS/ Série 3ºJ/ Nº 19/ Turno: Noturno

    Qual a visão que as pessoas têm da política?
    A visão que eles tem sobre a politica é que não são todos mais a maioria, é que tudo cansa e tanta pilantragem, vagabundagem canso quando pensamos que esse pais ta se encaminhando para um pais melhor, ai vem por exemplo casos recente, o mensalão, petrolão e agora a operação lava jato que mostro o rompo que os nossos amados governantes roubo, e como não bastassem quem vai paga por todos esses roubos é quem os brasileiros, nos e com a falta de emprego e com a economia la embaixo no posso no zero nos, nos viramos em mil para pagar esse roubos absurdos, isso é inevitável que o brasileiro se desespere com uma porca vergonha dessa e cada vez mais deixa de liga, para a politicas muitos não querem ouvir por que o povo canso, o povo esta moído o pensamento deles é que todo mundo que ta na politica é vagabundo, safado, não presta, eles estão fadigados de ouvir sobre eles, na verdade o povo se desligo sobre a politica e esta em um coma.



    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    Total a importância porque sem a politica na sociedade ia vira um caos que não ia ter comando ia ser mil vezes bem mais bagunçado do que agora com politica, e que quando nos referimos a politica envolve tudo educação, saúde, meio de transporte, segurança e etc, por causa disso é essencial de termos uma politica na nossa sociedade, para nos cidadoems termos os nossos direitos e deveres e se resolver tudo, na democracia então a politica na sociedade é como se fosse o coração, que precisamos dele e sem a politica automaticamente a sociedade para e vira uma desordem total.

    ResponderExcluir
  74. Beatriz Guimarães número 01 3J

    A maioria fala que os políticos são incompetentes não fazem o trabalho direito ,não cumpre os projetos que falam, que eles roubam a população sempre que possível e que tem muitas coisas para melhorar.
    A política é uma necessidade para a sociedade. Precisa ter um provimento da vida relativo a todos, o qual não seria possível justamente o convívio. Porém escolhas mal feitas gera a nossa atual política. Tudo que fazemos tem suas consequências e somos responsáveis por nossas ações. Muitas propostas em épocas de eleição causam dúvidas e muitas pessoas nem pesquisam procuram saber a ficha do político e votam em qualquer um ou nulo.E depois usa argumentos que somos manipulados e que eles são ladrões, mas quem elegeu tal político foram a sociedade então atitude mal feita gera as consequências. Para mudar, precisamos agir consciente parar de perder o tempo vendo coisas desprovidas do conhecimento e ler mais sobre política e colocar em prática. Se cada um fizesse isso a política não estaria assim no Brasil.

    ResponderExcluir
  75. Fórum – 3° Bimestre
    Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
    N° 27 3° ano G
    Período Vespertino
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Primeiramente devo ressaltar uma pergunta, será que as pessoas se interessam por política? Elas podem ter sua visão sobre o tema, mas será que buscam se aprofundar nele. Poucas pessoas hoje em dia sabem quem são nossos governantes. Se você parar uma pessoa hoje e perguntar, você leu o jornal?, você assistiu algum noticiário? Você buscou ler sobre as notícias de nosso país?; posso dizer que a resposta não será agradável, ela responderá com quase 80% de chance que não, ela falará que acordou e logo viu suas redes sociais, não o que necessariamente importa. As pessoas tendem a julgar e não ver seu próprio lado, se muitas pessoas buscassem saber quem a pessoa que votou, buscar saber se caso ela fosse elegida, ela realmente concretizaria sua proposta, ao meu ver, muitas coisas poderiam mudar. Voltando a pergunta principal, a visão política para mim é algo que estamos buscando, como nossos ideais. Para ter essa visão, posso dizer que devemos ser seres mais questionadores, sabendo lidar com o certo e o errado e como poderíamos mudar isso. Com pequenas atitudes, como conversar com os vizinhos sobre mudanças para que possamos mudar erros em nossas ruas, esquinas, bairros e até mesmo nossa cidade. Essas pequenas atitudes que podem se tornar algo muito valioso, pois quem não quer um bairro, onde não aja som alto de madrugada, ruas sujas, coleta de lixos, limpezas dos rios, entre outras inúmeras coisas que os governantes não necessariamente precisam fazer, mas nós com nossas colaborações, podemos mudar isso.

    ResponderExcluir
  76. Hoje vemos um preconceito da população em relação a política , por não ter melhorias em áreas públicas , e muitos impostos caros que temos que pagar , então acaba que muitas pessoas não tem interesse em se atualizar e buscar por alguma solução em meio tantas coisas absurdas que presenciamos no dia a dia , mais ai que a população sai perdendo e se deixa manipular por candidatos corruptos ou mídia manipulada , e acho que muitas das vezes pessoas votam em qualquer candidato por desistir de tentar melhorar um país que é comandado por ladrões de terno e gravata , e a minoria de político honesto não é valorizado e nem consegue se divulgar muitas das vezes por falta de verba. É muito difícil tentar achar uma solução pra tamanho corrupção , uma coisa que nos faria progredir é a população buscar conhecimentos , correr atrás dos seus direitos e não esquecer dos seus deveres , ter votos consciente , não se deixar manipular , e não se corromper, na minha opinião isso seria um princípio para mudanças.


    Jonathan Souza Nº14 3ºK Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pensamento é basicamente como o meu, quando as pessoas dizem que já não querem mais saber de politica eu até entendo o motivo delas, porque é difícil mesmo, você ser interessado em algo, mas começa a ver o tanto de gente que está ali que deviam nos ajudar acabam nos roubando. E essas pessoas que votam em qualquer um, acaba prejudicando não só ela como nós todos no geral. Como foi mostrado ali no vídeo acima, muitos candidatos não tem dinheiro pra se manter e talvez esses candidatos sem verba são os que melhor governariam nosso Estado ou país, mas infelizmente por não conseguirem se manter não vão adiante. É isso ai devemos sempre correr atras dos nossos direitos, fazer nossos deveres e votar consciente.
      Tayna Galbiate Nº 29 3ºK

      Excluir
  77. Gabriel Bergoncio de Carvalho N 14 3F15 setembro, 2015 00:57

    A população tem uma visão muito rasa a respeito da política, não a enxergamos como um todo, apenas algumas partes. Não nos informamos e achamos isso normal, pois isso já está inserido na nossa sociedade, então ao invés de tentarmos melhorar e entender como o sistema político no nosso país funciona, apenas ignoramos. Quando surge algum escândalo apenas reproduzimos opiniões de outras pessoas, mas não buscamos saber sobre a origem do problema.
    Não temos a noção da importância dela na nossa vida. A política está em tudo e em todos os momentos, precisamos dela para que a nossa sociedade funcione, se não tudo viraria um caos. Os direitos dos cidadãos não seriam garantidos e as pessoas viveriam com medo de tudo e de todos. Apesar do nosso sistema político ser falho em alguns aspectos ele ainda mantém o nosso país em ordem, gera empregos e garante que nada vá a falência.
    E sobre a culpa ser só dos políticos a respeito da corrupção eu não concordo, porque como eu disse na resposta da primeira pergunta, nosso povo não vê a política como parte essencial do nosso dia a dia, não procura se informar sobre ela e sobre as coisas que acontecem no nosso parlamento. Não sabemos sobre projetos de leis, nem de novos projetos de lazer e educação. E é da nossa ignorância que os políticos se alimentam, são dos nossos impostos e do nosso comodismo por aceitar essa situação calados. A culpa é de todos.
    Não adianta você ir protestar se você nem sabe o motivo pelo qual está reivindicando, não adianta pedir pela renúncia do atual presidente se não entende que existem muitos outros abaixo dele e não necessariamente menos poderosos e influentes. Pra você lutar pelos seus direitos você tem que no mínimo conhece-los, e isso não se vê no Brasil.

    ResponderExcluir
  78. Renan Araujo dos Santos nº33 3º I
    As pessoas ao ouvirem falar sobre a politica já associam à corrupção, partidos políticos , roubalheira etc.Muitos não procuram saber mais sobre o assunto, se manifestar para mudar ou até mesmo saber escolher melhor nossos políticos.

    A politica é muito importante em nossa sociedade, a muito tempo vivemos sendo um ser politico, e não vamos deixar de ser tão cedo.Tem como importância em nosso país cuidar de tudo o que utilizamos, ou vamos utilizar, leis para melhorar nossa convivência, sendo assim a politica se torna muito importante.

    Bom, a culpa pode ser de ambas as partes.Em muitos os casos, nossa população não sente o interesse pela politica, na qual acaba escolhendo o futuro de seu país errado.Fazendo as escolhas erradas e colocando pessoas erradas no poder, ocorre vários problemas onde vemos diariamente.Em O Príncipe Maquiavel ensina que a ausência de um Estado central e a multipolarização do poder, criam um vazio que as mais fortes individualidades podem ocupar.Que é o caso que acontece atualmente em nosso país, onde não vemos a mudança.

    Podemos melhorar nossa politica adquirindo o interesse por ela, estudando sobre como estamos fazendo, conhecendo nossos direitos, e correr atrás do tempo perdido que sofremos.


    ResponderExcluir
  79. Fórum – 3° Bimestre
    Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
    N° 27 3° ano G
    Período Vespertino
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?

    A importância de definir o presente, o futuro e a história dela. Como muitas pessoas tendem a ver a política como o nosso espelho, posso dizer que a função da política é de lecionar os direitos da população, instruindo-as nossas melhorias de vida, como planejamento e melhoramento das coisas que necessitamos no nosso dia a dia, como melhores transportes públicos, melhores hospitais para nos atender, melhores estruturas nas escolas, melhores rotas nas ruas para nossa segurança, entre outras coisas que estamos necessitando ter. Eles deveriam nos beneficiar de nossos direitos como cidadãos pagantes de impostos, mas podemos ver que isso pouco acontece, pois eles utilizam o dinheiro que deveria ser para nós, para si próprios, não basta ganhar mais que o necessário, tende ser corruptos e nos roubar. Fazendo com que fiquemos sendo o 11° país com a maior taxa de impostos do mundo e tendo uma nação indignada pela falta de retribuição de sua política e de seus valores.

    ResponderExcluir
  80. LEANDRO BRANDÃO SILVA DE ASSIS/ Série 3ºJ/ Nº19/ Turno: Noturno

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Com certeza, não pela as roubalheiras todas que eles fazem a culpa é exclusivamente dele só, que temos uma parcela de culpa imensa pelo o simples fato de vota que pra muitos na sociedade não significa nada, mais significa tudo la colocamos quem vai representar nos quem vai opitar por nos decidir por nos e muito do pais ta assim se deve a nos porque não sabemos vota votamos em qualquer achamos um papelzinho com o numero do eleitor na rua e vota , sem ao menos sentar e pesquisar sobre o candidato as sua idéias e seus ideais vê se ele é ficha limpa, mais não, não damo a minima para isso e por isso a nossa pátria esta do jeito que culpa nossa totalmente que não sabemos vota e colocamos pessoas que não sabem de nada só por se engraçada ta la ou por ser de partido conhecido, e por votamos uma vez errado sofremos as consequência anos como esta acontecendo agora no brasil, e com certeza a culpa é desses salafrários do políticos veja bem não são todos mais a maioria são os culpados por esse caos que estamos vivendo, mais uma coisa é certa a sociedade tem uma parcela de culpa grande, enorme gigantesca por não da atenção merecida na hora de uma simples fato de de aperta o botão verde e confirma ali esta decidindo a nossa vida, sera que depois de apanha tanto nos podemos acordar? e verdadeiramente vota é isso é o que esperamos da nossa pátria que esta acordando.



    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Como melhoramos a politica só tem um jeito é saber em quem vota pesquisa sobre a pessoa que estaremos colocando para nos representar, ter uma democracia não só pelo fato de vota mais existir a democracia em tudo, para mim tínhamos que participar e da nossas opinioes em sites, sermos ouvidos que existisse um site de melhoria de saúde, transporte publico, educação e segurança para que podemos optar e muda e participar de tudo que nesses sites não seja só de enfeite, o que o povo pedisse de melhoria eles tinha que fazer sem pensar 2 vezes ai a nossa pátria vai começa a ter seu progresso, não adianta que ser um pais de primeiro mundo mostrar pra outros países que esta uma maravilha sendo que o dever de casa não é feito. quando podemos de verdade optar nas decisões do pais, e sabemos quem colocarmos para nos representa avançaremos todos juntos.

    ResponderExcluir
  81. Muitos veem a politica como uma maneira de se beneficiar dela financeiramente, ou so pra ter um papelzinho meio que importante
    na sociedade, Sua importancia na sociedade deveria ser para atender a bens dos cidadoes mas vemos totalmente ao contrario do que
    deveria ser.A culpa vem de ambas partes populacao que elege um sem vergonha, e os politicos que nao fazem por onde para
    ajudar a sociedade e o pais.
    Stefanie Silva 3ºJ Nº33

    ResponderExcluir
  82. - Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Acredito que as pessoas tem uma visão totalmente "por cima" do tema política, uma visão do senso comum, porque é muito mais fácil falar que são todos ladrões, que só roubam, que a politica é uma merda, é falida etc... Mas ao mesmo tempo que dizem isso não tentam fazer nada para mudar, eu acho que quando você está descontente com algo, você procura alguma forma de poder manifestar esse descontentamento. Não adianta só achar que não tem solução se você só fica sentado no sofá e não tenta fazer sua parte pra mudar e melhorar.

    - Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A politica tem um papel fundamental na sociedade, a politica está em todos os lugares, acredito que todos nós somos seres políticos, só que uns mais capacitados/estudados que os outros. É de tão fundamental a politica que é através de tomadas de decisões que os nossos políticos tomam que faz a nossa sociedade caminhar pra frente, ou regredir alguns passos para trás.

    - A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    Uma frase de uma música do Fabio Brazza e Mc Garden resume minha resposta em poucas linhas: "Pois pra mim o Brasil não vai pra frente, enquanto a gente achar que a culpa é só deles e nunca da gente" Pode até ser que a maioria seja culpa dos políticos, mas a culpa é nossa também, porque sem nós quem seriam eles?.

    -Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Acredito que o primeiro de tudo é procurar entender mais sobre a nossa politica, sou totalmente leiga quando se trata desse assunto, mas procuro sempre aprender coisas novas. Muitas pessoas tem aquela mania de dizer "não me meto em politica", mas dizendo isso automaticamente você já se meteu, porque quando você decide não se envolver alguém vai se envolver por você.
    E acho que uma das formas de você participar da politica é ficar por dentro de tudo que acontece, eu por exemplo sempre que tenho tempo entro no site oficial do Senado e voto em algumas propostas, vejo as noticias do que está acontecendo no jornal que eles oferecem online, assisto a alguns debates, procuro projetos e opino sobre... Acredito que dessa forma eu participo da politica mesmo sendo online. E outra forma de participar é votando consciente, pois um voto tem um peso enorme.

    -Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Como Maquiavel pensa a política?
    O Maquiavel cria uma concepção moderna sobre a política, pensa na politica na prática, no real, não em um ideal. Ele estuda a política pela política, sem usar conceitos morais, éticos e religiosos. Para Maquiavel ser um bom politico você deve mentir as vezes, usar mascaras, é preciso ser mal quando necessário, não tem que ser ruim, mas em algumas circunstancias o politico tem que mentir pra depois conseguir o sucesso. Na obra O Príncipe ele ensina como o governante deve agir, que no caso é agir conforme as situações, visando a manutenção do poder e a ordem no Estado, e se for pra fazer coisas ruins que faça de uma vez só. Segundo Maquiavel há uma ética politica e uma ética cristã, ele separa a moral cristã da moral da politica e acredita que elas são inconciliáveis. Uma frase que não é dele, mas que o representa muito é " Os fins justificam os meios" porque se você fez coisas ruins mas foi por uma coisa boa, isso justifica as tuas atitudes ruins.

    Tayna Galbiate
    Nº 29
    3ºK - Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor Hugo Prudente dos Santos n°34 3°K noturno

      Concordo com seu comentário, falta muita compreensão e entendimento quanto a política, as pessoas utilizam apenas do senso comum mesmo, vivem desconfiadas de tudo e de todos, não procuram entender o significado real e simbólico de política, pra muitos a política é sinonimo de roubo ou falcatrua, o que não acaba ajudando muito, pelo menos não situação de hoje em dia, bacana saber que tem pessoas que pensam assim :)

      Excluir
  83. Gostei muito do termo utilizado por Maquiavel na politica,pois pude vê que grandes pessoas(que tiveram historia na politica)usaram suas teorias para conseguirem chegar num posição elevada na politica,por exemplo:Martin Luther King,Adolf Hitler,Adolf Eichmann e entre outros.Temos também de ter o foco que ele não difere a religião,muito pelo a contrario ele diz que para ser um Politico precisaria faze coisas que para Religião não seria certo.Ele não se envolvia na religião,porém ele sabia que a religião tinha um grande poder na politica da época(até hoje),também tinha uma concepção que moral,ética e religião são algo totalmente diferente.

    Igor Pereira 16 3°H

    ResponderExcluir
  84. A população não sabe realmente o significado de política , para eles votarem ou eleger uma pessoa ao poder é muita mídia envolvida , para as pessoas votarem em alguém , tem que ter o nome bem falado e estar em alge na mídia , mais a maioria delas se enganam e acabam se arrependendo depois da decisão , as pessoas então ficando cansadas de políticas , porque sabem que a maioria das promessas feitas não serão m cumpridas!

    THIGO CARVALHO RIBEIRO n 35 serie 3i NOTURNO

    ResponderExcluir
  85. Qual a visão que as pessoas tem da política? Qual a importância da Política na vida de uma sociedade?
    -Muitas pessoas vê a política como algum ruim (não que ela seja boa). Muitas vezes nós prejudica mas como dizia um antropólogo africano "GENTE PRECISA DE GENTE PRA SER GENTE". Pois sim todos os políticos roubam!!
    -Qualquer sistema equivalente de organização humana
    Beatriz Braz Ferreira
    número:03
    Série: 3 H
    Noturno

    ResponderExcluir
  86. ´´Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?´´
    ´´Maquiavel não é idealista. É realista. Propõe estudar a sociedade pela análise da verdade efetiva dos fatos humanos, sem perder-se em vãs especulações. O objeto de suas reflexões é a realidade política, pensada em termos de prática humana concreta. Seu maior interesse é o fenômeno do poder formalizado na instituição do Estado, procurando compreender como as organizações políticas se fundam, se desenvolvem, persistem e decaem. Conclui, através do estudo dos antigos e da intimidade com os poderosos da época, que os homens são todos egoísta e ambiciosos, só recuando da prática do mal quando coagidos pela força da lei. Os desejos e as paixões seriam os mesmos em todas as cidades e em todos os povos. Quem observa os fatos do passado pode prever o futuro em qualquer república e usar os métodos aplicados desde a Antiguidade ou, na ausência deles, imaginar novos, de acordo com a semelhança entre as circunstâncias entre o passado e o presente.´´
    http://www.coladaweb.com/biografias/maquiavel
    Como vemos hoje em dia, nossos políticos usam esse pensamento para ficar no governo e ainda no poder. O pensamento de Maquiavel, como diz no texto a cima, diz que ele se baseia em fatos, e vemos que realmente isso acontece, e acompanhamos isso no nosso governo.

    Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

    ResponderExcluir
  87. Guilherme Peixoto n 22 3F15 setembro, 2015 14:14

    A política é constantemente associada a corrupção, por isso quando falamos sobre a política muitas pessoas tem opiniões muitos iguais a respeito. Como no Brasil todos os políticos tem muita facilidade para fazer qualquer coisa eles fazem sem nenhum remorso e muitas vezes cometem crimes. Por isso a visão do povo brasileiro sobre a política é muito ruim. Ninguém tem mais fé no sistema político.
    Esse fato contribui para que as pessoas não se interessam pela política e não procurem saber sobre a importância dela em nossa sociedade. É fácil falar mal e criticar, e já ouvi muitas vezes pessoas falando que se a política não existisse tudo seria melhor, elas mal sabem o quanto estão equivocadas pois a política garante o bom funcionamento da nossa sociedade e tudo é política. A educação é política, a saúde, o lazer, procedimentos burocráticos.
    E a falta de interesse faz com que sejamos cúmplices da corrupção política. Porque quando você vê que algo está errado, mas mesmo assim não procura ser uma pessoa melhor para que a situação possa mudar, você está sendo conivente com os atos errados.
    Assim concluo as respostas das três primeiras perguntas.

    ResponderExcluir
  88. Política no Brasil é um tabu. Muitas pessoas acreditam que não é um tema a ser discutido, mas por que será? Se é um tema que abrange varias opiniões e pensamentos diferentes? Porque as pessoas tem a mente muito fechada! Falam muita coisa sem ter a mínima idéia de que se aquela informação é correta ou não, sendo assim, fazendo com que outras pessoas (que também não aprofundam no assunto) acabem acreditando naquele monte de informação que recebeu.
    Muita gente acha que o que não presta é a política, quando na verdade, na minha opinião, quem não presta são os políticos, por motivos óbvios, as pessoas votam sempre no mais famoso ou naquele que passou na tv fazendo coisa boa. Vi muita gente nas publicações anteriores falando sobre assistir TV Cultura ou canais que falem sobre política de verdade, mas essa não é nem a única saída. Hoje em dia, se você realmente quiser fazer a diferença, existem vários meios para saber o que cada político faz e fez para a população ate hoje, e a internet é um deles, ajuda muito principalmente quando você for votar, pois você pode pesquisar e achar quem realmente merece seu voto.
    Acho interessante quando Maquiavel diz que pra alcançar o sucesso na política, tem que ser "mau" ou usar máscaras, mas acho certo quando você faz uma coisa que pode parecer horrivel, mas é por que você sabe que no final vai resultar numa coisa boa que vai ajudar muitas pessoas, e não quando você faz uma coisa ruim e que no final, o único beneficiado será ele mesmo.

    Juliana Araujo n26 3I noturno

    ResponderExcluir
  89. Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
    A Politica e Importante na sociedade,para que não haja o caos,assim precisando de alguem para colocar em ordem tudo o que se prescisa na Polis.
    Nossa população encherga uma politica errada,algo sujo onde todos são corruptos,mais não sabem que por tras deles a todo um historico,Temos uma banda boa e um lado podre aqueles que desviam dinheiro,e tem uma minoria que luta pela melhoria da sociedade que não tem um apoio da midia,assim não sendo descoberto.
    A População tem um terço da responsabilidade de eleger um bom politico para o cargo de comandante,estudar antecipadamente seu passado,suas propostas e nivel de honestidade.
    Melhor Forma de acabar com a barreira da corrupção e a população jovem estudar,para no futuro saber em quem votar,e os futuros governantes saber manter seu mandato sem que haja desacertos.


    Rhaniel Fabricio Mauricido de Almeida N°30 3°J

    ResponderExcluir
  90. Primeiramente para poder eleger alguém como representante de seu país , estado , cidade e etc... Você precisa ter um breve conhecimento sobre ele e suas promessas , então depois que alguém faz um voto só por fazer , não queira reclamar da pessoa que foi eleita...
    A politica é algo importante sim , quando é feita de maneira certa , porque isso serve para termos um pais organizado .
    O pensamento de Maquiavel era diferente por defender algumas ideias de si mesmo , ou seja ele pesava por si próprio mantendo longe o cristianismo .
    Gabriel Melo de Oliveira n:16 3°I

    ResponderExcluir
  91. ´´Como Maquiavel pensa a política? ´´
    Para Maquiavel, a política tem como conquistar e manter o poder, e a autoridade, perante seus subordinados. E para que isso aconteça, o governante tinha que ser calculista, fazer o que tinha que fazer nas determinadas situações, sendo boas ou não, para que lá na frente alcance resultado.

    Nome: Evelyn Musa Cruz número: 07 turma: 3 G - Tarde

    ResponderExcluir
  92. Nome: Luan dos Santos Silva N25 3G

    O governo é reflexo da nossa sociedade. Não devemos olhar a nossa situação como desinteresse e sim nos questionar, quando tivemos instrução sobre a política? Quando nos foi ensinado a cobrar? O povo não é desinteressado, o povo é mal instruído. Outro ponto, como vamos reclamar de ações corruptas do governo, quando nós temos inúmeras atitudes corruptas em nosso dia a dia? Nossa política é burra porque sempre fomos mal instruídos a isso, sempre fomos objeto de manobra para o governo usar nós como reflexo para eles. Como vamos cobrar honestidade, se não somos honestos?

    ResponderExcluir
  93. Fórum – 3° Bimestre
    Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
    N° 27 3° ano G
    Período Vespertino
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?

    Responderei com uma frase de Maquiavel, ‘’ Os homens quando não são forçados a lutar por necessidades, lutam por ambição.’’ Ao meu ver, muitas pessoas em qual for a época, só lutou por alguma coisa que a necessita-se ou que elas ganhassem algo em troca. Ou seja, hoje citando um caso que estava polêmico em nossos noticiários, sobre os estádios e comparados aos hospitais, muitas pessoas mesmo que necessitam de um bom hospital, de um bom tratamento, não busca correr atrás disso, se eu parar em uma comunidade hoje e perguntar quem daqui vai mesmo sem ter necessidade, ao estádio ver o jogo? Muitos responderam que sim, mesmo sem ter condições, as pessoas buscam o lazer em vez de correr atrás de seus direitos, se a maioria da população que vai aos estádios se importassem com o que realmente importa, buscariam deixar de lado seu lazer e fazer campanhas, que pudessem mostrar como o dinheiro poderia ser utilizado de outra forma. Claro que, o que utilizado nos estádios, nas reformas, podem ajudar sim ao nosso país a lucrar, mas não é que realmente estamos precisando, estamos precisando de bons hospitais que atendem a população carente, que por exemplo, se o filho de alguém estiver com uma doença grave, deverá esperar anos na fila ou até mesmo o nosso país não estará estabilizado para isso. Então as pessoas tem que parar de votar em pessoas que buscam melhorar o que não vale a pena no momento, se estivéssemos com hospitais bons, escolas boas, qualidade de vida melhor, com isso poderiam sim fazer estádios para o lazer de nossa população e até para os estrangeiros. Até mesmo a população carente, não liga para isso, buscam se contentar com as ‘’mordomias’’ que o governo nos dão, do que correr atrás de ter uma vida melhor e mais digna para todos. A respeito do conceito de Maquiavel, outra frase me fez ter outro questionamento, ‘’Seja bom se possível ou mal sempre que necessário", este pensamento tende a nos submeter que nossos políticos precisam nos agradar com suas propostas, mas nem sempre nos agradará em tudo. Embora saibamos que se votamos neles, devemos aceitar o que eles nos impôs quando estava abrindo a sua proposta em sua candidatura. Caso contrário, devemos buscar nossos direitos como cidadãos. Maquiavel dizia que o pensamento político se baseia na primordialidade do governo saber se instituir perante seus governados. A real influência para mim, é que na política moderna, os políticos não estão mentindo ou mudando suas propostas para os nossos bens, mas estão fazendo isso apenas para seus interesses pessoais. Por isso eu afirmo e repito, busque em quem vocês votem e façam sua parte, concluindo com uma frase que façam vocês refletirem. ‘’Pequenas mudanças podem fazer grande diferença e gerar excelentes resultados!’’ (Surama Jurdi)

    ResponderExcluir
  94. Fórum – 3° Bimestre
    Nome: Maisa de Souza Arantes Moraes
    N° 27 3° ano G
    Período Vespertino
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?

    Podemos fazer muita coisa à respeito disso, como montar grupos que conversem a respeito desse tema, como discutir sobre o que cada candidato pretende fazer, qual a ficha dele, se caso ele ganhar a eleição, ele cumprirá com o prazo que estipulou para iniciar suas propostas, essas e outras iniciativas pouco vemos ao nosso redor, eu mesmo não conheço uma pessoa que faz isso, até mesmo com a família, as pessoas votam sem ao menos saber a história de cada candidato, vota por um bom comercial e não por boas propostas. Como no caso do ‘’Tiririca’’, ele fez comerciais que ao meu ver desrespeitam nosso país, como em um que mulheres faziam gestos obscenos e as pessoas achavam graça. Acharam tão engraçados que ele teve mais de 1 milhão de votos. A respeito disso, eu coloco outra pergunta, será que nos não temos uma parcela de culpa nisso? Ele fez o que achou conveniente para ele e ‘’nós’’ votamos por livre espontânea vontade. Mas será que colocar um comediante, que desrespeita o valor da mulher, desrespeita o valor do seu país, deveria ser elegido e traria bons frutos a nossa nação?

    ResponderExcluir
  95. Os políticos de hoje em dia, são elegidos apenas porque a população é totalmente alienada pela mídia ou seja o partido em que tiver mais dinheiro para poder financiar as propagandas,cartazes entre outros meios de se expor para população, ele com certeza irá ter mais chances de ganhar, pois, as pessoas serão induzidas a votar em tal candidato por ele esta sempre exposto, mostrando suas ideais, deixando de lado os outros partidos que Também possuem grandes ideias, porém, não são bem divulgadas por não possuírem verba para que isso expandisse tornando totalmente público as ideias de cada partido, sendo assim, conclui-se que o povo entra no embalo da mídia e acaba votando por indução e não por uma visão crítica que julga cada político por suas ideias de desenvolver nosso país .

    FELIPE PASQUAL DE ANDRADE N12 3i

    ResponderExcluir
  96. Vitor Hugo prudente dos Santos n° 34
    3°K noturno
    - Qual a visão que as pessoas têm da política?
    As pessoas tem uma visão amarga sobre a política, como foi citado no texto do fórum, as pessoas tendem a colocar toda a culpa na política e nas pessoas com poder, quando esquecem que elas mesmos também fazem parte da sociedade e que tem o seu papel para mudar a situação em que vivem. Muitos se acomodam colocando a culpa nas pessoas no poder, são poucos os que correm atrás da melhora ou de fazerem parte dessa melhoria, sabem falar e argumentar, mas não sabem agir, acham que tudo está perdido e entregam na mão do tempo : "Vamos ver se melhora, vamos esperar pra ver o que acontece".

    -Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A politica está ai "próxima" ao povo, justamente para cada um ter seus direitos e para que todos possam viver em coletividade, alguns veem a política como um maleficio, mas também não procuram entender o que é ser "politico", existe um preconceito muito grande contra essa palavra, mas muitos desconhecem seu significado, acham que política é apenas corrupção e bandidagem, a maioria das pessoas não param pra pensar como o ser humano também é um ser político, como nascemos para ser "político" e como podemos fazer nosso papel por cada um.
    -A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    tem uma frase que resume bastante a resposta para este tópico : "Ninguém é inocente" ,simples assim. Como citei no primeiro tópico, muitos se acomodam reclamando e esperam a mudança vir até eles, não agem para fazer parte dessa mudança, e por isso acabam fazendo parte dessa parcela de culpa, se fazem de vítimas e preferem jogar a culpa em quem não tem o nome tão limpo no cartório,poucos sem importam em correr atrás, e por não saber usarem a política de seu interior acabam fazendo parte de um desastre maior.
    -Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Como ja foi dito no texto do fórum e em aulas de filosofia, o homem é um animal político, e creio que por ser assim vivemos em uma sociedade, nos adaptamos a isso, e no decorrer do tempo acabamos fazendo parte dessa sociedade em si, conseguimos ter uma vida toda pela frente, mas no caminho alguns se deparam com o estado político de cada ser, e então poucos encaram isso de frente,todos podemos votar a partir dos 16 anos e todos somos livres para pesquisar e conhecer sobre cada partido, hoje em dia temos ferramentas incríveis pra isso, e também temos o nosso querido "horário eleitoral" para conhecermos os possíveis projetos de candidatura, tendo em mente que você é livre para votar em quem você quiser. "Mas como uma minoria em votos podem fazer a diferença contra o voto da maioria?" Esse é o ponto principal, você pode pesquisar, investigar, conhecer o candidato que quiser, pode determinar ao seu critério qual é corrupto e qual é limpo, mas como fazer para as outras pessoas entenderem esse lado ? Muitos não dão a minima e são iludidos pelos projetos eleitorais esperando a melhoria vir após fazer a votação, e esse é o maior problema atual, poucas pessoas estão dispostas a gastar seu valioso tempo pesquisando sobre a vida de cada um porque pensam que os candidatos favoritos irão ganhar com uma diferença incrivel de votos, e ai está onde a mudança acontece, todos deveríamos reservar uma parte de nosso tempo cotidiano para pesquisar e entender essa definição e aprender a pensar e a enxergar de uma maneira diferente da maioria, porque é assim que a mudança acontece. (parter1)

    ResponderExcluir
  97. Nome: Lucas Silva Oliveira N°28 3°I Período: Noturno

    A política brasileira vem sendo muito criticada, pois os casos de corrupções, desvios e lavagens de dinheiro, estão sendo divulgados com maior ênfase nos meios de comunicações. Porém, se parássemos para analisar a problemática, chegaríamos a conclusão que a corrupção não é de hoje, ela ocorre desde a chegada dos portugueses, pois eles usavam da "má fé" para com os índios, realizando trocas de miçangas por riquezas naturais e até mesmo o ouro, prata e cobre. Mas, em relação a política de hoje, existem muitas críticas a aqueles que estão em Brasília,principalmente em relação a corrupção, entretanto esquecemos que os "representantes do povo" só estão lá, porque nós votamos neles, e quantas vezes não agimos de maneira corrupta com alguém, quantas vezes não subornamos as pessoas para que elas façam o que queremos? Os políticos que estão "comandando" o Brasil, vieram do povo, são pessoas normais que agiam como todo brasileiro age, sempre com "aquele jeitinho brasileiro", malandro e que se faz esperto pra cima do companheiro, quantas vezes você vai na padaria e o troco a ser recebido é R$5 e a caixa te devolve R$10 e fica por isso mesmo, ou quando chantageamos alguém para não nos prejudicarmos...
    O político veio do povo e ele representa esse povo e convenhamos a população brasileira não é das mais sinceras e companheiras, vemos tantas coisas erradas em relação aos políticos, mas deveríamos parar pra analisar como anda a nossa convivência com o outro antes de criar críticas influenciadas pela mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana Viana, nº 27, 3ºI

      Realmente devemos mudar nossas atitudes, mas nem por isso devemos deixar que por nossas atitudes a politica continue assim. O importante é sabermos analisar a situação. Não somos todos desonestos assim como a politica também não é composta apenas por candidatos desonestos. Eu acredito que a população deva mudar assim como você diz e devemos lutar nós a honesta minoria para que nossos representantes sejam eleitos e sejam maioria no meio do covil que foi criado por politicos que foram eleitos por pessoas desacreditadas.

      Excluir
  98. Vitor Hugo prudente dos Santos n°34 3°K noturno
    (Parte 2)
    -Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    -Como Maquiavel pensa a política?
    Farei as duas em um tópico só. Em uma pesquisa encontrei a seguinte frase : "Maquiavel o pai da politica moderna" todos nós nesse 3° bimestre aprendemos sobre maquiavel e sobre suas ideias, todos conhecemos o seu lado frio e dominante, mas como podemos associar ele a politica morderna? Pense bem, hoje vemos as pessoas como pessoas explroadas pelo governo, pessoas que acabaram na miséria por causa da política e sobre corrupção e etcs, quase que como sendo escravos do estado político, então a política entra como um "vilão", assim como maquiavel ou líderes como Hitler foram vistos, pois usava seu poder "político" para grandes atos de crueldade ou simplesmente por ideologia. As pessoas se tornavam submissas pelo medo de se opor a eles, então abaixavam a cabeça e não faziam nada, eu diria que hoje em dia , as pessoas são o "mal" , estamos em tempos diferentes, e temos muitos meios de intervenção para impedir algo assim, e mais uma vez citando : o povo e o estado se acomodam, simplesmente esperando um milagre ou mudança salvatoria.

    ResponderExcluir
  99. Thalita Benicio, nº 31, 3ºK
    As tem a visão de uma política de palhaças, de roubos e de desleixo e descaso com a população. Muitas nem visão tem, pois não procuram conhecer e apenas seguem o que lhe é imposto. No entanto a sociedade tem que tomar conhecimento de que sua vida é regida por uma política social, que é importante pra tudo, pois é baseado nessa política que define-se a qualidade de vida da pessoa.
    O principal problema da política é a sociedade, pois pessoas de péssima índole todos sabem que existem, mas a população precisa saber eleger aqueles que não são e aqueles que irão representar os interesses da população e não apenas os seus. A população precisa atuar “em campo”, ou seja, manifestar, requerir e escolher os candidatos de forma correta, pesquisando sobre eles e sobre todos os seus trabalhos por trás do que impõe a mídia.
    Muitos de forma erronia consideram o pensamento maquiavelico como uma coisa ruim. Mas Maquiavel já definia que um bom governante para que seus interesses fossem concretizados ele precisaria de mascaras, mentiras e manipulações. No entanto Maquiavel não defendia que fosse de forma prejudicial à população.

    ResponderExcluir
  100. A sociedade tem a visão da política baseado no sentimento de decepção e abandono, diante a tanta corrupção, tanto dinheiro tirado do povo para nada ser dado em troca, alguns até gostariam que não existisse alguém para governar, dizem que o país iria progredir mais assim, porém, se esquecem que mesmo com tudo, a política é necessária para organizar e melhorar nossa qualidade de vida, por mais que isso não seja feito nos dias de hoje. Mas, infelizmente, a culpa de toda corrupção, de um imposto altíssimo, de hospitais e educação e estado deplorável, o único responsável por isso, somos nós mesmos, o povo, quem vota. Alguns, por estarem tão cansados de elegerem alguém e não verem mudanças acabam votando nulo, acabam tendo desanimo de tentar mudar algo, e não sabendo que este voto nulo iria justo para aquele corrupto que ele não queria votar. E o modo pelo qual podemos mudar isso, é participando mais, não trocando de canal quando passa o horário eleitoral só porque é mais interessante ver o filme que está passando em um canal fechado, procurar conhecer mais os políticos que estão se elegendo, pesquisar o futuro deles, etc. A forma como Maquiavel se dava bem com a política era incrível, exatamente por não interferir com a religião, e nisso eu concordo, afinal, se hoje em dia há corrupção até nas igrejas, imagina se juntasse os dois.

    Amanda dos Santos, nº 39, 3ºK

    ResponderExcluir
  101. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  102. Qual a visão que as pessoas têm da política?
    Falando em pessoas com um olhar de senso comum vemos que as pessoas não procuram se informar sobre a politica. È comum vermos as pessoas falarem mal de partidos e candidatos, no entanto, na maioria das vezes fazem isso apenas para se sentir por dentro do assunto quando na verdade não possuem uma opinião formada. Politica, em geral é considerado um assunto chato e por isso a maioria das pessoas não se interessam em pesquisar e se informar sobre o assunto.


    Qual a importância da política na vida de uma sociedade?
    A politica é sim muito importante, ela ajuda na organização e faz se manter a ordem dentro de uma sociedade. A politica surgiu na Grécia por volta de 300 a.C e significa administração para um bem maior. Seguindo esta linha de pensamento me lembro de Aristóteles que dizia que o homem é um animal politico por natureza. Com este pensamento ele queria mostrar que todos podemos administrar para o bem da sociedade pois nascemos com essa capacidade. Sendo assim, a politica tem muita importância para ajudar os homens a viver em paz respeitando os ensinamentos e leis que visam o bem estar de todos.

    A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.
    A população tem sim uma parcela de culpa, os políticos agem de forma indiferente para com os candidatos prometendo aos seus eleitores coisas que na maioria das vezes não podem cumprir, porém a maioria das pessoas não valorizam o seu poder de escolha e deixam se levar por campanhas que induzem seus votos a candidatos que não merecem ocupar tal cargo.

    Como podemos fazer a nossa parte para melhoramos a política em nosso país e como podemos participar politicamente?
    Para melhorar a politica acredito que precisamos entender mais sobre politica, como falei na pergunta acima as pessoas consideram politica um assunto chato e não buscam se introrsar no assunto. Seria bem mais fácil se todos entendessem e tivessem consciência dos políticos e partidos que votam.

    Faça referência ao pensamento político de Maquiavel, como esse filósofo influência o pensamento político moderno?
    Maquiavel frisa a arte da dominação em sua obra e fazendo uma colocação para os dias atuais podemos dizer que os políticos usam a maioria dos ensinamentos dele, os candidatos sempre usam de artimanhas para conseguirem o poder e para isso fazem o que for preciso, assim como em sua obra Maquiavel considera válido tudo que traz o poder, seja isso bom ou ruim para a sociedade. È comum vermos candidatos que se dizem interessados em ajudar as pessoas, mas, na verdade, a única coisa que querem é ser reeleitos.

    Como Maquiavel pensa a política?
    Para ele o poder era o mais importante para um governante, ele dizia que para se manter no poder tudo é valido, além disso Maquiavel procurava observar a vida como ela é de fato. Para ele o importante de tudo era se manter no poder e manter a ordem na cidade. A forma de pensamento dele em politica é um tanto quanto agressiva, pois considera os homens seres malignos e interesseiros.

    ResponderExcluir
  103. Isabella de Farias Pereira nº 12 3G
    1- Qual a visão que as pessoas têm da política?

    A visão que as pessoas tem sobre politica são muito variadas, mas podemos observar que na maioria das vezes essas estão muito descontentes com o que elas estão vendo. Muita coisa errada esta acontecendo em nosso atual governo, e isso esta nos prejudicando cada vez mais.

    2- Qual a importância da política na vida de uma sociedade?

    Uma politica em uma sociedade é de total importância, pois somos seres muito egoístas e dificilmente colocamos o outro acima de nos mesmos. E a politica serve para mediar isso. Ela implica em por ordem, colocar regras, para que nossa sociedade seja mais justa e mais diversificada.

    3- A culpa é só dos políticos ou a população tem sua parcela de responsabilidade? Justifique.

    A culpa é de ambos, pois não é só um, ou só o outro que errada, somos seres humanos, erramos, mas neste caso errar é algo cruel. Pois quando um politico desvia verba de uma creche, muitas crianças ficam sem alimentação, material e compromete sua educação. Então temos que ter cuidado com nossos atos, pois pode se refletir no futuro.

    ResponderExcluir